Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Valparaiso - Stud Blue Mountain

Like It Hot - Stud Verde

Núcleo Terrestre - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Night Street - Stud Dona Cecília

Tenuta Poggione - Haras do Morro

Off the Curve - Stud H & R

Sonho Bom - Stud H & R

Online - Stud Verde

Olympic Maurren - Stud H & R

Oteque - Stud H & R

Kempes Love - Stud Verde

The Lord - Stud H & R

Submarino - Haras Figueira do Lago

Ronigol - Stud Verde

Sargent Pepper - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

No More Trick - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Ronigol - Stud Verde

Maryland - Stud Verde

Jeep do Jaguarete - Coudelaria Jéssica

Meu Amor Maior - Stud 13 de Recife

Le Gonfalon - Stud Verde

Minuxa - Haras Depiguá

Olympic Orkut - Stud H & R

Só Te Peço Amor - Stud Verde

Ronigol - Stud Verde

Papa-Léguas - Stud H & R










Março | 2026

Mais reflexões sobre o desempenho dos animais corridos no Brasil, por Baronius
16/03/2026 - 12h50min

Imgem gerada por IA

Estudo com 3.963 animais em corrida

Normal 0 21 false false false PT–BR X–NONE X–NONE


Uma avaliação dos 3.963 animais que correram no Brasil, de 2022 e 2024

Meus amigos do turfe e caros criadores do PSI brasileiro, vamos para mais uma rodada dos parâmetros dos animais corridos no Brasil entre as temporadas de 2022 e 2024. Relembrando alguns detalhes importantes da primeira parte, a população avaliada foi de 3.963 indivíduos que correram, advindos de 2.360 matrizes e 225 reprodutores.

A nossa linha de base comparativa é 9% de ganhadores clássicos (Grupo+LR) e 6% de ganhadores de provas internacionalmente catalogadas como de grupo. Antes de adentrar em mais dados e informações gostaria de deixar uma mensagem para o criador brasileiro.

Você é chamado de CRIADOR porque você não pode copiar, você é um pavimentador do futuro, você “joga xadrez com a natureza” (palavras de S.A. Aga Khan), você “tem de ser um profeta” (palavras de Zenya Yoshida) e acima de tudo um criador de sucesso nunca será um copiador de modismos.  Você criador é um bandeirante dos nossos pastos, desbravador dos caminhos que nos levam até o futuro. Essa é a arte de criar.

A Carga Genética de nossos produtos


Hoje vou me concentrar na carga genética de nossos produtos. Primeiramente vamos ao quadro que traz a carga genética (Coeficiente de Inbreeding) até a décima geração da população estudada e as médias anuais de uma amostragem mundial:

Como podemos verificar, não há qualquer diferença significativa entre a carga genética no Brasil e no resto do mundo. Fiz diversas simulações separando por jurisdições diferentes e os números se repetem. Logo o PSI brasileiro está sim alinhado com o que é produzido fora das nossas fronteiras. As diferenças que surgem nos extremos, são os casos raros que não tem representatividade. Para darmos uma cor aos números, seguem aqui o animal de valor máximo, chamado LORD DA SERRA (2020) filho de English Major (Put it Back) em Have No Shame, por Put it Back. O animal com menor carga genética foi o alemão AGGENSTEIN (2019), filho de Amaron em Altstadt. Quem tiver curiosidade estude os pedigrees acima.

Vamos a uma importante divisão entre duplicações cruzadas até a quinta geração (inbreeding) e o chamado Outcross (Linebreeding), nosso país apresenta 77% da população estudada com duplicações (inbreeding) e 23% na categoria de Outcross. Como foram os resultados destes grupos? Os animais com duplicações cruzadas foram ligeiramente superiores aos demais, sem qualquer significância estatística. Podemos dizer que dada uma mesma chance ambos os grupos desempenham de forma equivalente. 2/3 das duplicações são feitas nos dois maiores chefes de raça do final do século passado.


Northern Dancer, o mais duplicado em pedigrres

Ninguém ficará surpreso ao saber que NORTHERN DANCER (37%) e MR. PROSPECTOR (29%) são os mais duplicados. Aqui podemos afirmar que o “dublê mágico” Northern Dancer + Mr. Prospector foi a duplicação mais eficiente. A superioridade não é gigante, mas usá–los em seus cruzamentos ocasionou uma melhora de desempenho clássico da ordem de 25%. Duplicações em DANZIG, STORM CAT e GHADEER apresentaram menos que 5% de vencedores de provas de grupo, resultado abaixo da média. Quem quiser continuar tentando esse caminho, terá de ser cirúrgico e contar com um tanto de sorte.

Concluindo com alguns exemplos ilustrativos. Você pode chegar ao sucesso com pequena carga genética, como no caso de Navio Fantasma e Ever Daddy. Por outro lado, temos uma Bluestocking e um Los Angeles com altas cargas genéticas e muitas duplicações. No Brasil não há diferença alguma em desempenho clássico entre as duas famosas teorias. O estudo de Todd, em 2018, aponta com muito mais dados e variáveis testadas que o aumento de carga genética está sim gerando uma depressão de desempenho na população. Aqui a mensagem é simples, quando for montar seu cruzamento saiba qual é sua intenção e saiba os riscos que está correndo. Tenha fé nas suas escolhas e cuide bem dos seus produtos. Às vezes, práticas simples funcionam melhor que teorias.

 



<< Anterior Próxima >>








13.369

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês