Normal 0 21 false false false PT–BR X–NONE X–NONE
Bom dia. No sábado tivemos o prazer de acompanhar pela telinha o festival da Saudi Cup, que dá prosseguimento aos grandes eventos do mundo do turfe. Vou fazer aqui um rápido bate–bola com o perfil dos ganhadores das provas de grupo disputadas no hipódromo King Abdulaziz.
O hipódromo de King Abdulaziz se localiza na cidade de Ryadh, capital da Arábia Saudita, no meio do deserto, tendo a noroeste o Golfo Pérsico a 400 km de distância.
Ryadh é servido pelo Aeroporto Internacional de King Khalid, que fica a 8 km do Hipódromo, por onde os craques aqui analisados chegaram.
Em fevereiro, Ryadh, capital da Arábia Saudita, apresenta um clima de inverno agradável e ameno. As temperaturas máximas médias diárias giram em torno de 23 a 25 graus, enquanto as mínimas noturnas caem para cerca de 10 a 12 graus, proporcionando noites frescas a frias. É um dos meses mais confortáveis para visitar a cidade.
Saudi Derby (G3)

AL HARAM (IRE) – Filho de Iffraaj (GB) em Liberamente (IRE), ela é uma não–corrida, filha de Tagula. Com mais de 2500 produtos registrados, o pai do ganhador é um sucesso comercial e nas pistas. Produção clássica na casa de 5% entre os animais corridos. Seu melhor filho na reprodução foi o recentemente falecido Wootton Bassett. O cruzamento com Tagula foi pouco tentado e o animal acima responde pelo único sucesso até aqui.
Veja a vitória do Irlandês Al Haram na Saudi Derby, Gr 3:
https://youtu.be/3A3AxnraAgM
Riyadh Dirt Sprint (G2)

IMAGINATION (USA) – Filho do excepcional Into Mischief (USA) em Magical Feeling (USA). Ela é uma ganhadora de G2, filha de Empire Maker. A produção clássica da mamãe ainda inclui Exulting, Magical e Occult. O cruzamento conta com 66 produtos registrados e 8 ganhadores clássicos. Resultados em pista 3 vezes melhor que a média. O que falar de um garanhão que vence 7 estatísticas consecutivas e tem mais 2 vezes a média prêmios por produto??? Nada mais. Simplesmente o reprodutor da década.
Reviva a vitória do americano Imagination no Riyadh Sprint, Gr 2
https://youtu.be/UVDMIi0y9Zc
STC 1351 Turf Sprint (G2)

REEF RUNNER (USA) – Filho de The Big Beast (USA) em Paradise Bay (USA), ela uma ganhadora, filha de Blame. A produção clássica da matriz também inclui Big Paradise. Filho do obscuro The Big Beast que tem apenas 310 produtos registrados, aproveitamento clássico de aproximadamente 5% e prêmio por produtos abaixo da média. Aqui o criador e proprietário do animal, mostrou que dá pra ser competitivo mesmo com um reprodutor que a cobertura custa 2 mil dólares. O cruzamento foi tentado 3 vezes e produziu os dois ganhadores clássicos citados acima.
Veja a vitória de Reef Runner no Turf Sprint, Gr 2:
https://youtu.be/pf78tHW5qUc
Neom Turf Cup (G1)

ROYAL CHAMPION (IRE) – Filho de outro sucesso comercial e nas pistas, Shamardal (USA) em Emirates Queen (GB), ela uma ganhadora de G2, filha de Street Cry. Aqui temos muitos elementos oriundos da criação Godolphin, assim como o já citado Iffraaj. A contribuição do Sheikh Mohammed para a criação mundial é perene e essencial no atual momento. A produção clássica da matriz também inclui Outbox. O reprodutor, já desaparecido, tem 10% de produção clássica, 2 vezes acima da média em prêmios por produto e deixou sua marca na reprodução. O cruzamento tem 21 produtos registrados e 3 produtos clássicos.
Veja a vitória de Royal Champion no Neon Turf Cup:
https://youtu.be/B8Y1MUQ_ZDc
Red Sea Turf Handicap (G2)

SONS AND LOVERS (GB) – Filho do bom descendente de Deep Impact, chamado Study of Man (IRE) em So In Love (GB). Ela é uma colocada em prova clássica, filha de Smart Strike. O garanhão tem apenas 143 produtos corridos e 7% de aproveitamento clássico. Resultados muito positivos no competitivo turfe europeu.
O cruzamento foi tentado apenas 4 vezes e registra o sucesso com o produto aqui analisado. Com preço de cobertura sendo elevado para £35,000 em 2026, o descendente de Sunday Silence é fonte de resistência (stamina) e classicismo, fatores que têm sido relegados na reprodução mundial.
Veja a vitória de Sons and Lovers no Red Sea Turf Handicap, Gr 2:
https://youtu.be/d8BUakJfiUo
Saudi Cup (G1)

FOREVER YOUNG – Filho de Real Steel (JPN) em Forever Darling (USA). Ela é uma ganhadora de G2, filha de Congrats. A produção clássica da matriz inclui ainda Brown Ratchet. Com quase 500 produtos registrados, o reprodutor filho de Deep Impact mostrou que pode gerar animais de exceção como o ganhador da Saudi Cup, contudo não produz uma média elevada. Tem apenas 2% de aproveitamento clássico. Sua obra magna sem dúvida é o líder global que venceu no sábado. O cruzamento foi realizado somente uma vez com total sucesso.
Finalizando, além do privilégio de assistir um cavalo como FOREVER YOUNG correr e exercer sua supremacia, temos que comentar a fundamental contribuição para o turfe e criação mundial dos países do Oriente Médio. O caminhão da civilização passa pelo turfe. Os últimos 40 anos do turfe global teriam sido um desastre sem a participação dos líderes de Dubai, Qatar, Arábia Saudita e Bahrein. Tentem imaginar o turfe sem eles e vocês verão que a crise seria muito maior do que os problemas que estão no horizonte do nosso esporte. Até uma próxima oportunidade.
Baronius