O advogado Joaquim José Grubhofer Rauli, nomeado como interventor do Jockey Club do Paraná, no final da tarde desta última sexta–feira, 27, pelo Juiz de Direito Marcus Vinícius da Rocha Loures Demchuk, da 24ª Vara Cível de Curitiba, na ação de intervenção assinada pelo advogado José Cid Campêlo Filho, a pedido do candidato a presidente Paulo Irineu Pelanda, da chapa Reconstruir, tem excelente credibilidade no meio jurídico.
Especialista em direito empresarial e reconhecidamente excelente administrador de falências, tem merecido diversas nomeações na 3.ª Vara da Fazenda de Curitiba. Diz que a repetição das nomeações deve–se à boa atuação que teve à frente dos primeiros processos falimentares que administrou. “Os juízes me nomeiam porque confiam em mim e sabem que eu encerro as falências do modo mais rápido e transparente possível.”
Um dos seus sucessos como interventor foi junto à Santa Casa de Colombo que teve sua falência decretada em função de processo aberto em 1995. A partir de então, passou a ser gerida por um interventor nomeado pela justiça do município de Colombo. Atualmente, nomeado pela juíza Letícia Zétola Portes, o interventor Joaquim José Grubhofer Rauli é responsável pelas finanças e questões legais referentes à Santa Casa de Colombo.
A Assembleia convocada pela atual gestão para hoje, 30, já será presidida pelo interventor nomeado, cuja discussão, sob reforço policial para a manutenção da ordem, se limitará unicamente ao recadastramento eleitoral. Toda a atual diretoria do Jockey Club do Paraná foi afastada pelo Juiz.
A Assembleia do dia 14, cujas eleições definiria a nova diretoria que comandaria o JCP por mais três anos, foi suspensa pela Policia Civil, com o recolhimento das urnas, em razão do grande tumulto ocorrido, o qual teve origem na tentativa de pessoas votarem com supostos títulos falsos, seguido de cenas de pugilato e tentativa de roubo das urnas, que felizmente acabaram sendo recuperadas pela polícia. Os responsáveis pelo furto das urnas foram detidos e um processo foi instaurado e está em curso.
A missão do Interventor iniciará com a Presidência desta Assembleia, assim como presidir novas Assembleias e preparar as próximas eleições gerais do clube em prazo ainda não fixado.
Caso a atual diretoria descumpra a decisão judicial, ficará sujeita a uma multa diária de R$ 100 mil reais. Cresus Aurelio Wagner Camargo é o atual presidente, cujo mandato se extinguirá pouco antes da abertura da Assembleia Geral Extraordinária. A atual diretoria tinha a pretensão de permanecer no poder por mais nove meses. O juiz negou esta pretensão face aos lastimáveis incidentes ocorridos no centenário JCP.
A comunidade turfística torce para que o Jockey Club do Paraná recupere sua carta patente, reabra o hipódromo e volte a promover corridas. Proprietários, criadores e profissionais foram absurdamente prejudicados pela má administração do clube.
O Jockey Club do Paraná está sem promover corridas desde julho de 2014.
Diretoria da ACPCPSI