Francisco Leandro Fernandes Gonçalves, ou apenas, "Leandrinho", como se referem a ele, os burreros, nas tribunas dos hipódromos na Argentina, encerra hoje, no Hipódromo de La Plata, os seus dois primeiros meses de atividade turfística, que nem nos seus melhores sonhos, poderia sonhar. Depois de ganhar 67 carreiras, em janeiro, o piloto brasileiro manteve bom ritmo, e, ontem, após ganhar mais três páreos, no Hipódromo de Palermo, com Atlantic Nash, Black Campero, e Sol Mio, entra na raia de La Plata, hoje à tarde, no último dia de fevereiro, com 116 vitórias.
Pentacampeão da estatística no turfe argentino, desde 2018, lá não tem para ninguém. A imprensa do país Hermano, já ressalta nos sites especializados, e nos periódicos, as façanhas do brasileiro. No site, Turfdiario, por exemplo, um dos mais completos e conceituados, da América do Sul, já foi publicada matéria, que ressalta os números do piloto, e projeta, a expectativa de quebra do recorde de vitórias do lendário, Jorge Ricardo, 467 vitórias, obtida por ele, na Argentina, em 2008. O texto escreve que no ritmo atual, "Leandrinho vai superar o seu compatriota", apostam.
Leandro assinou sete montarias na jornada de 12 carreiras de hoje, em La Plata. Aliás, ele sempre comenta com os amigos, que aprecia montar no bosque da cidade universitária, onde, segundo ele, recebe tratamento muito carinhoso, dos profissionais, dos funcionários, e dos burreros, em geral. Precisa de quatro pontos para fechar os dois primeiros meses de ano hípico, com 120 pontos. A média de 40 páreos por mês, já lhe dá o recorde anual de triunfos na Argentina, e, de quebra, o sul–americano, também de Ricardinho, batido na Gávea, 477. Leandro chegaria a 480, e bateria as duas marcas. Há dois anos que ele não alcançou estes números, devido a graves acidentes de raia, inclusive, com fraturas. Em 2021, ganhou 400 páreos, e, em 2022, 418. Agora, em 2023, espera driblar as fatalidades.
O turfista pode acompanhar o brasileiro, e a sua incrível trajetória, ao vivo, pela internet, no site www.turfpremium.com.ar, ou no site oficial do Hipódromo de La Plata.
Por Paulo Gama