Falar sobre as corridas do Japão é fascinante! Em 2017 iniciei meu trabalho na Darley Japan e inúmeros são os desafios (a distância da família, a cultura, idioma, terremotos, nevascas, tufões...), mas acredito que está sendo uma grande oportunidade para o meu aprimoramento profissional e pessoal.
A criação de cavalos e as corridas não param de me surpreender, isso deve–se principalmente pela alta competitividade e pelo modo simples e eficaz de como tudo é conduzido, onde, a experiência, a organização e o trabalho em equipe fazem a diferença.
E como não destacar o Omotenashi (cordialidade japonesa), muito presente entre o time, entre os colaboradores e até entre os participantes das corridas; um exemplo disso são os "presentes" enviados pelos participantes ao proprietário vencedor de prova de grupo. Tudo isso é incrível!
A sede das operações da Darley Japan está localizada à beira–mar do Pacífico, ao sul de Hokkaido, mais precisamente em Hidaka, onde se encontram as operações de criação e pré–treinamento, denominadas Godolphin. A Darley, referência à operação dos garanhões e nominations, tem sua base na mesma localidade e hoje os cavalos alojados atendem uma boa parte da totalidade das éguas registradas do Japão.
Existem também dois Centros de Treinamento, em Ibaraki e Okayama, que servem como suporte para os cavalos em treinamento respectivamente em Miho e Ritto.
Transportes de animais, são três tipos:
Caixa – pequenos e médios proprietários usam bastante. É móvel e colocado nos caminhões quando precisa através de guindaste. Assim pode usar para outros fins.

Box – igual aos do Brasil e usado para curtas distâncias.

Block – certificado para transporte longo, aeroporto e Ferry boat. A JRA usa para transporte para as corridas, os proprietários não pagam pelo serviço.

Neste vídeo institucional, podemos ver as instalações e um pouco do nosso trabalho em Hokkaido.
Deixo uma frase que me serve hoje como inspiração:
Yareba dekiru, ganbarou! (Você consegue se tentar, faça seu melhor!)
Francisco Lança*
Stud Manager
DARLEY JAPAN
* médico veterinário brasileiro, atualmente no Japão, colunista colaborador no RAIA LEVE no período 2008 – 2010