




Colunista:
Retrospectiva do turfe pernambucano. Parte II 30/12/2016 - 09h02min
Julho.
–A primeira corrida da atual temporada foi realizada no dia 03 de julho, com a realização do XIX Clássico Roberto Sá. A programação foi composta de sete páreos.
– 11 animais estrearam na programação. No 1º páreo estrearam os animais Instant Glory (Stud Big Boss), Xuxu Boy (Haras Bongy). No 2º páreo. As de Paus (Stud Corte Real), Turboélice (Stud 13). 4º páreo. Faon (Stud Bloco Os Legais), Lampião do Cerrado (Stud São José dos Bastiões). Super Love ( Stud Bob Sá), Fahin (Stud Bob Sá), Vamos na Ponta (Stud 13). 5º páreo, Comandante Fain (Stud 13). 6º páreo, Hotel Dorchester (Stud cariri do Recife). 7º páreo, Abitur (Stud 13).
– Um bom publico mais uma vez prestigiou a bonita festa que iniciou ás 13h00min, com a vitória do alazão, Dom Bolão, que mais uma vez proporcionou muita alegria para família Azavedo, que compareceu em grande numero para prestigiar a programação.
– Um mostrando sinais de cansaço e o outro mostrando muita resistência no final foi assim o dramático final do XIX Clássico Roberto Sá, principal páreo da programação do turfe pernambucano que terminou com um empate entre Bellamy que vinha voando baixo por fora e One–Piece que já vinha mostrando muito cansaço.
– Os demais vencedores da programação foram. Cobra Criada (Stud Remar), Desejado Quality (Stud Aldo & Macio), Lampião do Cerrado (Stud São José dos Bastiões, Briliant King (Stud São José dos Bastiões, Laver (Stud São José dos Bastiões). Guerreira venceu a prova Geninha da Rosa Borges, reservada para animais da raça pônei.
Agosto
– O turfe pernambucano teve uma segunda–feira triste com a notícia do falecimento do Dr. Mário Ferman, titular do stud Engenho Bom Nome. Pernambucano radicado em São Paulo, Dr. Mário Ferman, era um turfista atuante que há vários anos vinha dando total apoio e incentivo ao turfe pernambucano patrocinado anualmente uma programação onde o principal páreo levava o seu nome, Clássico Mário Ferman.
A direção do Jockey Club de Pernambuco agradeceu mais uma vez a colaboração desse grande turfista e lamentou o seu falecimento o que entristeceu toda a comunidade turfística de Pernambuco. A última homenagem ao Dr. Mário Ferman, aconteceu no dia 19 de junho de 2016. O páreo foi vencido pela égua Hagen Daas, de propriedade do Haras Depiguá.
– PMU realiza Evento–Teste no JCPE e Festival do XXV GP Edísio Pereira com Simulcasting no Sistema JCB.
– Adquirido pelo Stud São José dos Bastiões, o castanho Rei da Floresta, que começou os trabalhos de doma na capital pernambucana sob os cuidados do treinador W.Maciel, foi a principal estreia do XXVI Grande Prêmio Edisio Pereira.
– O jóquei A.M.Silva, e o treinador Adelcio Menegolo, prestigiaram o GP. Edisio Pereira. A.M.Silva veio para conduzir os animais do haras Depiguá. Franceska e Hagen Daas.
– Super Fratello vence com folga o XXVI Grande Prêmio Edisio Pereira.
Em uma tarde de gala no Hipódromo da Madalena, recebeu um grande publico para mais uma Grande Prêmio Edísio Pereira, prova para produtos de 3 e mais anos em 2.400 metros da pista de areia, onde Super Fratello, do Stud cariri do Recife foi o vencedor. Super Fratello, 5 anos, filho de Vettori e Impulsada por Ringaro, de criação do Haras Old Friends e de propriedade do Stud Cariri do Recife, Preparado por F.Benone e conduzido por M.Aurélio, Super Fratello marcou o tempo de 2m41s43.
– Rei da Floresta formou a dupla no GP. Edisio Pereira.
