Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Valparaiso - Stud Blue Mountain

Like It Hot - Stud Verde

Núcleo Terrestre - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Night Street - Stud Dona Cecília

Tenuta Poggione - Haras do Morro

Off the Curve - Stud H & R

Sonho Bom - Stud H & R

Online - Stud Verde

Olympic Maurren - Stud H & R

Oteque - Stud H & R

Kempes Love - Stud Verde

The Lord - Stud H & R

Submarino - Haras Figueira do Lago

Ronigol - Stud Verde

Sargent Pepper - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

No More Trick - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Ronigol - Stud Verde

Maryland - Stud Verde

Jeep do Jaguarete - Coudelaria Jéssica

Meu Amor Maior - Stud 13 de Recife

Le Gonfalon - Stud Verde

Minuxa - Haras Depiguá

Olympic Orkut - Stud H & R

Só Te Peço Amor - Stud Verde

Ronigol - Stud Verde

Papa-Léguas - Stud H & R










Novembro | 2007

Garanhões Nacionais, por Milton Lodi
13/11/2007 - 18h43min

Um dos fatores mais positivos da criação é a cruza de animais nascidos e criados em lugares, ambientes, hemisférios diferentes, se possível. A mescla das diferentes individualidades favorece o "outbreeding", a eventual correção física, a robustez. Esses ensinamentos foram dados, por exemplo, aos criadores José Paulino Nogueira e aos irmãos Seabra pelo professor deles, o expert uruguaio Don Juan Amoroso, titular do Haras Casupá.

À época o turfe norte–americano nada representava, o verdadeiro turfe estava na Inglaterra e depois na França, e a "mágica" consistia em importar um bom garanhão europeu e a ele dar éguas clássicas ou de linhas maternas de boa qualidade argentinas, uruguaias e/ou brasileiras. José Paulino Nogueira construiu a grandeza do Haras Bela Esperança utilizando–se dos ingleses TINTORETTO (SOLARIO) e SEVENTH WONDER (PHAROS) em ótimas linhas uruguaias, de preços mais em conta do que as argentinas. O Guanabara, com os ingleses HUNTER’S MOON, FELICITATION e ROYAL FOREST obtiveram melhores resultados com as mães argentinas que com as européias.

Além disso, a influência do meio ambiente é grande. Eu já dei anteriormente esse exemplo, mas vale a pena repeti–lo. Um sulista se transfere para o Nordeste, e lá se estabelece, criando descendentes. Ao correr dos anos, das gerações, as crianças vão modificando o seu biótipo, as cabeças vão se arredondando, cada vez mais diferentes do que aquelas de gerações anteriores. O mesmo se dá no sentido inverso, os descendentes de nordestinos nascidos e criados no Sul do país vão a cada geração diminuindo, perdendo a tendência para o arredondamento. É a influência do meio–ambiente.

Nos cavalos, se dá coisa semelhante. Um caso clássico é o do garanhão inglês I SAY. O avô paterno dele era NEARCO, em linha feminina de fundo. O pai era SAYAJIRAO, o mais caro potro do mundo na época, comprado pelo Marajá de Baroda. I SAY foi adquirido por Hernani Azevedo Silva, que o levou para o seu Haras São Luiz, em Salto, SP. Os filhos dele eram basicamente cabeçudos, cabeças pesadas. Quando o Haras São Luiz se transferiu para Vacaria, RS, para lá foi levado o I SAY. Pois os produtos foram perdendo aquela característica de cabeças pesadas, e passaram os filhos de I SAY a nascerem com cabeças de dimensões normais.

Os haras mais importantes, os de maiores investimentos, sempre procuraram ter como garanhões principais cavalos importados. Mesmo quando os haras tinham ótimos corredores nacionais davam e dão preferência a importados. Por quê? Porque quando um cavalo inglês ou irlandês ganha, por exemplo, o Derby de Epsom ou o Arco do Triunfo, ele não corre mais, deixa de se extenuar em trabalhos e competições nas pistas e vai logo para o haras, muitas vezes sindicalizados por largas somas e vendendo bem as suas coberturas, passam a valer mais como garanhões do que como corredores.

Na ótica brasileira, o cavalo corre até o seu limite físico, ele não interrompe uma eventual brilhante campanha nas pistas para ser garanhão, a idéia é sempre seguir correndo, pois se pára passa a valer menos, em princípio.

Isso resulta em desgaste maior do que o que acontece com os estrangeiros. Criadores como José Paulino Nogueira, por exemplo, através do "olheiro" WALTER NOBLE, como não dispunha de capital necessário para comprar um bom ganhador clássico (como por exemplo o Haras Mondesir fez com KING SALMON e o São José e Expedictus com FORT NAPOLEON), aguardavam uma grande demonstração de qualidade de potros de 2 ou de 3 anos, e que viessem a ter a campanha nas pistas encerrada, e no pressuposto de brilhante futuro interrompido, compravam o cavalo para a reprodução. Tudo dependia de boa observação, de pedigree de alto padrão, e da generosidade da Mãe Natureza.

Os cavalos nacionais, nos haras principais brasileiros, sempre cederam, e a meu ver corretamente, a principal posição para os importados.

MANGUARÍ no Ipiranga, PROSPER no Mondesir, RADAR no Guanabara, HELÍACO no São José e Expedictus, JOLLY JOCKER no Faxina, QUIZ no São Bernardo, e assim por diante.

A ordem basicamente deve ser:

1°) O bom importado (com seus pedigrees diferentes, suas qualidades, sua aceleração).

2°) Um bom nacional (ganhador de prova de Grupo 1 ou Grupo 2, na Gávea ou em Cidade Jardim, com pedigree pretensioso, que não tenha sido muito explorado nas pistas. Cavalos nacionais ou estrangeiros fora das citadas especificações, não colocar na reprodução.

Como raciocínio, quem tem qualidade pode transmiti–la, quem não tem, não pode transmitir o que não tem.

por Milton Lodi



<< Anterior Próxima >>








13.377

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês