GP BENTO GONÇALVES É DESTAQUE DA SEMANA TURFÍSTICA
No próximo domingo, dia 10 de novembro, as atenções do público turfista nacional vão estar voltadas, para o Hipódromo do Cristal, em Porto Alegre, quando será realizado mais um Grande Prêmio Bento Gonçalves, a mais tradicional e carismática prova do turfe gaúcho, em 2400 metros, na areia. A paixão do povo gaúcho pelo esporte faz parte da sua natureza. E, depois da catástrofe das chuvas, no início deste ano, em que o Rio Grande do Sul, esteve literalmente submerso, inundado pela enxurrada, e, Porto Alegre, quase sumiu do mapa, por algum tempo, a disputa do Bento 2024, é autêntica ressureição diante da imensa dificuldade superada. Demonstração de bravura, de fibra, de amor e, acima de tudo de amor pelo turfe. A reunião do próximo domingo terá início às 13h. E, o último páreo, está marcado para às 18h20. Além da prova central, que recebeu 11 concorrentes, e possui bom nível técnico, mas quatro clássicos merecem destaque na programação. O Grande Prêmio Luiz Fernando Cirne Lima, para éguas, em 2000 metros; o Grande Prêmio ABCPCC, para velocistas, em 1000 metros, e, o Grande Prêmio Presidente da República, em 1600 metros. Nosso carinho, reconhecimento e solidariedade para a gauchada. A disputa deste festival, depois de tudo que aconteceu nos meses sofridos da chuvarada, trata–se de um ato de heroísmo e paixão.
BREEDER’S CUP CLASSIC
Sierra Leone, o craque encabulado do turfe americano, treinado por Chad Brown, encontrou o jóquei Flavien Prat, um piloto da mais absoluta exceção, num daqueles dias de rara inspiração, e, numa tarde mágica, no Hipódromo de Del Mar, ele deu a joqueada da semana no turfe mundial, e levantou a prova com bolsa de 7 milhões de dólares. A transmissão da TV Turfe foi muito boa, com os comentaristas, André Rodrigues e Diego Guedes, bem preparados, e com muitas informações sobre as provas, e os personagens de quatro patas. Bom trabalho.
EM CIDADE JARDIM BRILHOU L’ ENTE SUPREMO
Apresentação impecável do treinador, Jaime Muniz Aragão para o craque, L’ Ente Supremo, da Coudelaria Atafona, no Grande Prêmio Antônio Correa Barbosa, Grupo 3, realizado no sábado, em Cidade Jardim. O filho de Emcee e Rubia Del Rio, de criação do Haras Santa Maria de Araras, não deu a menor chance aos rivais, e, Waldomiro Blandi o deixou se aproximar mais cedo do que de hábito, porque começou a sobras nas suas mãos. Parabéns a toda a equipe pelo sucesso.
NA GÁVEA PREVALECERAM OS FAVORITOS
Apolo Dez, do Stud São Francisco da Serra, corre demais na pista de areia. É veloz, resistente, e versátil. Se adapta com facilidade as circunstâncias das provas. No GP Salgado Filho, pegou pela frente, um potro em estado atlético exuberante, Smartbrain, do Haras Figueira do Lago, com handicap de peso perigoso, 54 quilos e meio, e, assinalou tempo expressivo, 1m36s99, para o derrotar com autoridade. Foi um páreo traiçoeiro. Tremenda arapuca. Mas os craques superam as adversidades com a classe. Na prova das éguas, o Grande Prêmio Marciano de Aguiar Moreira, apresentação de luxo da dupla Luiz Esteves e Luiz Cláudio Costa para Blood Mary, da Fazenda Mondesir. Direção madura e precisa de Henderson Fernandes em seu dorso. E o triunfo lhe sorriu com autoridade.
PERSONAGEM
O jovem aprendiz, João Víctor, oriundo do projeto, "Jóqueis do Futuro", lá de Recife, repete a trajetória vitoriosa do colega anterior, Leandro Henrique, e, pode repetir o sucesso dele, único aprendiz a ganhar a estatística de jóqueis da Gávea. João Víctor tem chance de repetir este feito notável. Com a descarga de dois quilos, por mais algum tempo, terá de ampliar a atual vantagem, para poder aparar os avanços inevitáveis, na virada da temporada, do próprio Leandro, e, de Henderson Fernandes. Vale conferir este confronto, entre eles. Será dos mais interessantes.
DAFFY BOY
Muito boa a estreia do potro Daffy Boy, do Haras das Estrelas, aos cuidados do mestre, Dulcino Guignoni. O filho da craque Daffy Girl demonstrou aceleração vistosa, classe, e promissor futuro nas pistas. Boa performance do garoto, João Victor no dorso do potrinho. Sereno, preciso e confiante.
MGA DE TERÇA SUPERIOR AO DE SEGUNDA NA GÁVEA
Foi quase um empate técnico. Mas, na luz fria dos números, o MGA de ontem à noite, na Gávea, de R$ 785.736,53, foi superior ao de R$ 768.708,88, da segunda–feira, mesmo com duas provas de grupo no dia anterior. Mais uma vez o JCB repete a dose esta semana, com corridas nos dias 11 e 12 de novembro, segunda e terça.