Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Valparaiso - Stud Blue Mountain

Like It Hot - Stud Verde

Núcleo Terrestre - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Night Street - Stud Dona Cecília

Tenuta Poggione - Haras do Morro

Off the Curve - Stud H & R

Sonho Bom - Stud H & R

Online - Stud Verde

Olympic Maurren - Stud H & R

Oteque - Stud H & R

Kempes Love - Stud Verde

The Lord - Stud H & R

Submarino - Haras Figueira do Lago

Ronigol - Stud Verde

Sargent Pepper - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

No More Trick - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Ronigol - Stud Verde

Maryland - Stud Verde

Jeep do Jaguarete - Coudelaria Jéssica

Meu Amor Maior - Stud 13 de Recife

Le Gonfalon - Stud Verde

Minuxa - Haras Depiguá

Olympic Orkut - Stud H & R

Só Te Peço Amor - Stud Verde

Ronigol - Stud Verde

Papa-Léguas - Stud H & R










Julho | 2026

Jóquei Juan Manuel Soto sofre queda gravíssima no Hipódromo Chile, em Santiago
23/07/2026 - 19h43min

Internet

Juan Manuel Soto sofreu fratura na coluna

Normal 0 21 false false false PT–BR X–NONE X–NONE


Quedas acontecem, embora todos os cuidados são tomados pelos jóqueis ao montarem. Equipamentos de segurança são exigidos acertadamente pelas comissões de corridas dos hipódromos. E não é diferente em nenhum lugar do mundo em hipódromos autorizados. Mas a profissão nem por isso deixa de ter risco. Às vezes, o inevitável ocorre.

Esta semana, na noturna desta terça–feira, no Hipódromo da Gávea, o aprendiz de 3ª categoria, E. Fernando rodou da égua Te Gusta Tu, de 4 anos, fato que a Comissão de Corridas abriu sindicância para apuração dos fatos. Felizmente, nada de grave aconteceu com o rapaz.

No Chile, no 7º páreo, em 1.000 metros, de um total de 21 páreos realizados no Hipódromo Chile, em Santiago, nesta última quinta–feira, 16 de julho, o jóquei Juan Manuel Soto teve menos sorte, caiu com o cavalo Limitless, de 8 anos, no final da última curva, faltando 500 metros para o disco, na pista de areia, já que a reta tem 400 metros. Por sorte a queda não foi filmada, pois o cavalo que já vinha em último saiu fora da imagem da TV.

Após a corrida, o cavalo Limitless, apesar da queda, foi examinado pelo serviço de veterinária, onde foi constatada insuficiência cardiorrespiratória e epistaxe bilateral. Foi indicado 21 dias de repouso e só poderá correr novamente após exames e um atestado veterinário.

A equipe médica da clínica de jóqueis do Hipódromo do Chile emitiu o seguinte relatório para a imprensa:

"Consta que o jóquei Juan Manuel Soto caiu de seu cavalo durante a corrida e foi esmagado por ele. Ao chegar ao local, a equipe de emergência encontrou o paciente inconsciente na pista. Foi realizado um resgate imediato, aplicando–se as medidas de estabilização pré–hospitalar adequadas e garantindo o alinhamento da coluna vertebral em todos os momentos, devido à alta energia do acidente. Considerando a gravidade do quadro clínico e o nível de consciência alterado do paciente, ele foi imobilizado e transportado com urgência de ambulância para o Pronto–Socorro do Hospital San José para avaliação e tratamento pela equipe de trauma. De acordo com o laudo médico emitido pelo hospital, o paciente foi admitido com diagnóstico de múltiplas contusões, apresentando múltiplas fraturas decorrentes do acidente. Ele permaneceu em observação devido à suspeita de lesão na coluna vertebral, necessitando de exames complementares e tratamento especializado. Portanto, após estabilização, foi transferido para a ACHS – Asociación Chilena de Seguridad (Associação Chilena de Segurança) no Parque Bustamante para avaliação adicional.


Limitless (seta branca) com Juan Soto, no final da curva, saiu da imagem da TV, quando ocorreu a queda 

Em novos exames, foi constatado uma lesão na coluna para a qual foi submetido a uma cirurgia no dia seguinte, sexta–feira, 17, na clínica da ACHS. Ele permanece intubado na UTI daquele hospital.

Juan Manuel Soto está fora de perigo de risco de morte e resta saber como sua recuperação progredirá nos próximos dias, período em que deverá começar a recuperar a sensibilidade nas extremidades.

Esperamos que o experiente jóquei Juan Manuel Soto se recupere do acidente.

Portanto como parte da prevenção de acidentes, as Comissões de Corridas dos Hipódromos Brasileiros devem ser bem rigorosas na vigilância do cumprimento das regras pelos jóqueis, punindo–os com o devido rigor, de forma a que partidos para vencer um páreo, defender uma posição, forçar uma passagem ou ficar em pé apoiado no estribo antes de cruzar o disco, sejam evitados, já que contra os atos involuntários dos animais, praticamente nada pode–se fazer, afinal “eles são animais”.

Veja o páreo no Hipódromo Chile:
https://www.youtube.com/watch?v=YyKWp_l90hI

Da Redação

 



<< Anterior Próxima >>








13.377

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês