Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Valparaiso - Stud Blue Mountain

Like It Hot - Stud Verde

Núcleo Terrestre - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Night Street - Stud Dona Cecília

Tenuta Poggione - Haras do Morro

Off the Curve - Stud H & R

Sonho Bom - Stud H & R

Online - Stud Verde

Olympic Maurren - Stud H & R

Oteque - Stud H & R

Kempes Love - Stud Verde

The Lord - Stud H & R

Submarino - Haras Figueira do Lago

Ronigol - Stud Verde

Sargent Pepper - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

No More Trick - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Ronigol - Stud Verde

Maryland - Stud Verde

Jeep do Jaguarete - Coudelaria Jéssica

Meu Amor Maior - Stud 13 de Recife

Le Gonfalon - Stud Verde

Minuxa - Haras Depiguá

Olympic Orkut - Stud H & R

Só Te Peço Amor - Stud Verde

Ronigol - Stud Verde

Papa-Léguas - Stud H & R








Neste espaço são publicadas as manifestações dos nossos leitores.

O RAIA LEVE acolhe opiniões sobre todos os temas ligados ao turfe.

Reserva–se, no entanto, o direito de rejeitar ofensas, palavrões e xingamentos. O site não tem o compromisso de publicar todas as mensagens recebidas. A publicação, quando ocorrer, se dará na íntegra ou parcialmente, privilegiando–se os trechos mais relevantes.

O Raia Leve, depois de pedidos de leitores e deliberação da diretoria da ACPCPSI decide que realizará a checagem dos CPFs enviados com os nomes das pessoas que enviem opiniões. A identidade virtual ficará linkada ao nome e CPF da pessoa. Eventualmente, os e–mails poderão ser checados. Desta forma, a editoria do site pede aos internautas que respondam e–mail da associação com a máxima rapidez possível quando solicitados a fim de ter a liberação de seu comentário, bem como assegurem–se que o e–mail raialeve@raialeve.com.br esteja definido como um endereço que não seja encaminhado para a caixa de Spam.





Janeiro | 2026

Jorge Humberto (14/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Boa noite

Minha ótica no páreo CORDA BAMBA/ NOT WORRY. O que eu vi. ( entendo pouco de corrida) Foi o V.Borges se esforçando pra ganhar de outro adversário, descendo toda a biblioteca, e quando consegue é surpreendido em cima do laço pela companheira de cocheira. Ocorre que são duas boas éguas e as vezes a escolha é difícil. Já houve casos de égua do Araras tirar a tríplice coroa da outra e prejudicar o próprio criador...RADNAGE e RACHARKIN....eu não tenho certeza....

Sobre Juliana Dias, posso dizer que é uma apaixonada por cavalos de corrida ( NAO POR JOGO)...Nasceu no hipódromo e tem toda sua família ligada a essa atividade. Dizem ser gente muito boa.

Julio Cesar Pereira Garcia (14/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Sr Paulo Gomes advogado da senhora Juliana dias

A sua cliente já deu causa ganha para mim, presta bem atenção no que ela escreveu

Ela só falou que ficou sabendo da melhora do LENTE SUPREMO na hora da fotografia, porque ela estava com o microfone na mão , isso seria omissão

Abs

Sidnei kanashiro (14/01/2026) - São Paulo – SP

tenho 60 anos de turf, e entendo porque os animais do rio iguaçu chegam fora da pedra,quando os joqueis deles ve que o animal nao vai ganhar os joqueis nao tocam mais simplesmente desarmam e chegam na bagagem nao interassam se os apostadores, nos que jogamos ficamos a ver navios nao tocam nem pra tentar um quinto sei porque em cidade jardim cansei de escutar joqueis que falavam assim ao seu proprietario desarmei porque nao iria chegar colocado, e preservar o animal para a proxima corrida mas o prejudidado eram nós, e quando correr a próxima corrida nao pagar devoluçao de capital vai correr e ganhar por 50 metros agora um animal de 5 vitorias perder para um de 2 viitorias e preciso uma explicaçao mas tenho certeza que na proxima correr um classico um g3 ou g2 vai dividir a raia

Pedro Baluardo (13/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

15:18h site do jcb já apresenta problema. Será que vai se repetir a mesma coisa da semana passada?

Juliana Dias (13/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Ao senhor Julio Cesar Pereira Garcia

Obrigada por acompanhar a programação da TV Turfe e por registrar sua opinião. A participação do público é sempre bem-vinda e importante para o debate em torno do nosso esporte.

Aproveito para esclarecer alguns pontos que talvez não tenham ficado tão claros.

Em relação ao primeiro comentário, em nenhum momento foi dito que o cavalo venceu com sobras. Ao contrário: a observação feita foi de que, na curva, ele vinha aparentando grande facilidade, dando a impressão de que poderia resolver o páreo com mais tranquilidade. No entanto, na reta final, isso não se confirmou. O Oviedo tirou na frente, e o vencedor precisou se empenhar bastante para conseguir a ultrapassagem, exatamente como o senhor mencionou.

Sobre o segundo ponto, a informação a respeito da evolução do cavalo foi mencionada durante a entrevista, com a devida contextualização. Inclusive, foi explicado que se tratava de uma informação de cocheira recebida naquele momento, durante a fotografia da equipe, já após a realização do Resenha do Turfe, que vai ao ar antes do primeiro páreo. Ou seja, no momento do programa, essa informação ainda não estava disponível.

Nosso compromisso ao longo de toda a programação é sempre deixar claro para o público quando uma informação é prévia e quando surge de forma pontual, prezando pela transparência, pelo rigor na apuração e pelo respeito ao apostador.

Agradeço novamente sua audiência e a participação.

Um abraço.

NR. Parabéns pelo profisionalismo em vir esclarecer os fatos.  

Robert Steinberg (13/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Ficou bem nitido nas imagens do 3° pareo, o joquei da favorita procurando a sua parelha Na Corda Bamba, nos metros finais então, se vê claramente o sorriso estampado no rosto do joquei da favorita quando a Conduzida do Leandro Henrique a domina, inclusive comemorando junto com o joquei da vencedora.

Me lembrei de um caso, me corrigem se caso eu estiver errado, não foi esse mesmo joquei que pegou uma suspensão alguns dias atrás, mesmo chegando ultimo com seu conduzido comemorando a vitoria do Aprendiz M. Mazine Jr?

É por isso que o turfe está dentro do abismo. São Paulo já foi, aqui a credibilidade é 0, ainda querem trazer novos apostadores pra cá.
O ultimo por favor apague a luz.

Julio Cesar Pereira Garcia (13/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Quero parabenizar a redação do Raia Leve , aqui nos sabemos de tudo que acontece no mundo do Turfe muito bom o trabalho de vocês

Se ficar dois dias sem olhar o site tem tanta informação que você até fica perdido por isso venho todos os dias para ver as notícias

Paulo Gomes (13/01/2026) - João Pessoa – PB

Ao bobo com fantasia de malandro, Júlio !
Que agora feito um espírito sem luz tá depreciando o trabalho da competente Juliana Dias.
Só entra pra denegrir a imagem do turfe e de seus profissionais. Todos que entram nesse espaço fazem elogios e críticas, absolutamente normal. Mas você não, só deprecia a imagem do esporte.
O senhor deve ser daquelas pessoas modorrentas, de difícil convívio.
Desejo sorte aos seus que devem ter o desgosto de conviver com alguém de tão baixo astral.

Sem mais para o momento.

Leonardo Ruas de Oliveira (13/01/2026) - Pelotas – RS

Bom dia
Não estou aqui pra defender ninguém, sou proprietário e apostador, mas falar mal do Rio Iguassu é piada gente!!!
O que os caras fazem, o que tem de resultados, por isso seus animais então sendo ultimamente sempre favoritos!!!
Agora o seguinte animal não fala, animal sente coisas na corrida e até antes que não deixam sinais e que deixam de desempenhar seu rendimentos por vários fatores todos vcs sabem!!!
Agora julgar resultados de animais colocando em dúvidas esses grandes proprietários como rio iguassu e Santa Maria de araras é complicado, e pra mim o Henrique trouxe no colo a égua do araras e o Borges vem olhando torcendo que ele venha pra ganhar pq a dele ja está no sufoco!!!
Isso é bem diferente de animais que vem de várias descolocações e daqui a pouco prende vôo como temos visto em algumas ocasiões ai sim concordo com vcs!!!

Uma ótima terça a todos e boa sorte hoje nas corridas!!!


Obs: e sobre o programa resenha filtrem o que interessa nenhum treinador vai dar a barbada, sempre todos vão dizer que seus animais estão bem isso é jogo gente, depois de corrido o melhor é o que ganhou, sempre vai ser essa a resposta!!!!

Julio Cesar Pereira Garcia (13/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Mais uma derrubada do Resenha do Turfe

Ganha LENTE SUPREMO, vamos entrevistar o treinador, fiquei sabendo nos bastidores que o cavalo melhorou muito esses dias lá no CT

Lá vai eu no YouTube ver o Resenha do Turfe, não falou nada dessa melhora , mas falou que o Apolo Dez tinha melhorado

Alô JCB vamos dar um jeito nisso, como vcs vão conseguir novos apostadores assim ?

Esther Lucia (13/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ


Bem, acaba de correr o terceiro pareo da gávea, vencido pela NA CORDA BAMBA, minha dúvida se vê claramente o jóquei da favorita desde os 200 metros finais olhando pra trás, procurando alguém, fica bem claro nos últimos 100 metros o mesmo jóquei só sabe olhar pra trás procurando sua companheira. Com a palavra os amigos e a nossa comissão de corridas. Espero que tenha sido apenas uma impressão minha.

Martino Zupa (Zuza) (13/01/2026) - São Paulo – SP

Ontem 1 páreo poule de 0,9 não pagou place no Tarumã
Hoje 1 páreo poule de 0,8 fez último na Gávea
Realmente é melhor jogar no bixo
Por isso o Turf Nacional vai de mal a pior
Jockey Proprietário e treinador de ponta, e fazem isso com o apostador
Só pode ser de brincadeira, para não dizer o q eu estou pensando.....

Mirabeau Porto (13/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Luiz Marcello😪
Brilhante "gentleman rider" na década de 60!
Competia conosco, em páreos para jóqueis amadores, com lhanheza e fidalguia.
Montava bem. Fica a saudade.

Sidnei kanashiro (12/01/2026) - São Paulo – SP

Hoje 2a feira, primeiro páreo gávea, égua do rio iguassu pule de devoluçao, so ganhou de uma, penulltima lugar,utimamente animais do iguassu só banhão, porque será ? estarão dormindo ? o premio do latino americano. ontem no taruma  animal de devoluçao, último lugar, treinador aquele que dizem ser otimo deveria explicar essas derrotas os proprietarios. Estão sabendo da forma fisica desses animais ? Estao dormindo sob a vitoria do obataye. Devem explicar aos apostadores decepcionados com a forma física dos seus pupilos.

Julio Cesar Pereira Garcia (11/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Corre o ganha OSTEN até aí tudo ok até chegar a parte dos comentários, o cavalo sobrava aí eu fui ver o replay o L.Henrique teve que dar um surra no cavalo pra ganhar o páreo

Não muita satisfeita vai correr o último páreo

Fala de cinco cavalos e pergunta ao narrador Vinícius Vieira de quem vc gosta ,ele responde PRETTY GOOD não preciso falar mais nada

" Na cara não Vinícius para não estragar o velório "

Jose Tito de Aguiar (11/01/2026) - São Bernardo do Campo – SP

Assisti o comentário do Marcos Rizzon a respeito de ontem muitas verdades foram ditas a meu ver faltou dar nomes aos tres conselheiros que ele disse que fraudaram a eleição.

Para mim o Marcelo Mota é um pseudo presidente pois até agora nunca deu uma entrevista para dizer a que veio é o primeiro que deveria sair e pela porta do fundo.

Jose Tito de Aguiar (11/01/2026) - São Bernardo do Campo – SP

Bom dia a todos,

É muita incompetência eles tiveram 20 dias para aparar arestas e depois de tudo pronto programa, revista, profissionais, animais e alguns turfistas que foram ao hipódromo deixaram para resolver no dia da corrida e ainda pediram mais meia hora é o fim da picada.

Do jeito que está não seria melhor suspender temporariamente as corridas pelo menos até a realização da eleição?

Jorge Humberto (11/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Boa noite

Reproduzo abaixo o link do belíssimo editorial do Marcos Rizzon, sobre os acontecimentos em cidade Jardim. Só faço uma ressalva a tudo dito por ele... Para se reconstruir há necessidade de ter CREDIBILIDADE, coisa inexistente no atual contexto desse clube hípico. Portanto não acredito mais na recuperação nessa história..


https://youtu.be/HjHSafsuoJI?si=9nZPJesehAhKEVhd

Martino Zupa (Zuza) (11/01/2026) - São Paulo – SP

VERGONHA
20 dias sem corridas e o Jockey Club não se programou
Benjamim conseguiu o q ele queria 
E o Atual Presidente está junto com essa curriola
Resumindo conseguiram o q eles tanto queriam
Acabar com o Jockey Club de São Paulo
A todos os envolvidos
PARABÉNS

José Roberto Giancristoforo (11/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Esses vagabundos vão destruir mais ainda o Turfe com a ideia de um dia para cada hipódromo e não todos operando ao mesmo tempo e aí iniciar incentivo a aumentar a criação.

Exemplo USA hoje tem 8 hipódromos

Aqui agora vão dizer que não tem cavalos , isso aconteceu porque deram prioridade a eventos que nada tem haver com Turfe .

Ainda dá tempo de reverter e priorizar o turfe e eventos só que agreguem algo ao Turfe , caso não, que vá fazer em outra parada.

Eduardo Sanches (10/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Caros ( ainda ) turfistas,

A restrição imposta sei lá exatamente por quem do uso do lazix só após os animais cumprirem 4,5 anos de idade foi sem dúvida mais uma medida adversa para os bravos proprietários ( principalmente os pequenos) de cavalos de corrida que ainda insistem em permanecer ativos no agonizante turfe brasileiro.

Com certeza a dificuldade em organizar programas semanais vai aumentar a partir de março quando entrará em vigor a famigerada medida.

No Brasil atualmente nascem apenas 1500/600 potros/ano enquanto na nossa vizinha Argentina esse número é de 5 a 6 mil/ano. Lá os programas são fartos.

Vocês viram a programação do Ramirez na semana passada?
20 páreos cheios de inscritos.

Concluindo, posso asseverar que a trágica medida muito pouco vai atingir negativamente os nossos hermanos mas para nós será mas um tiro no pé ou melhor no peito.

Sidnei kanashiro (10/01/2026) - São Paulo – SP

Bom dia srs. do  Raia Leve, só sabe os antigos turfistas de sp.   A cerca externa de cidade jardim tem nome, o genial virgilio pinneiro filho, o descobridor do caminho da raia de fora

Jose Tito de Aguiar (09/01/2026) - São Bernardo do Campo – SP

Boa tarde a todos,

Sr. Décio Luiz,

Naqueles tempos época de "vacas gordas" eu só podia frequentar a terceira arquibancada chamada de geral e como fica longe do disco me pareceu de onde eu estava que ele vinha junto a cerca externa que em pista de grama encharcada os pilotos preferem optar e isto acontece até hoje mas obrigado pela correção.

Um Abraço.


Mais uma notícia ruim para o Turfe principalmente para São Paulo mais um Haras liquidando agora o principal do nosso estado o Phillipson se já está ruim vai ficar pior.

Decio Luis Caetano (09/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Corrigindo a postagem anterior,Kenetico em terceiro e não seu filho Vekrezo que também foi um craque em terceiro no Latino!!

Decio Luis Caetano (09/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Espetacular a campanha do Gulf do Jaguaretê,em menos de um mês três vitórias e com porém que o Cristal ficou sem dar corridas uma semana!!

De parabéns os profissionais que convivem com esse belo animal de sete anos no auge de sua campanha!!

Apenas fazer um comentário ao Sr Tito,sobre o comentário do craque Derek sobre a vitória no Latino,raia encharcada,dia de muito chuva em Cidade Jardim, conforme o Sr postou mas ele ganhou na baliza 3 ou 4, direção espetacular do L.C.Silva e a briga com égua chilena na baliza um Salinidad e Vekrezo do haras Malurica com G.Meneses em terceiro muito próximo!!

Agenor Pereira da Silva (08/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

boa tarde, como corre a lizarra. feliz proprietário, mais uma vitória classica. parabens

provavelmente será a primeira filha do alpha na repodução. 

dará o alpha um bom avó materno?

Jose Tito de Aguiar (07/01/2026) - São Bernardo do Campo – SP

Boa noite,

Não costumo assistir o pode Apostar mas o de hoje assisti e para mim foi ótimo, tanto as apresentadoras e o Lineu de Paula Machado que deu um shou falando com simplicidade dos seus familiares , do amor pelos cavalos, da origem do Haras e quando falou do Derek eu me emocionei pois eu estava numa Cidade Jardim lotada numa tarde chuvosa com a pista de grama encharcada e o Derek com o L.C.Silva deslizando junto a cerca externa ganhando o Latino de forma espetacular apesar de todos os problemas citados pelo Lineu e que eu até agora não tinha conhecimento.

Só assisti até quando ele falou do Obataye mas com certeza ele deve ter falado do Heracleon, do Romarim, do Grison e tantos outros Craques daquela farda Antológica Ouro com Costuras Azuis do Haras São Jose/Speditus que saudade!

Quem não assistiu recomento que assista pois tenho certeza que os verdadeiros turfistas vão gostar e muito.

Parabéns a todos.

Jose Tito de Aguiar (07/01/2026) - São Bernardo do Campo – SP

Bom dia a todos,

Entra ano e sai ano nossos dirigentes continuam no amadorismo com a sexta feira sem corrida no Brasil eles resolveram dividir (de novo) miséria no próximo domingo entre Gávea e Tarumã e provavelmente no próximo fim de semana Gávea com dois programas.
Desde o Paraná já se sabia que a próxima reunião no Tarumã seria dia 11 e viva o Turfe Brasileiro.

Pelo jeito a pedra unificada já era mesmo, foi mais fácil descontinuar do que resolver o que não estava dando certo.

Roberto Ferreira (07/01/2026) - São Paulo – SP

É inacreditável quanto o Fantasma J. Moreira dá pernas para os cavalos e desequilibra os páreos. Não tem para nenhum outro. É Craque com C maiúsculo!

Francisco Araujo (07/01/2026) - Belém – PA

Amigos Zuza e Julio

Nem comento mais nada sobre o rapaz. Sempre que digo algo falam que é picuinha sobre alguém que nem conheço pessoalmente.
Quanto a Nice Shot, espero apenas que a CC cumpra seu papel

Jorge Humberto (07/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

João Moreira

Ganhou o Latino-americano, o Carlos Pelegrini, e hoje o Ramirez. Promissor esse jóquei!

Julio Cesar Pereira Garcia (07/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Caros amigos

Nós poderíamos aproveitar esse espaço para contar história do turfe

O Sr Paulo Gama tem umas histórias muito boas gastava de ler quando ele escrevia para revista

Tem um história que ele publicou na revista sobre um vizinho meu chamado Caputo muito boa e tudo que ele escreveu foi o que aconteceu confirmando pelo mesmo

Sr Paulo Gama o Caputo ainda está em atividade com 96 anos adora a agência de Olaria ficar contando as histórias dele, quem faleceu foi o filho dele Aldo do salgueiro que arrumava aqueles camarotes

Abs

Julio Cesar Pereira Garcia (06/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Eu fiquei muito incomodado com essa indicação do LUSTY PACIFIC, mais eu fui ver o resenha do turfe no YouTube, o André Cunha ficou mais quando ele viu que o Vinícius Vieira não indicou para nada kkkkkkk parece que ele sabia que o cavalo não existia a barbada era o 5 mesmo vejam o replay

Eu me lembrei uma vez que iria correr um páreo de potros de 2 anos ,tinha a maior barbada um animal do ARARAS, na mesa ninguém indicou para nada, o Bolonha chamou a atenção de todo mundo, falou vamos procurar informações direito, todos aqui sabemos que o animal do ARARAS é barbada. O cavalo dividiu a Raia.

Julio Cesar Pereira Garcia (06/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Aviso ao JCB

Como que vocês da diretoria deixa essas pessoas dar indicação na televisão, eles indicaram LUSTY PACIFIC um cavalo de 6 anos com 5 saídas e que vinha a mais de um ano parado ,é para derrubar os apostadores só pode

Quando vi a pedra esse animal pagando 1,3 eu não acreditei como pode isso ai fui ver a marcação dos seus catedrático só o Vinícius Vieira que não marcou pra nada ,por sinal é o mas coerente deles parabéns garoto só não entra na panelinha

O pior que o cidadão vai na televisão e fala que falou com o treinador e o treinador falou que o cavalo está muito bem qual treinador vai falar que o cavalo não está bem ou falou a verdade para ele e ele foi omisso com o público não é possível

Vocês não estão vendo que as apostas estão caindo, vocês estão acabando com o turfe,Estão querendo vender o terreno para alguma construtora ,ou para o Flamengo construir o estádio dele

Já passou da hora de mudar essa galera,tem muita gente que não consegue nem ouvir a voz dessa gente

Paulo César da Silva (05/01/2026) - São Paulo – SP

Senhor Martino Zupa, tendo um palpite bom no jogo do bicho, pode publicar, por que nos cavalos não da mais, Treinador V.Gomes será que joga seus cavalos.$$$$$$

Julio Cesar Pereira Garcia (05/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Meus amigos

O V. Gomes mostrou as caras essa semana foi com Sonho Bom pule de 49,20 e Nice Shot dividindo a raia o homem voltou

Agora para dar um jeito no JCB só pedindo ajuda ao Donald Trump

Abs

Antonio José de Souza (05/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Alguém pode explicar como o Nice Shot ganha por 11 corpos do Contraditório e por 15 corpos do Knock Down, cavalos que ele sempre perde por 2 ou 3 corpos, no quarto páreo desta segunda ?

Não tem como entender !

E depois acham que tudo está normal

 

Martino Zupa (Zuza) (05/01/2026) - São Paulo – SP

Rufus do Sol
Nice Shot
E ninguém toma nenhuma providência
Diversidade de corridas não existe mais
Depois vcs não querem que o movimento caia
Nem com a Lâmpada do Aladim dá para acertar
Ano Novo
Tudo igual
Melhor jogar no bicho, se é para só jogar números aleatórios, pelo menos paga mais acertar uma centena ou milhar
50 Anos de Turf, tô cansando desse joguinho
Para quem acertou parabéns
Só não se esqueça que é um dia sim e 50 não
Feliz Ano Novo para o Turf
Más do jeito que começou Domingo e Segunda feira, vai ser bem difícil ser feliz para alguém

Jose Tito de Aguiar (05/01/2026) - São Bernardo do Campo – SP

Boa tarde a todos,

Hoje na Gávea 8 páreos início as 18.30 hrs.

Marcelo Oishi (05/01/2026) - Paulínia – SP

Queria agradecer a redação e ao Dr.Fred por trazerem informações sobre o Bal a Bali. Tomara que o craque consiga transmitir toda sua qualidade aos futuros filhos

E o leitor Erasmo está certo, a abcpcc mudou já o site quanto ao registro do Bal a Bali

Romolo Paperini Jr (05/01/2026) - São Paulo – SP

Boa tarde
As indicacoes de hoje sairam erradas.

NR. Obrigado. Corrigido a tempo

José Roberto Giancristoforo (04/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Gávea só tem 8 páreos , vagabundagem nem capacidade de montar um programa descente tem e pior não largam o osso

Erasmo Rodrigues da Silva (04/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Bom dia. BAL A BALI. Hoje, no site da ABCPCC NÃO consta mais MORTO. ABCPCC, o que houve?

Nota da Redação Raia Leve (03/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Nota da Redação:

Prezado Sr. Marcelo Oishi

Esclarecemos a dúvida sobre o Bal A Bali com o veterinário do Haras Santa Maria de Araras em Bagé, Dr. Friedrich Frey Junior

Ele informou que não procede a informação que Bal A Bali tenha morrido.

Não deu mais detalhes.

Vamos aguardar a divulgação da carta de monta da temporada 2025, que deve ser divulgada pela ABCPCC por volta de abril, quando saberemos quantas reprodutoras Bal A Bali cobriu.

 

João Baptista de Medeiros Vargens (03/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Alvíssaras!

Diante das turvas notícias de início de ano, que provém do Extremo Oriente, atingem o Oriente Médio, atravessam o Mediterrâneo, perpassam pela Europa e aportam na América do Sul, os frequentadores do "site" do Jockey Club Brasileiro deparam com o escorreito texto "Mãos anônimas que conduzem campeões", assinado pelo jovem Matheus Peres, um alívio contraposto às sandices e maldades perpetradas pelos "poderosos" ambiciosos.
Além de seu caráter informativo, destacam-se no artigo coerência e coesão, suporte ao justo reconhecimento àqueles que, na verdade, são os verdadeiros ’donos" de nossos corredores. O autor, com extrema intimidade e sensibilidade, homenageia os cavalariços e explicita seu árduo trabalho, quase sempre sem dia e horário determinados. Infelizmente, esses trabalhadores geralmente não merecem a atenção devida do turfista em geral e, principalmente, de proprietários.
Quando me tornei comodatário do JCB, ocupando uma das cocheiras da Vila Hípica, na urgente reforma que se fazia necessária, priorizei o dormitório do cavalariço, dotando-o dos utensílios necessários e, antes de qualquer outra dependência, de um ar-refrigerado.
Em conversa, há anos, com o saudoso campista Genildo Gomes, um dos baluartes do Jockey Club de Campos (ele testou, de bicicleta, o photochard" do hipódromo, em 1952, foi jóquei, treinador, segurador, árbitro de partida e cavalariço), ele me afirmou que nada melhor do que estar com o animal diariamente, escovando-o, alimentando-o, ou seja, entre as diversas funções nada melhor do que a de cavalariço.
Aproveito a oportunidade para tornar público meu apreço e reconhecimento ao trabalho do Carlinhos, cujo nome verdadeiro é Waldemar, cavalariço, funcionário, também, do JCB, por seu rigor profissional, demonstrado há quase quarenta anos. Em sua pessoa venho saudar os abnegados e anônimos cavalariços, assim como os ferradores, e sugiro que sejam lembrados na tradicional prova
dedicada anualmente aos Profissionais do Turfe.
Finalmente, parabéns ao articulista, Matheus Peres. Continue escrevendo e enriquecendo esta página! O turfe agradece!

Carlos Roberto dos Reis (03/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Bom dia
Desejo a todos do RAIA LEVE um feliz ano novo e que temos melhores momentos no turge.
Para começar bem o ano é necessário excluir o mais rápido possível aquelas malditas estruturas que ficam na frente das sociais do JCB. Não adianta nada eles fazerem propaganda para que todos vão ao joquei e quando chegam lá da de cara com um monte de trambolho na frente da pista.
Aí tendo que ficar na frente da TV para ver corridas, enquanto estiver desse jeito não vamos ao joquei.

Marcelo Nobrega (03/01/2026) - Rio de Janeiro – RJ

Um 2026 de muito sucesso a todos os Turfistas.

Externo a minha alegria e ao mesmo tempo o meu agradecimento ao profissional Fabrício Borges.

Treinador de escol.
Não é preciso falar mais nada.

Ser humano franco e exímio pesquisador, sempre buscando se atualizar no turfe, colocou a Gretta Tiger no último furo para faturarmos esse último páreo de 3 anos da Gávea.

Como se fala na expressão naval …
Fabrício, BZ.

Bravo Zulu (BZ) significa "Bem Feito", elogio por uma tarefa bem executada.

Parabéns ao jóquei A.Cardoso que não se afobou mesmo largando um pouco atrasado e equipe envolvida:
Veterinária Carol, Segundo Gerente Gringo e Cavalariço Vicente.

Marcelo - Stud Tutuca

Marcelo Oishi (03/01/2026) - Paulínia/SP

Obrigado pelo retorno, redação!!

Dele nao ter padreado ninguem, ate entendo. Não teria tempo habil.

Agora dele ser dado como morto é triste, ainda mais com esses detalhes dele estar indocil. Tinha visto um video dele no world horse no instagram, que e maravilhoso.

Espero de verdade que seja um erro do site do stud book

Tomara que alguem do araras leia esse espaço, ou mesmo da abcpcc e venha esclarecer essa questao

Jorge Humberto (03/01/2026) - Rio de Janeiro/RJ

Bom dia

BAL A BALI foi tríplice coroado e ainda ganhou o GP Brasil..... Não tenho notícia de feito igual por aqui. Nós Estados Unidos, ficou pendurado no ar por causa da laminite ( doença séria de casco). Aí quando baixaram o mesmo, ele resolveu ganhar Grupo 1 por lá. Se não der filhos é uma lástima.

É o que sei

Marcelo Oishi (01/01/2026) - Paulínia – SP

Queria tirar uma dúvida com a redação do Raia Leve.

Essa semana teremos o Clássico Bal aA Bali!!

Fui olhar a campanha do cavalo no Stud Book e vi que o site está com uma ferramenta nova, dizendo se o animal pesquisado está morto (registro baixado ao menos).

Quando fui ver o Bal A Bali, constava ele como morto. Olhei na matéria no site do Jockey e não a menção a isso e nem em pesquisas do google encontrei algo.

Fui ao site do Araras e não vi o cavalo na lista de reprodutores.

Afinal, o Bal A Bali morreu?

NR - O site da Pedigree Query informa que ele foi vendido de volta ao Brasil em setembro de 2024.
Em 30 de setembro de 2024, foi noticiado que Bal A Bali regressaria ao Brasil, via importação de seu criador, o Haras Santa Maria de Araras.
Assim, Bal A Bali retornou ao Brasil, indo para Bagé para servir como reprodutor.
A última notícia que tivemos foi que Bal A Bali estava extremamente indócil no Haras, não permitindo que os tratadores se aproximassem, dificultando com isso o seu manejo.
No site do da ABCPCC, não consta nenhum produto registrado no Brasil, e realmente consta como já verificado pelo sr. como morto, o que é uma tristeza e uma péssima novidade para nós.

 








13.365

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês