Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Valparaiso - Stud Blue Mountain

Like It Hot - Stud Verde

Núcleo Terrestre - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Night Street - Stud Dona Cecília

Tenuta Poggione - Haras do Morro

Off the Curve - Stud H & R

Sonho Bom - Stud H & R

Online - Stud Verde

Olympic Maurren - Stud H & R

Oteque - Stud H & R

Kempes Love - Stud Verde

The Lord - Stud H & R

Submarino - Haras Figueira do Lago

Ronigol - Stud Verde

Sargent Pepper - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

No More Trick - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Ronigol - Stud Verde

Maryland - Stud Verde

Jeep do Jaguarete - Coudelaria Jéssica

Meu Amor Maior - Stud 13 de Recife

Le Gonfalon - Stud Verde

Minuxa - Haras Depiguá

Olympic Orkut - Stud H & R

Só Te Peço Amor - Stud Verde

Ronigol - Stud Verde

Papa-Léguas - Stud H & R










Fevereiro | 2026

Quem é Yoshito Yahagi, o treinador de Forever Young
15/02/2026 - 20h34min

Internet

Yoshito Yahagi recebendo o troféu de treinador de Forever Young

Normal 0 21 false false false PT–BR X–NONE X–NONE


Yoshito Yahagi é um dos maiores treinadores de cavalos de corrida do Japão. Ele foi ganhador das estatísticas da JRA (Japan Racing Association) e também treinou um vencedor da Tríplice Coroa Japonesa, Contrail.

Yahagi também estabeleceu um padrão com suas conquistas no exterior. Ele venceu algumas das corridas mais ricas do mundo em Dubai, Austrália, Arábia Saudita, Hong Kong e Estados Unidos, e esteve perto de garantir a primeira vitória japonesa no Kentucky Derby em 2024, quando Forever Young terminou em terceiro, perdendo por apenas duas cabeças. No ano seguinte, Forever Young se tornou o primeiro cavalo treinado no Japão a vencer a Breeders’ Cup Classic.

Yahagi nasceu em Tóquio em 1961 e cresceu nos arredores do Hipódromo de Oi, também conhecido por TCK (Tokyo City Keiba), um hipódromo só de pista de areia em Tóquio, onde seu falecido pai, Kazuto Yahagi, foi jóquei e depois treinador. Quando jovem, seu pai o aconselhou a aprender sobre a indústria de corridas de cavalos no exterior, a se afastar do circuito local e a trabalhar na JRA, uma entidade administrada centralmente.

Ele passou um tempo na Austrália no início da década de 1980 aprendendo com Neville Begg e Bart Cummings, e em 1990 a JRA o enviou para a Inglaterra para três meses de trabalho e aprendizado no estábulo de Geoff Wragg. Na década de 1980, ele começou a auxiliar seu pai em Oi, onde é creditado como o primeiro a implementar o treinamento intervalado; em 1984, ele passou no exame para a equipe de estábulo da JRA e se mudou para Ritto, distante 400 km de Tóquio. Foi sob o comando de seu segundo treinador, Sadataka Sugaya, que ele se destacou e foi indicado para o exame de treinadores.

E ele não passou durante 13 testes, antes de a JRA finalmente lhe conceder a licença em 2004, e aí começou a treinar em seu próprio estábulo, o Ritto, em 2005.

Aí a partir de 2005, a estrela de Yoshito Yahagi começou a brilhar

E em 2021, as vitórias de Yahagi na Breeders’ Cup fizeram seu nome ser internacionalmente conhecido.


Loves Only You, japonesa, vencedora da Breeders’ Cup Filly and Mare Turf nos Estados Unidos

O Japão não havia vencido uma corrida da Breeders’ Cup antes de 2021, quando Yahagi apareceu na Califórnia com duas éguas japónesa: a excepcional Loves Only You e a pouco conhecida Marche Lorraine.

Naquele dia em Del Mar, a história foi feita quando Loves Only You venceu a Breeders’ Cup Filly and Mare Turf, e Marche Lorraine derrotou as americanas na pista de areia para vencer a Breeders’ Cup Distaff (G1).

Quatro anos depois, Yahagi alcançaria um sucesso ainda maior quando Forever Young conquistou a prestigiosa Breeders’ Cup Classic.


Contrail, tríplice coroado japonês, treinado por Yahagi

Yahagi teve muitos craques: Lys Gracieux, Loves Only You, Forever Young, Real Steel, Panthalassa, Deep Brillante e Grand Prix Boss. Mas Contrail é o destaque de Yahagi. O filho de Deep Impact venceu a Tríplice Coroa japosesa composta pelos Satsuki Sho, Gr 1, G1 Tokyo Yushun, Gr 1 e Kikuka Sho, Gr 1 em 2020 e ficou em segundo lugar para a grande égua Almond Eye na Japan Cup, Gr 1 daquele ano. O potro teve dificuldades na primavera seguinte, mas retornou no outono para ficar em segundo lugar atrás da melhor égua de três anos daquele ano, Efforia, no G1 Tenno Sho Autumn, e se despediu com uma vitória impressionante no Japan Cup, Gr 1.

Yahagi foi muito influenciado por sua experiência na Austrália no início da década de 1980. Ele tem permissão para manter apenas 75 cavalos em seu estábulo em Ritto a qualquer momento, por isso possui um sistema meticulosamente planejado para rotacionar seus animais entre o estábulo principal, o hipódromo e a fazenda, o que maximiza a eficiência e reduz custos desnecessários. Ele também acredita na importância de selecionar um jóquei que se adapte ao cavalo, em vez de simplesmente tentar contratar o melhor jóquei a qualquer custo.

Yoshito Yahagi e seus chapéus


Yoshito Yahagi com um de sua centenas de chapéus 

Yahagi é conhecido por sua vasta coleção de chapéus de diversos estilos e cores. Além do gosto pessoal por chapéus, eles têm um propósito. No início de sua carreira, ele percebeu que usar chapéu era uma boa maneira de as pessoas, principalmente os fãs do turfe, o identificarem, tornando–se assim uma forma de aumentar sua visibilidade.

Suas cores preferidas

As cores do estábulo de Yoshito Yahagi são vermelho e branco, em homenagem ao time de futebol francês AS Monaco: seus cavalos são fáceis de identificar nos treinos, usando capuzes, caneleiras, arreios e focinheiras nas mesmas cores. Yahagi também é um grande fã de ciclismo e frequenta velódromos por todo o Japão.

Da Redação

 



<< Anterior Próxima >>








13.367

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês