Acaba de sair a lista dos 100 maiores e mais importantes Grupos I do mundo do turfe para os 3 anos e mais idade, no período 2012 a 2014, elaborada pela Federação Internacional (FIAH) com base nos ratings médios dos quatro primeiros cavalos em cada um deles nos últimos três anos.
Não há nenhum Grupo I sul–americano na citada lista. Entre os 10 primeiros, quatro são disputados na Inglaterra e dois, respectivamente, na França, Estados Unidos da América(EUA) e Japão.
A lista dos 10 primeiros é a seguinte: Judmontte International Stakes (2080 metros, York); Qatar Prix de l’Arc du Triomphe (2.400 metros, Longchamp); Champion Stakes (2.000 metros, Ascot); Breeders’ Cup Classic (2.000, USA); Prince of Wales Stakes (2.000, Ascot); Prix Jacques Le Marois (1.600, Deauville); King George VI & Queen Elizabeth Stakes (2.400, Ascot); Japan Cup (2.400, Tokio); Arima Kinem (2.500, Nakayama); e Breeders’ Cup Turf (2.400, USA).
Como se vê, entre as 10 maiores Grupos I do mundo, predominam francamente as distâncias de 2.000 metros para cima e as pistas de grama. E o rating médio entre a primeira e a décima vai de 124,17 libras–peso (para a primeira) a 122,58 (para a décima). Uma média extremamente alta, indicando que essas provas são disputadas pela elite do cavalo de corrida do mundo. O 100º Grupo I da lista, e de menor rating, ainda assim, é de 115,60 libras–peso.
Da Redação