– Uma chegada acirrada e polemica no Clássico Antonio Alves Pereira, 1.700 metros, entre Promotion (Stud Magi), e Ballon Bleu (Stud São José dos Bastiões). Os titulares do Stud São José dos Bsstiões, e o jóquei W.Gomes reclamaram de prejuízos sofridos por Promotion na reta de chagada, mas a comissão de corrida confirmou a vitória do representante cearense.
–Desejado Quality, com F.H.Costa vence com muita autoridade o clássico Carlos Martins de Medeiros, 1.200 metros, deixando Andromeda Love, na formação da dupla. O favorito Briliant King chegou na última colocação.
– No 4º páreo foi disputado o clássico Haras Depiguá, prova reservada para a geração 2013, nascida no Haras Depiguá. A vitória foi de Fahir (Stud Bob Sà). A égua Franceska, que vinha de passagem com o jóquei A.M.Silva, sofreu um acidente na reta final ficando inutilizada para corrida.
– Os demais vencedores da programação foram. Xuxu Boy (Haras Bongy), Que Espetáculo (Stud Corte Real), Dá–lhe Safira (Stud Sonia & Hilton), Hotel Dorchester (Stud Cariri do Recife)
21.08
– Correndo bem mais próximo dos ponteiros, o castanho Bellamy não teve dificuldades para levantar a Prova Especial Profissionais do Turfe, Taça Jairo Martins.
– No 1º páreo, o favorito Egg Drop, não confirmou e terminou fechando raia. Fedato, defendendo a nova farda do Stud CLM–Recife, derrotou Eh Ocara em final de muito rigor.
–No 2º páreo não deu pra ninguém, Dom Bolão (Dom Barbada) deu um verdadeiro passei na raia conquistando sua terceira vitória na pista pernambucana. Xuxu Boy formou a dupla.
– Outro que passeou na raia foi a alazã Gol Livre, que venceu os 1.400 metros do 3º páreo, cravando o tempo de 91.1s. Sempre Bem formou a dupla.
No 4º páreo, Hotel Dorchester ponteou grande parte dor percurso dando pinta de vencedor, mas no final não resistiu a forte atropelada de Sirigaita que teve uma condução belíssima de F.H.Costa.
Setembro
04.09.
– Kellyells (Stud Coral) e Nicanor (Haras Bongy), são as duas estreias programadas para a 5ª reunião.
– No principal páreo da programação da 5ª corrida da temporada, Energia Groom vence, mas é desclassificado em favor de Hotel Dorchester.
–Dos animais favoritos para a 4ª corrida vingaram, Dom Bolão no 2º páreo, e Fernando, que mesmo vindo de sete meses de inatividade deu um passeio nos 1.300 metros do 3º páreo.
– No 1º páreo, a favorita Vamos Na Ponta, até que veio, mas nos 100 metros finais esmoreceu e Ring–Over, que bem lançado pelo seu jóquei, J.Lima dominou e livrou dois corpos para a favorita.
–No 4º páreo, Nicanor e Cigliano dividiram a preferência dos apostadores, mas que venceu o páreo foi Ysatis, com a primorosa condução de J.Júlio, o filho de Amigoni cravou 113.6s para 1.700 metros.
–Na corrida de encerramento reservada para animais da raça pônei, a favorita Miucha, alagou bem e tomou a ponta, mas nos 50 finais, Guerreira avançou por fora e dominou a ponteira que também não resistiu ao ataque de Mirela. O tempo dos 300 metros foi de 29.7s.
25.09.
–Com um bom publico e um movimento apenas razoável nas apostas foi realizado mais uma programação do turfe pernambucano na tarde do domingo 25/09. Turboélice, Xuxu Boy, Que Espetáculo, Blue Celerix e Nicanor, brilharam entres os animais PSI, e Mirela venceu a prova reservada para animais da raça pônei.
Outubro
09.10
–Cartola, do Stud FMR, é a principal estreia da programação do Grande Prêmio Marco Cortez. Também estrearam os animais. Imprudente March (Stud L&M), Moniga Di Garda (Stud São José dos Bastiões), Amena (Stud Anderson & Sofia), Maquiavélico (Stud T.A.M.E),
–De bandeira a bandeira Rei da Floresta vence o X Grande Prêmio Marco Cortez.
