Tradição. Esta palavra, talvez seja a melhor definição, para o evento turfístico de hoje à tarde, no Hipódromo de Belmont Park, em Nova Iorque. O consagrado Belmont Stakes, com bolsa de U$ 1 milhão e 500 mil de dotação, na distância nobre dos 2400 metros, em pista de areia, 3ª prova da Tríplice–Coroa Americana, vai reunir a nata dos puros–sangues do turfe internacional, às 20h02. Não teremos um craque tríplice–coroado. Afinal, Mage conquistou a primeira etapa, o Kentucky Derby, e, na segunda, o Preakness Stakes, caiu diante de National Treasure. No campo desta tarde, Mage está ausente. Mas, National Treasure, treinado por Bob Bafert, e conduzido por John Velazquez, estará de prontidão, para tentar nova conquista.
Forte, montaria de Irad Ortiz Jr., e preparo de Todd Platcher, é um dos mais cotados nos bastidores. E também existem fichas apostadas em Tapit Trice, com Luiz Saez, e treinamento do mesmo Todd Platcher. O treinador Brad Cox tem três pensionistas inscritos, e muita esperança. Tapit Shoes, Hit Show e Angel of Empire, conduzidos, respectivamente, por José Ortiz, Manoel Franco e Flavien Prat. Dois puros–sangues brasileiros correm em outros clássicos importantes nesta tarde. Ice Chocolat atuará no Jaipur Stakes, Grupo 1, no percurso de 1200 metros, na grama, com bolsa de U$ 400 mil. E, Filo Di Arianna, no Poker Stakes, Grupo 3, em 1600 metros, na grama, com bolsa de U$ 200 mil. É a nossa torcida.
Vale lembrar, que há 50 anos, no longínquo ano de 1973, provavelmente, o cavalo mais famoso e badalado de todos os tempos, Secretariat, ganhou o Belmont Stakes, por mais de 30 corpos, no lendário Hipódromo de Belmonte Park. Conquistou a tríplice–coroa americana, naquela oportunidade, e entrou para a história. O craque virou filme de sucesso em Hollywood, assombrou o mundo, e ficou eternizado, como símbolo da incomparável arte de correr, de um puro–sangue inglês.
Por Paulo Gama