Normal 0 21 false false false PT–BR X–NONE X–NONE
Estive presente no último matinal de sábado (24) do Jockey Club do Rio Grande do Sul. O dia começou quente e nublado e, perto do fim do trabalho na raia, a chuva chegou com força. Para fugir um pouco da água, fui para debaixo da figueira próxima à pista, claro, com um bom chimarrão, item indispensável para nós, gaúchos.
O que pude perceber foram cavalos bonitos, fortes, alguns mais magros, mas todos sendo preparados. A semana do Grande Prêmio Bento Gonçalves está cada vez mais próxima. A expectativa é de que tenhamos corridas na quinta–feira, dia 5, e no domingo, dia 8, o grande dia.
Observei em especial um cavalo que, sem exageros, estava mais bonito do que os outros e, não por acaso, é o grande favorito do Bento Gonçalves: Único Lô [Wired Bryan na Depends On Me (Siphon)].
Conversando com seu proprietário, Luiz Henrique Flores dos Santos, o Luizinho, soube que o Tríplice Coroado entre os Produtos 2024 já encerrou o ciclo de treinamentos mais pesados. Sendo assim, até o dia do Grande Prêmio ele terá trabalhos mais amenos, focados em manter sua boa forma.
Vale lembrar que, além da Tríplice Coroa em 2024, Único Lô conquistou o bicampeonato no Grande Prêmio Protetora do Turfe (L), com vitórias em 2025 e 2026. No ano passado, ganhou o Grande Prêmio Bento Gonçalves (G2) e agora se dirige ao páreo como franco favorito a mais um bicampeonato.
Como cada carreira é cada carreira, só dá para afirmar um resultado depois do páreo corrido. Nesse sentido, um bom adversário de Único Lô é o seu companheiro de cocheira, cotado como o carro–chefe do Leilão do Bento, promovido pela TBS: Joyfull Thunder [Thalasso na Xania Thunder (Durban Thunder)].
Criado pelo Haras Cabanha Ereporã, o tordilho de pelagem escura está em boa forma. É mais jovem que Único Lô, tem um peso mais favorável e também recebe o preparo do renomado treinador Neimar Canut.
O Sr. Neimar, que comanda a Cocheira 12, deve ter entre nove e dez pensionistas inscritos nos páreos dos dias 5 e 8 de novembro. Além da prova principal, o treinador certamente estará no Grande Prêmio Presidente da República (L) e no Grande Prêmio Luiz Fernando Cirne Lima (LR–R).
Na prova que homenageia o eterno ministro Cirne Lima, a cotada da cocheira é Orquestra Bianca [Molengão e Dengosa Bianca (Hinton Wells)], de propriedade de Lucas Martins Brambilla.
O que fica é que a Cocheira 12 estará em peso na principal festa do turfe gaúcho. E a história de Único Lô mostra que o caminho até o Bento também passa pelo leilão: ele foi comprado no Leilão do Bento de 2025, promovido pela TBS, sob o comando de Mário Marques, o Zuca.