O tradicional Grande Prêmio Linneo de Paula Machado, Grupo 1, Grande Criterium, para produtos de 3 anos, patrocinado pelo Haras Figueira do Lago, em 2000 metros, na grama, é a maior atração, hoje à tarde, no Hipódromo da Gávea. A prova reúne alguns dos melhores corredores da geração, com destaque para London Moon, de criação e propriedade do Haras Anderson, com campanha espetacular nas pistas. O pensionista de Adélcio Menegolo, depois de enfileirar quatro triunfos consecutivos, entre eles, a Copa Velocidade e Precocidade, Grande Prêmio Conde de Herzberg, Grupo 2, e Grande Prêmio Jockey Club Brasileiro, Grupo 1, só conheceu derrota, por desclassificação, na última corrida, quando ganhou o Grande Prêmio J. Adhemar de Almeida Prado, Grupo 1, mas não levou, por prejuízos causados a Ladário, do Stud Snob, negociado, recentemente, com o turfe de Hong Kong.
Além da prova central, mais quatro páreos do calendário clássico serão disputados na reunião diurna do feriado, entre às 14h15 e às 18h32. No Clássico Derby Club, em 3000 metros, na grama, Bacilo, do Stud Ilse, treinado por Roberto Morgado Neto, vai defender a preferência nas apostas, devido a boa campanha recente nas provas de fundo. Na prova clássica seguinte, o GP Costa Ferraz, Grupo 3, para éguas de 3 anos e mais, no tiro curto de 1000 metros, na grama, Jelly Bean, do Haras Sweet Carol, possui a melhor campanha, porém, existem fortes rivais em Jasmine, do Haras Santa Maria de Araras, e Cherie Dollar, do Haras Alves Teixeira.
No Grande Prêmio Rocha Faria, Grupo 3, para potrancas de 3 anos, People Ask, de criação e propriedade do Haras Figueira do Lago, patrocinador do Grande Criterium, defende a liderança da turma, pois traz no retrospecto triunfo no GP Margarida Polak Lara, Grupo 1, Taça de Prata, e na Prova Especial Be Fair. O Grande Prêmio Gervásio Seabra, em 1600 metros, na grama, Grupo 3, vai reunir especialistas na distância, prova que antecede o Grande Criterium. Jet Class, do Stud Instante Mágico, deve ser eleito favorito pela consistência da campanha, com cinco vitórias, em poucas saídas. Mas, Oceano Azul, do Figueira do Lago, depois de merecido descanso, possui credenciais para lhe trazer enorme dificuldade. Seven, do Haras Doce Vale, e Intuito Campeão, do Stud Escorial, também correm de verdade.
Tempo firme, sol, pista de grama em boas condições, e, finalmente, um público presente ao prado carioca, a altura das suas tradições. Dia da Criança. Muito espaço para correrem à vontade, e várias atrações para elas, como as corridas dos pôneis, programadas no roteiro do Jockey Club Brasileiro. Sem dúvida, o melhor programa do feriado. Seguro, aprazível, e com estacionamento. Vale a pena conferir, tomar o chope do Chico, no seu Fuxico, e os salgadinhos maravilhosos, dos tempos do Bracarense.
Por Paulo Gama