Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Valparaiso - Stud Blue Mountain

Like It Hot - Stud Verde

Núcleo Terrestre - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Night Street - Stud Dona Cecília

Tenuta Poggione - Haras do Morro

Off the Curve - Stud H & R

Sonho Bom - Stud H & R

Online - Stud Verde

Olympic Maurren - Stud H & R

Oteque - Stud H & R

Kempes Love - Stud Verde

The Lord - Stud H & R

Submarino - Haras Figueira do Lago

Ronigol - Stud Verde

Sargent Pepper - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

No More Trick - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Ronigol - Stud Verde

Maryland - Stud Verde

Jeep do Jaguarete - Coudelaria Jéssica

Meu Amor Maior - Stud 13 de Recife

Le Gonfalon - Stud Verde

Minuxa - Haras Depiguá

Olympic Orkut - Stud H & R

Só Te Peço Amor - Stud Verde

Ronigol - Stud Verde

Papa-Léguas - Stud H & R












Novembro | 2006

Casos do Bolino, por Milton Lodi
07/11/2006 - 20h21min

Todos os turfistas sabem que o jóquei Antônio Bolino foi o preferencial dos meus cavalos durante cerca de 35 anos. Nesse período, cedi prazerosamente os serviços preferenciais dele para, em épocas diferentes, montar para duas coudelarias de grande respeito, o Haras Rosa do Sul e o Haras Malurica. Foi com o BOLINO que eles conseguiram seus mais brilhantes resultados clássicos (GP Brasil, GP São Paulo, e por aí vai). Era um jóquei de primeira linha, e uma pessoa incapaz de fazer quaisquer restrições pessoais a quem quer que fosse. Hoje, com 66 anos de idade, continua igual, quieto, simpático e admirado por todos. Em nossos muitos anos de convívio, naturalmente muita coisa curiosa aconteceu.

Vou lembrar algumas:

A) Eu tinha meia dúzia de bons cavalos no Cristal, aos cuidados do excelente treinador Roberto Oliveira Filho, o “Tajarim”. No dia de um GP Bento Gonçalves, eu ia correr o LAZIO na milha, e como o BOLINO estava suspenso, entendi que era melhor ele não ir até Porto Alegre só para montar um cavalo. Ele queria ir, mas eu ponderei que era mais simples pedir ao Tajarim que escolhesse um jóquei de lá mesmo, um daqueles que habitualmente ganhavam com KARATÊ, KING SCOTCH, KING SUN e outros. Para minha surpresa, o Nelson de Almeida Prado, um dos dois titulares dos Haras Jahú e Rio das Pedras, inscreveu o NAFTOL e contratou o BOLINO para montá–lo. LAZIO correu colocado, e como sempre  acontecia, entrava aberto na reta de chegada para atropelar pelo centro da raia. NAFTOL, que corria sempre atrás do LAZIO, virou mais aberto ainda, por fora do LAZIO. Na chegada, 1° NAFTOL, 2° LAZIO. Quando eu me encontrei em São Paulo com o BOLINO, poucos dias depois, perguntei por que ele tinha ido tão para fora na reta. Ele riu, disse que antes de ir para o Rio Grande do Sul, o LAZIO havia ganho com ele 3 ou 4 corridas, e ele sabia que o cavalo se amesquinhava, não lutava, não progredia com um competidor ao seu lado direito. Foi só esperar que o LAZIO se alinhasse na reta e colocar o NAFTOL por fora dele. E foi rindo que ele me disse que, se tivesse montado o LAZIO, ele não iria permitir que um outro entrasse mais aberto do que ele. Quer dizer, eu não quis levar o meu jóquei de confiança, ele montou um adversário, e me ganhou por conhecer detalhe que eu mesmo não sabia.

B) FAUSTINA, muito geniosa, era uma tordilha escura, uma das melhores fêmeas nascidas no HARAS IPIRANGA. Primeira líder feminina de sua turma, perdeu o Grande Criterium por cabeça e em tempo record, após uma reta em que sofreu prejuízos que a impediram de ganhar. Ela havia vencido todos os páreos iniciais para a sua turma, e foi inscrita para correr, como favorita, o Criterium (seleção) de Potrancas. Na segunda–feira à tarde, o BOLINO foi hospitalizado com fortes dores, eram pedras nos rins. Não seria de maior importância, se as pedras só viessem a ser expelidas no sábado de manhã, véspera da corrida. Eu quis colocar outro jóquei, preferencialmente o J. PORTILHO, mas o BOLINO disse que já não tinha mais nada, e os dias no hospital sem trabalhar não iriam prejudicar. Para não correr maiores riscos, e dada à superioridade da FAUSTINA, pedi para ele correr entre as três primeiras, e logo na entrada da reta tomar a ponta. Na verdade, em função do problema pelo qual passara o jóquei, eu pretendia não complicar. FAUSTINA largou em último, e, sem o BOLINO se mexer, lá ficou até os últimos 400 metros, e sempre com o jóquei quieto, arrancou pelo centro da pista para vencer lindamente. Eu não gostei, um risco desnecessário e muito grande, e ainda mais sem maiores exigências. O BOLINO riu, ele me disse que, como era sabido, o gênio da FAUSTINA era tão grande quanto a sua qualidade, e ela, de difícil trato, simplesmente se retraía a cada movimento dele para se aproximar dos da frente, e ela só resolveu correr o que sabia, quando entendeu que o chicote não ia ser usado, como não foi. O BOLINO disse que ele nada pudera fazer, a não ser ficar quieto e deixar a corrida por conta da FAUSTINA. Grandes, a égua e o jóquei.

C) O BOLINO ganhou o GP Brasil com BIG LARK, e o meu cavalo EXÓTICO, chegou em 4°, com J. FAGUNDES. Fui cumprimentar o "negro" FAGUNDES, como era chamado pelos outros profissionais, e ele me disse que o cavalo tinha corrido muito bem, mas que o 4° lugar era devido ao BOLINO, que na reta oposta, montado no BIG LARK, gritara para ele esperar mais, não ir antes da hora (que seria na entrada da reta). EXÓTICO, montado por J. FAGUNDES, foi 4° graças ao BOLINO.

D) Eu já havia vencido por duas vezes consecutivas o GP Paraná, com NEGRONI e RUFFUS, e no então terceiro ano tinha um cavalo inscrito, a pedido da diretoria do JCP (fiz isso várias vezes, para colaborar). O meu cavalo tinha chances de figurar, de conseguir uma colocação, mas o próprio treinador ELÍDIO PIERRE GUSSO, o do NEGRONI e do RUFFUS, tinha no páreo um cavalo entendido como força, e a montaria foi oferecida ao BOLINO. Não tendo o meu cavalo chance maior, e alvitrando uma terceira vitória consecutiva no GP Paraná para o BOLINO, avisei ao treinador para arrumar um outro jóquei para o meu cavalo a fim de liberar o BOLINO. E foi com surpresa, para mim, que o tal cavalo força ganhou o Paraná com outro jóquei (J. FERRO, se não me engano), e o meu chegou, se não me falha a memória, descolocado e montado pelo BOLINO. A isso se chama fidelidade.

Voltarei com outras do BOLINO.

por Milton Lodi



<< Anterior Próxima >>








13.376

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês