Um excelente programa de 15 páreos será realizado na tarde/noite de hoje no Hipódromo Argentino de Palermo e a principal atração é o Clásico Otoño, prova do Grupo II, em 2.000 metros, para corredores de 3 anos e mais idade. No reduzido campo de cinco competidores, grande favoritismo para o cavalo Ferrovial, de 5 anos, montaria de Facundo Coria. Nas últimas quatro apresentações, o filho de Ride The Rails venceu em três oportunidades e vem de ganhar, com facilidade, uma Listed, em 1.800 metros e um Grupo III, de ponta a ponta, em 2.500 metros, ambas em Palermo. Em corrida normal, dificilmente será derrotado. Seus adversários são Coquelize (Leyes), Life of Victory (Blanco), Caballero Fuerte (Ricardo) e Aterciopelado (Falero). Segundo o programa oficial, Ricardo tem mais sete montarias na corrida de hoje.
PASSEIO EM LA PLATA – O potro Presuroso Nov, grande favorito, venceu por seis corpos o Clásico Agustin B.Gambier, em 1.200 metros, destaque da programação realizada, ontem, no Hipódromo de La Plata. Dirigido por Francisco Arreguy, derrotou Gold Slew na marca de 75s30 em pista muito pesada. O ganhador, de 2 anos, por Romanov e Presurosa, de propriedade do Stud La Claridad, foi apresentado pelo treinador Edmundo I.Rodríguez. Jorge Ricardo participou de duas provas na corrida e não obteve colocação.
AUMENTO DE PRÊMIOS – Depois de ter recebido ajuda do Fondo de Reparación, criado para ajudar as entidades promotoras de corridas, na Argentina, a direção do Hipódromo de La Plata anunciou um aumento de prêmios a partir do próximo dia 17. O páreo de corredores de 3 anos, com uma vitória, passará de 13,5 para 15,5 mil pesos.
DEFINIDO – Com o impedimento de Julio César Méndez, que, por contrato, terá que montar Don Delirio, o treinador Luciano Parisi ofereceu a montaria de Hampón, no GP Latinoamericano, ao veterano Jorge Valdivieso, de 48 anos, um dos ídolos do turfe argentino.
CHEGAM OS DE FORA – Os representantes estrangeiros ao GP Latinoamericano do próximo dia 17, em La Plata, devem chegar este fim de semana à Argentina. Os peruanos Loca Amy, El Dragón e Comando Intimo desembarcam amanhã, enquanto no domingo têm chegada prevista o brasileiro Fado e os chilenos Basalto, Noble Guerrero, Caucus e Montes Alpha.
MORRE MAT BOY – Mat Boy, um dos grandes cavalos da história do turfe argentino, morreu ontem, aos 28 anos, vítima de cólica. O filho de Matún e Boyera, que cumpriu excelente campanha na Argentina e nos Estados Unidos, era reprodutor desde o ano 2000 no Haras Biznaga e figura como excelente avô materno.
INVASOR – O treinador Kiaran McLaughlin, responsável pela magnífica campanha do craque Invasor nos Estados Unidos, afirmou, ontem, que o corredor está em forma espetacular e seguiu melhorando após a vitória no Donn Handicap, sua última apresentação. O profissional informou que o filho de Candy Stripes será embarcado para os Emirados Árabes no próximo dia 20 e espera a vitória na Dubai World Cup no palco da única derrota do melhor cavalo do mundo, ano passado. Invasor foi quarto colocado para Discreet Cat no UAE Derby de 2006. O jovem Fernando Jara, que dirigiu o campeão nas cinco vitórias em pistas americanas, já está em Dubai, levado pelo Sheik Handam al Maktoum e participou da corrida de ontem, obtendo um segundo e um quarto lugares. O dono de Invasor queria que Jara se ambientasse com a pista de Nad Al Sheba.
por Marco Aurélio Ribeiro