FESTIVAL DA TRÍPLICE–COROA EM SP É DESTAQUE DA SEMANA
Os holofotes da semana turfística nacional vão estar focados no Hipódromo de Cidade Jardim. A diretoria do Jockey Club de São Paulo promoverá duas reuniões, na sexta–feira, feriado da Proclamação da República, dia 15 de novembro, com programa de 9 páreos, das 14h, às 17h55, aperitivo, para o dia seguinte, sábado, com o Festival da Tríplice–Coroa paulistana. Além do retorno às pistas de João Moreira, para abrilhantar a festa, serão realizados os Grandes Prêmios Diana e Derby Paulista, provas de Grupo 1, e, os tradicionais Grandes Prêmios Proclamação da República, Grupo 2, para velocistas, e, Governador do Estado, Grupo 2, para os especialistas da milha. Programação de luxo, das 13h57, até, as 18h05. Todos os principais jóqueis do país tem presença marcada no importante evento turfístico.
GP BENTO GONÇALVES
O alazão, Uma Vez Flamengo, de criação e propriedade do Haras Doce Vale, treinado por Venâncio Nahid, e conduzido por Wesley Silva Cardoso, foi o herói do Grande Prêmio Bento Gonçalves, de 2024, no Hipódromo do Cristal, em Porto Alegre. O filho de Verrazano e Joy Baby Bunny, por Wild Event, depois de escoltar, aqui na Gávea, o campeão da areia do país, Apolo Dez, do Stud São Francisco da Serra, se sentiu bem a vontade, no campo do Bento, e não tomou conhecimento dos adversários. Acompanhou o ritmo da prova a puro galope, e já entrou na reta final com total domínio da situação.
JOQUEADA DA SEMANA
No dorso de Lake A Trojan, de propriedade do Stud Derby Sobralense, com os seus mais de 50 proprietários, e criação do Haras Santa Maria de Araras, José Aparecido, deu a joqueada da semana. Preparo caprichado do treinador Roberto Morgado Neto. Aparecido esteve frio, calculista e pragmático para trazer o seu valoroso conduzido no tempo certo, em ritmo apropriado e decidiu uma prova de rivais de alto gabarito. Uma bela carreira.
PERSONAGEM
Victória Mota, que tanto sucesso fez na profissão de joqueta, eu mesmo, na profissão de seu agente de montarias, somei 108 vitórias com ela, no seu início de carreira, agora demonstra competência e entusiasmo, nos primeiros passos no desafio de abraçar a profissão de treinadora. Filha do craque das rédeas, Alex Mota, e, da comentarista, Juliana Dias, que também já foi treinadora, ela me fez lembrar o seu avô, Odyr Jorge Meneses Dias, o saudoso Cai Cai, um mestre na arte de cuidar de puros–sangues de corrida. Após o galope de apresentação da potranca, Opus Day, de propriedade do Stud Saia Justa, cuja as 17 cotistas, que dividem a coudelaria, são mulheres apaixonadas por cavalos e, também, pelo esporte, não tive dúvida do seu triunfo. Montada pelo talentoso, João Vítor, a filha de Kentuckian, criada no Haras dos Girassóis, deu um show na raia de grama carioca. Parabéns a todos os envolvidos. A presença do stud, com sua feminilidade, é um marco no turfe carioca. E, com certeza vai abrir espaço, para que outros grupos de mulheres arrojadas, também abram suas próprias coudelarias.
DESTAQUE
Impressionante o que corre Motocycliste, de Renato Bender Castro, e criação do Haras Santa Maria de Araras. Quatro atuações de quatro vitórias, todas em marcas expressivas, e num estilo totalmente apropriado para o recordista mundial, Jorge Ricardo ampliar o seu próprio recorde mundial. Don Ângelo, na teoria, o seu maior rival, literalmente perdeu as pernas, na tentativa de acompanhar o seu ritmo alucinante. Perdeu a dupla.
FRANCISCO LEANDRO
O jóquei brasileiro segue no domínio absoluto do turfe argentino. Com 421 vitórias conquistadas em 2024, ele já alcançou a sua segunda melhor marca na estatística portenha. No ano passado, ele exagerou, com 540 pontos. Agora, a pouco mais de um mês do final do ano hípico, já pode comemorar a sétima estatística conquistada.
TERÇA VOLTA A SUPERAR MGA DE SEGUNDA NA GÁVEA
Pela segunda semana consecutiva, o Movimento Geral de Apostas da terça–feira na Gávea, R$ 874 mil, conseguiu superar os R$ 853 mil, da antes absoluta arrecadação das segundas–feiras. Vida que segue, como diria o saudoso, João Saldanha.