Hoje vamos conversar com o menino prodígio Leandro Henrique, o primeiro aprendiz a vencer as estatísticas no Hipódromo da Gávea. Com apenas 17 anos de idade, isso é só o começo para um futuro brilhante que lhe espera.
Como você começou no turfe e quem foi o seu maior incentivador?
Comecei vendo meus amigos montar, pois eu morava perto do Jockey, quem mais me incentivou foi um grande amigo de Recife, Wesley Gomes (W.Gomes) que também é jóquei em Recife. Devo muito a ele o meu início.
Quanto tempo você montou em Recife? E quantas vitórias teve por lá até vir para o Rio?
Na verdade eu comecei no turfe em Recife aos 9 anos, montando páreos de pônei. Com 12 anos, já estava galopando cavalos PSI, fiz minha estréia aos 14 anos. Montei dois anos em Recife e obtive 30 vitórias antes de vir para o Rio.
Lembra com quem foi sua primeira vitória em Recife ? E como foi?
Foi com o animal Deuzeito (Crimson Tide em Molyneux por Ghadeer), treinado por R.Gomes e de propriedade do Stud CML (Marcio Uchôa), na distância de 1600m. Era um páreo de 7 competidores, eu corria ali no meio do "pelotão" de olho nos ponteiros, quando acionado na reta, ele atropelou firme e dominou, foi muito emocionante pra mim, a primeira vitória nunca esquecemos.
E no Rio com quem foi a sua primeira vitória?
A minha primeira vitória foi com o animal Urbanesco (Tiger Heart em Luma Sol, por Conan Barbarian) de propriedade do Stud Jife, e treinamento do Jairo Borges, no dia 07/06/15. Ele era o favorito e confirmou, essa vitória foi muito especial pra mim.
Assista aqui minha primeira vitória no Rio.
De todas as vitórias que você teve, qual na sua opinião foi a mais importante para a sua carreira?
A primeira foi muito importante para abrir os caminhos, pois daí em diante tive mais oportunidades. Mas teve uma com o animal Felicíssimo ( Top Hat em Sarada por New Colony) que ganhei para cima do fenômeno Jorge Ricardo, que montava o tordilho Quociente (Top Hat em I Wanna Dance por Ski Champ). Acredito que depois dessa, as pessoas enxergaram mais ainda meu potencial.
Assista aqui essa vitória.
Teve alguma corrida que algum jóquei te deu muito trabalho, durante alguma reta?
Tiveram algumas, mas eu lembro de duas que me fizeram suar. Uma foi um páreo que eu montei o cavalo Sun Scheidt (Skypilot em Largees por Feijão Preto) e o Alex Mota montou o animal Win Next (Artax em Próximo Amor por Dodge), foi uma reta muito disputada. Achei que ia passar tranquilamente mas o gênio Alex Mota tinha guardado uma reserva pro final e mesmo me desdobrando não passei. Apesar dessa briga toda, nenhum de nós venceu [risos], o "Salgadinho" montando Iker Cassilas (Cape Town em Dia Feliz por Quinze Quilates) atropelou por fora e dominou. A outra que eu me lembro foi uma em que o H. Fernandes montou a Tina Banks (Christine´s Outlaw em Swiss Beauty por Falcon Jet) e eu a favorita do páreo, It Is Royal (First American em Royally Bred por Know Heights). Mesmo assim, para aparar o ataque do H. Fernandes foi difícil por ele ser muito enérgico e me dar “carga” a reta toda, mas graças a Deus consegui vencer [risos].
Assista aqui minha reta contra o A.Mota.
Assista aqui minha reta contra o H.Fernandes.
Quais foram os melhores animais que você já montou?
Foram vários, mas teve um que me impressionou muito, Ferragamo (Sulamani em Tontura por Ken Graf) montei uma vez só, mas ele deu um passeio. Na entrada da reta os rivais vinham ao meu lado, quando–o fiz correr ele tirou aproximadamente uns 20 corpos do segundo colocado em 500m, me surpreendeu.
Assista aqui a fácil vitória dele.
Qual foi o cavalo que te deu mais alegria, independente da categoria?
Foi o Like Desire ( Public Purse em Intense Desire por Siphon), pois ele realizou o meu sonho de montar o GP Brasil.
Assista aqui o GP Brasil deste ano.
Tem algum treinador que você tenha trabalhado, que tenha percebido ser diferenciado, muito bom no que faz?
Tem sim, o D.Guinoni, que treina muito bem seus animais e eles confirmam nas pistas, além de ter uma excelente equipe, que acredito ser muito importante para ter um ótimo resultado.
Qual seu maior sonho como jóquei?
Meu maior sonho como jóquei é ganhar o GP Bento Magalhães, por ser o páreo mais importante em minha terra natal, Recife. Seria ótimo vencer essa corrida por ser muito importante, e ainda estar perto dos meus familiares.
Quer deixar algum recado para os turfistas leitores do Raia Leve?
Quero agradecer primeiramente a todos os turfistas que torceram por mim, mas também em especial ao Wesley Gomes que se não fosse por ele talvez eu não estivesse aqui, ao meu agente Danilo Aglio que faz um trabalho maravilhoso comigo, aos meus professores da escolinha de poneys Fransisco Mendonça e Gerson Cardoso que me ensinaram bastante, a toda equipe da EPT (escola profissional do turfe) que aprimoraram meu talento, aos treinadores e proprietários que me dão todas as oportunidades. Também não posso esquecer dos meus familiares que me apoiaram em tudo, do Dr. Alvaro(Stud Alvarenga) que me contratou no início da minha carreira mesmo com minha pouca experiência e a todos de Recife que sempre torceram muito por mim, obrigado.
por Lucas Eller