Tropical Mountain (Yagli e Tropical Land, por Baligh), 4 anos, de criação do Haras São José da Serra e propriedade do Stud Casablanca, fazendo jus ao favoritismo e recebendo ótima direção de Carlos Lavor, ganhou com firmeza o Clássico Cláudio Luiz Sperb, em 1.500 metros, areia úmida, disputado no Hipódromo do Cristal, em Porto Alegre.
Ponteou Nativa Flag, seguida por Fleur des Champs. A favorita, mesmo largando por fora de todas, já vigiava de perto as ponteiras, na terceira colocação, enquanto Sexille e Juroquesouboa, vinham a seguir.
Logo no início da reta, lançada por fora das ponteiras, Tropical Mountain assumiu o comando das ações e liquidou a carreira, resistindo ao ataque final de Parceria, que apresentada em excelentes condições, cumpriu destacada performance. Atropelando a mais de meio de raia, Humanita tomou o terceiro lugar de Nativa Flag nos últimos pulos. Indian Glory completou o marcador. Andréa Lius, Máquina Alada, Fleur des Champs, Fumaceira, Nebinka, Juroquesouboa, Glória de Icaro, Sexille e Silver Bonapart chegaram, nesta ordem, depois. Abrasame Asi não foi apresentada.
Mandada à raia repinicando por Hermínio P. Machado, Tropical Mountain conseguiu sua quarta vitória (três na Gávea), a primeira clássica, todas na pista de areia, num total de dezenove apresentações. Fechou o percurso em 1min33s8/10.
da Redação