A Secretaria da Comissão de Corridas do Jockey Club Brasileiro organizou reunião de 8 páreos, hoje à noite, no Hipódromo da Gávea. Trata–se de um programa mixuruca, repleto de páreos sem maiores atrativos, com início às 18h e encerramento às 21h30. Provavelmente, outro fracasso financeiro, a exemplo do que aconteceu ontem à noite, com Movimento Geral de Apostas (MGA), de pífios R$ 447.190,32. Ladeira abaixo. A expectativa de toda comunidade turfística está voltada para reunião de amanhã, dia da disputa do Grande Prêmio Linneo de Paula Machado, Grupo 1, e mais outras quatro provas clássicas, de indiscutível qualidade técnica.
Pouco a dizer da reunião de hoje. A chamada de oito páreos, com seis deles na raia de grama, e apenas dois, na areia, vai sofrer tremendo abalo financeiro devido a mudança de raia sistemática, numa primavera de tempo chuvoso, que tem causado problemas de arrecadação para o turfe carioca. A maioria de puros–sangues, com preferência pela grama, tem tido de atuar na areia. Ou, dar prejuízo para os proprietários, e fazer forfait. O filme vai se repetir hoje. Com a medida alta do penetrômetro, a grama será poupada, para não colocar em risco o Festival de amanhã, com provas de alto nível técnico.
A cabeça de todos já está no dia seguinte. Este sim, com várias atrações. Para as crianças nas dependências do prado, e, para adultos, com carreiras repletas de emocionantes confrontos na raia. Amanhã é Dia da Criança. E elas vão correr livres, leves e soltas, num lugar lindo de morrer, como é o Hipódromo da Gávea, sem dúvida.um dos mais lindos do nosso planeta. Corrida diurna é tudo de bom. Chope gelado. Corrida de pôneis para a criançada. Dia de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil. Que ela possa iluminar o turfe carioca com um dia de sol deslumbrante, e craques de quatro patas voando na raia de grama.
por Paulo Gama