Com a excelente condução do pernambucano W.Gomes, o castanho Rei da Floreta, animal de propriedade do Stud São José dos Bastiões venceu de bandeira a bandeira o X Grande Prêmio Marco Cortez, principal páreo da programação do turfe pernambucano. Cartola formou a dupla com Sirigaita em terceiro.
–Brejo da Cruz vence o Clássico Mossoró, 1º prova da Tríplice Coroa pernambucana 2016.
O castanho Brejo da Cruz, um filho de Union Avenue (USA) e Unforgetable Girl, não teve dificuldades para levantar a primeira prova da tríplice coroa pernambucana, o 5º páreo Clássico Mossoró, disputado na distância de 1000 metros, primeiro clássico do meeting do X Grande Prêmio Marco Cortez.
–Quick Mambo surpreende e leva o Clássico Ricardo Godoy.
O castanho Quick Mambo, de propriedade do Stud R&R, foi uma das grandes surpresas do meeting do X Grande Prêmio Marco Cortez, o segundo clássico disputado na programação. Com a retirada do favorito Desejado Quality, o alazão Dom Bolão, que mesmo forçando várias turmas passou a ser um dos mais cotados para levar o clássico os 1.200 metros, e não fez feio na raia e formou a dupla.
Alexandre Magno Bezerra preparou o filho de Giant’s Causeway (USA) e Queen Mambo (USA), que teve a valorosa condução de Alan Maciel. O tempo dos 1.200 metros foi de 75.4s.
23.10.
– Sem da muito trabalho para o jóquei J.Lima, o alazão Dom Bolão voltou a vencer em grande estilo na raia pernambucana derrotando Salud Y Plata, Cobra Criada e Up And Running, na chamada especial em 1.200 metros.
– No páreo de abertura da programação, o estreante Emirates Class deu um passeio defendendo a farda do Stud 13. Rainha da Floresta, e Focado, que também estrearam na programação, pela ordem completaram o placar.
–No 2º páreo, Helter Skelter garantiu a fatura para o Stud Remar que fez as pazes com o vencedor. Bigredboy apertou no final e conseguiu formar a dupla.
–No páreo de encerramento, Job Fighter com a precisa condução de F.H.Costa deu não chance aos adversários e com grande estilo levou o filho de Pardallo Fighter a mais uma foto no vencedor.
– Na corrida reservada para animais da raça pônei, Mirela avançou por fora e nos 100 metros finais dominou e Rio Negro que lutavam pela primeira colocação. No final guerreira apareceu por fora e formou a dupla.
Novembro.
13.11
– É realizada mais um grande Prêmio Manoel Medeiros, que chega a XV edição. Uma justa homenagem a um ícone do turfe brasileiro e grande incentivador. Delegações visitantes prestigiaram em grande numero.
– Os jóqueis C. Farias, do turfe gaúcho, e V.Gil, do turfe carioca, foram atrações do festival atuando pela primeira vez na raia pernambucana. Nelito Cunha também foi uma grande atração da festa.
– Ximango do Sul foi a primeira baixa do festival. O filho de Waimea teve a campanha encerrada devido a uma fratura no sesamoide.
– A dama de ferro do turfe sobralense, Viviane Aguiar passou a tarde da sexta–feira visitando as cocheiras e revendo os amigos do turfe pernambucano. Segundo Viviane, presidente do Derby Club Sobralense, conta com 22 animais alojados no derby, mas isso não impede de ter corridas quinzenais. Viviane também falou das dificuldades na administração e disse que lá tudo é feito com muito amor ao turfe e ao PSI. Isso é verdade!
– Dom Bolão é adquirido pelos turfistas, Paulo Alves e Alexandre Poroca. Dom Bolão (Dom Barbada) passou a defender a farda do Stud Entre Amigos.
– O treinador Carlos Alberto Nascimento (C.A.Nascimento) viajou para o Rio de Janeiro, apara embarcar os animais do Stud São José dos Bastiões. Sixteen Tons, e Desejado Music e Sulamericano.
– O alazão Stockholder , é levado para Fazenda do Stud Rema, na cidade de Feira Nova, onde começou as funções de reprodutor .
– Chaga na Madalena os dois primeiros produtos da geração 2013 do Stud Remar. Summe Wind, um castanho filho de Mr. Angra e Keep My Dream, uma parceria com o Haras Torrão de Ouro. O alazão Ariano, um filho de Tiger Hart e Heredis, nascido na sede da fazenda não continuou na Madalena. Foi vendido para o interior do estado.
–Em final dramático, Sixteen Tons derrota Cartola e vence os 2000 metros do XV Grande Prêmio Manoel Medeiros. Nelito Cunha conduziu o vencedor que foi apresentado na pista pelo treinador D.Guignone.
– Andromeda Love surpreende e vence com muita categoria os 1.100 metros Clássico Renato Frota Parente, deixando o favorito Sulamericano na formação da dupla. H.Melo conduziu o vencedor que teve o treinamento de J.Lemos.
– Hotel Dorchester, com a segura condução de V.Gil, levantou os 1.500 metros do Clássico Zélia Dias Medeiros. Great Gatsby (stud 13) formou a dupla com Promotion em terceiro. F.Benone preparou o vencedor que é de propriedade do Stud Cariri do Recife.
– Coma brilhante condução de M.Oliveira, Homo Sapiens deu um banho nos 1.800 metros do Clássico Nilton Vieira de Vasconcelos. M.L.Maciel preparou o vencedor que pertence ao Stud 3 Irmãos. Blue Cellerix formou a dupla., com Desejado Music na trifeta.
– Lampião do Cerrado, com N.Cunha no dorso venceu o Clássico Criação Pernambucana, 2º Prova da Triplice Coroa Pernambucana. On Control formou a dupla com maquiavélico em terceiro. Brejo Da Cruz, que havia vencido a primeira prova não foi apresentado.
– Eh Ocara, Garota Levada, Imprudent Marsh, Sempre Bem e Fist Champion foram os demais vencedoresw da programação.
27.11
– Bem mais aguerrido o alazão kamal (Firstin America (USA) e Normandia, venceu com muita facilidade o principal páreo da programação do turfe pernambucano, disputado na distancia de 1.100 metros. O seu principal adversário Dom Bolão formou a dupla, com o estreante John Jay em terceiro.
– No primeiro páreo, Cult, venceu com muita facilidade fez a alegria do treinador M.Palhares (Bolonhia), e dos titulares do Stud Correi & Peixoto. Ambos vencendo pela primeira vez na raia pernambucana.
–No segundo páreo em 1.500 metros, Sirigaita e Addict proporcionaram um final eletrizante levando o publico ao delírio ao cruzarem o espelho praticamente empatados. O resultado foi conhecido no fothochart , dando vitória para Sirigaita, conduzida pelo aprendiz de segunda J.Lima.
–No terceiro páreo em 1.700 metros, Capanegra se reabilitou e venceu com extrema facilidade o terceiro páreo, com Ysatis formando a dupla.
–Outra chegada bem eletrizante foi na prova reservada a animais da raça pônei. Mirela avançou por fora e dominou Guerreira nos metros finais vencendo por diferença mínima.
Dezembro.
11.12.
–Dia 11 de dezembro de 2016. É realizado mais uma edição da maior prova do turfe nordestino. O Grande Prêmio Bento Magalhães.
– A programação é composta de nove páreos de animais PSI, e uma prova reservada para animais da raça pônei.
– Os jóqueis pernambucanos radicados na Gávea, Anderson Paiva, e A.M.Silva vem passar férias e prestigiar a festa máxima da Madalena. Também vieram os jóqueis. N.Cunha, A.Queiroz e M.Ribeiro, e o também pernambucano radicado em Cidade Jardim, M.Platini.
– Quatro animais estréiam na programação do festival do 48º Grande Prêmio Bento Magalhães, com destaque para o velocista El Bacan, que chegou muito bem a Madalena. El Bacan vai correr o tiro de velocidade contra os catedráticos, Marca Quente, Sulamericano, First Point, Odorico, John Jay, Andromeda Lover e Que Espetáculo, um dos páreos mais concorridos da programação.
–Depois de uma fraca estreia, o potro Chilly Willy, de propriedade do Stud M.R.Palácio venceu o páreo de abertura do festival do Bentão 2016. Prêmio Leandro Mancuso. H.Melo conduziu o vencedor que foi preparado pelo treinador J.lemos.
–Por não ter formado na sua habitual distância 1.300 metros, a prova clássica em homenagem ao Jornalista Cláudio Santa Cruz foi disputada na distância de 1.500 metros. Smurf, do Stud São José dos Bastiões foi o vencedor cravando o tempo de 97.4s. O filho de Redattore, teve a impecável condução do prata da casa Wesley Gomes. Foi apresentado em excelente estado de corrida pelo treinador M.Ferreira. O estreante Kamal formou a dupla, com Bonde do Tigrão em terceiro.
– Com a condução de A.Queiros, o tordilho Fernando, de propriedade do Stud R&R venceu a primeira prova clássica do festival, o grande Prêmio Pedro Allain Teixeira, disputado na distância de 1.700 metros. Alecxandre Magno preparou com muito carinho o filho de Bonapartiste, que cravou o tempo de 111.3s para a distância. Promotion, formou a dupla, com Hotel Dorchester, na trifeta.
– Os cearenses vibram intensamente com a sensacional vitória de Odorico, Stud Edilgiuar & Pierre, nos 1000 metros do Grande Prêmio Romeu Medeiros, prova de velocidade do festival. J.Júlio conduziu o vencedor, e J.R. Cifuentes foi o responsável pelo seu preparo. O tempo dos 1000 metros foi de 60.5s. First Champion chegou em segundo com a diferença de uma cabeça e Andromeda Love formou a trifeta.
– Favorito absoluto dos apostadores, Blue Cellerix deu um passeio nos 2000 metros do Clássico José Maria Sampaio, uma das provas mais concorridas do festival. Coube ao pernambucano Alan Maciel mostra todo seu talento na arte de conduzir com perfeição um PSI. E pra completar o sucesso da prova, Imprudente Marsh, com a condução do também pernambucano e prata da casa M.Oliveira, um dos melhores jóqueis da região, formar a dupla. O tempo dos 2000 metros foi de 133.7s. Jairo Martins foi o responsável pelo preparo do vencedor.
– Apenas cinco competidores perfilaram–se na partida dos 2.400 metros do Bentão 2016.
– A vitória de Capa Negra, de propriedade do Stud Magi foi esmagadora perante o grande publico que mais uma vez lotou as dependências do JCPE. J.Júlio, que já tinha vencido os 1000 metros do Romeu Medeiros, comemorou mais um título na maior prova do turfe nordestino.
– A primeira vitória de Júlio em um Bento Magalhães foi com Istambul em 2010.
– J.Lemos escreve seu nome pela terceira vez na galeria de hora do grande prêmio Bento Magalhães. Venceu com For Comodites, Blackson e Capanegra.
– Dr. Geovani Magi comemorou muito o seu segundo título no grande prêmio Bento Magalhães. Blackson, vencedor em 2002, também era de propriedade do Stud Magi.
Na resolução da 10ª corrida, foram punidos jóqueis, treinadores e proprietários. A punição maior foi para o Stud Entre Amigos, proprietários do alazão Dom Bolão, que venceu o quarto páreo, mas foi desclassificado em favor da égua Salud Y Plata. O Stud foi punido em 90 dias, por infringir o ART. 11 § 1º do C.N.C.
–O jóquei J.Lima, que conduziu Dom Bolão, foi apenado com duas reuniões baseado no Art 143, e mais 30 dias baseado no Art. 40 do CNC.
– Também foram suspensos os jóqueis, A.Maciel (Vamos na Ponta) e A.Queiroz (Sensato). Baseado no Art 40 do CNC, a comissão suspendeu por 30 dias o treinador D.Brasil.
por Francisco Mendonça

[ Escolher outro colunista ]


|