Um trote de extremo mau gosto, aplicado sobre os novos alunos da escola, que deixou bastante aborrecidos o instrutor da escola de aprendizes, Marcello Cardoso, e a gerente de turfe, Mayra Frederico, foi o motivo da suspensão, por 15 dias, dos aprendizes Alan Maciel, Bernardo Pinheiro, Igor Ribeiro Mendes, Wellington Silva Cardoso, H. William e F. Dias.
A ação dos aprendizes causou indignação na gerente de turfe que informou a Comissão de Corridas. A suspensão dos aprendizes, por 15 dias, foi imediata. Esta punição foi provisória e pode ser ampliada depois que os fatos forem investigados. Decepcionados com a atitude dos aprendizes, considerada repugnante, a diretoria do Jockey Club Brasileiro prometeu agir com rigor para evitar a repetição deste tipo de trote, comum nas universidades brasileiras. A ação dos aprendizes contra os alunos pode ter sido incentivada por jóqueis veteranos, segundo Mayra Frederico, incomodados com o enorme sucesso dos aprendizes, dois deles, entre os cinco primeiros colocados na estatística de jóqueis.
“Não tenho a comprovação deste fato. Mas, segundo algumas informações iniciais, alguns jóqueis experientes teriam pilhado os aprendizes dizendo que no tempo deles a escola tinha trotes e coisas assim e que hoje tudo é muito devagar. Seja como for, estou muito triste com eles. A escola fornece tudo que eles precisam. Boas instalações, nutricionista, comida de ótima qualidade e um instrutor de alto nível como Marcello Cardoso, que foi um jóquei consagrado. Não podemos permitir estas coisas dentro do Jockey Club.”.
Da Redação