Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Jorel - Coudelaria Atafona

Nilmar - Stud H & R

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Rodeio - Stud Verde

Tears Of Joy - Haras Clark Leite

Navy Of War - Stud H & R

Alumbrado - Jorge Olympio / Sergio Buzato

Taking Flight - Haras Clark Leite

Roda Gigante - Haras Figueira do Lago

Tears Of Joy - Haras Clark Leite

Espartano - Jorge Olympio Teixeira dos Santos

Espartano - Jorge Olympio Teixeira dos Santos

L’ Ente Supremo - Coudelaria Atafona

Je T’Aime - Stud Rotterdam

Pagliaro - Coudelaria Atafona

Last Fantastic - Stud Verde

Sinceridad - Stud Rotterdam

Megamente - Stud H & R

Roderic Lius - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Je T’aime - Stud Rotterdam

Roderic Luis - Stud H & R

A Reason To Live - Coudelaria Atafona

Jackson Pollock - Stud Verde

Power Up - Haras Figueira do Lago

Que Noble - Coudelaria Atafona

Online - Stud Verde

Tears Of Joy - Haras Clark Leite

Rufinos - Stud Verde

Mr. Boss - Stud H & R











Novembro | 2021

Páreo Corrido, por Paulo Gama
24/11/2021 - 08h51min

JEANE ALVES E FRANCISCO LEANDRO, ORGULHO DO CEARA E DO BRASIL

No mapa do Brasil, os dois estão separados por apenas alguns quilômetros. E possuem muita coisa em comum. Os dois são cearenses, abraçaram a mesma profissão, e têm a mesma idade, 31 anos. A joqueta, Jeane Alves, é natural de Acopiara, interior do Ceará. Francisco Leandro nasceu em Sobral. Jeane quebrou um tabu no esporte de predomínio absoluto dos homens. Conquistou o título de campeã da estatística do turfe paulista da temporada passada. E, para provar que não foi obra do acaso, hoje lidera outra vez o ranking do Hipódromo de Cidade Jardim, e deixa para atrás vários marmanjos. Afinal, ela é a única mulher do pedaço. Francisco Leandro é quem dá as cartas no turfe mais competitivo da América do Sul, o argentino. País em que existe disputa diária de páreos, e com presença de jóqueis de todos os outros países do continente, quase sempre os melhores, de cada um. Ele é o número 1. Em Buenos Aires, quando coloca os pés na rua, precisa dar autógrafos, nas lojas, nos postos de gasolina e nas bancas de jornais. Para os "burreros", como são conhecidos os fanáticos aficionados pelo turfe portenho, ele é apenas o "Leandrinho". Jeane e Francisco são dois nordestinos que orgulham o Brasil.

Jeane Alves sofreu bastante para hoje poder estufar o peito e ter o orgulho de dizer que chegou lá. Enfrentou o preconceito por ser mulher, num ambiente dominado pelo sexo oposto. Lutou bravamente contra o descrédito, as piadas de mau gosto, e a desconfiança. Além disso, no meio do tão árduo caminho, sofreu graves acidentes, e sérias contusões, que fariam muitos homens desistirem de seguir em frente. Mas ela tinha um sonho. E soube acalentar este sonho. Hoje é respeitada pelos colegas homens, e solicitada para montar por proprietários e treinadores de cavalos de corrida. Hoje, a pequenina e tinhosa cearense é a líder absoluta do turfe paulista.  

Francisco Leandro também teve muitos obstáculos para hoje, ser considerado, pelos próprios argentinos, o melhor jóquei do seu país. Porém o início da caminhada, quando veio de Sobral, para atuar em Cidade Jardim, lhe preparou bastante para o futuro. As suas batalhas foram enfrentadas com outro tipo de preconceito, o do nordestino na região Sudeste. Batalha difícil, do dia a dia, mas sem o mesmo sofrimento de Jeane, no ambiente masculino. O incrível talento, a coragem e a valentia lhe abriram horizontes com rapidez. Hoje, o status de Francisco Leandro Fernandes Gonçalves, é de estrela da companhia. Estrela num esporte que o argentino tem verdadeira adoração. As provas principais são conhecidas e divulgadas em todo o país. O turfe é paixão nacional dos Hermanos.

Francisco Leandro tem brilhado nas pistas de Palermo, La Plata e San Isidro. Foi o primeiro jóquei da história, a ganhar a estatística dos três hipódromos, no mesmo ano. A consagração veio também através das dificuldades. O argentino exalta a bravura e o destemor. E, por incrível que pareça, foi na maneira de enfrentar o infortúnio, que Leandro passou a ser mais admirado em Buenos Aires. O fato de sofrer duas fraturas, uma na clavícula esquerda, e outra no tornozelo direito, neste ano, se recuperar e voltar a competir em alto nível, e seguir no topo da estatística. Como se nada tivesse acontecido. Conquistou de vez o coração dos habitantes do país do Tango. Recebe generosos aplausos. É considerado um herói, 

PURO–SANGUE MELHOR APRESENTADO

A potranca Just Glory, de criação do Haras Anderson, e propriedade do Stud Pedudu, deu um enorme salto de qualidade, aos cuidados do treinador, Adélcio Menegolo. Num espeço curto de tempo saiu do páreo de 3 anos sem vitória para competir na Prova Especial Alcides Morales e ganhou. Um detalhe importante, que comprova não ter sido apenas uma aventura, a companheira Deusa, de Divonsir Hay, fez o mesmo trajeto e formou a dupla. Ou seja, as duas potrancas, no início de campanha, derrotaram éguas experientes e vitoriosas nas pistas. As pupilas de Menegolo passaram lindas no cânter e confirmaram a expectativa em corrida. Parabéns ao profissional pela confiança no próprio taco.

PERSONAGENS

Adélcio Menegolo e Leandro Henrique lideram as estatísticas cariocas, depois de cinco meses de temporada. E, juntos, formam dupla bastante eficiente nestes tempos de dúvida e incerteza da pandemia, que finalmente parece começar a ser controlada. Os puros–sangues treinados por Menegolo têm se apresentado com eficiência e regularidade. E Leandro Henrique tem tido ótimo desempenho e confiança para concretizar na raia, o trabalho esplêndido do treinador nas pistas e nas cocheiras do centro de treinamento de Friburgo. No momento, apesar da força dos principais adversários, Luiz Esteves, entre os treinadores, e Bruno Queiroz, entre os jóqueis, os dois vão entrar, em 2022, na condição de favoritos as estatísticas, por este atual desempenho no primeiro semestre. 

JOQUEADA DA SEMANA

O recordista mundial de vitórias, Jorge Ricardo, estava inspirado no dorso da potranca, Just My Type, do Haras Uberlândia, e preparo de Dendico Garcia Jr., no segundo páreo, da corrida de segunda–feira. A exemplo do que havia feito, na semana anterior, num páreo de 1000 metros, com Máquina do Raul, do Stud Barreiro, e treinamento de Igor Botelho, voltou a comprovar ser especialista no tiro curto. Largou bem com a pupila de Dendico, e percebeu a luta insana na frente. Apenas apoiou Just My Type, e guardou sua aceleração para uma partida bem curta e seca, nos 300 metros finais. Quando as rivais diminuíram o ritmo, o campeão fez correr, com aquela simplicidade que o fez, depois de 45 anos de carreira, somar 13.140 vitórias, mais do que qualquer indivíduo no mundo, em todos os tempos, que se propôs a abraçar a profissão de jóquei. Sem firulas, sem bater em excesso nos puros–sangues e sem qualquer tipo de vaidade pessoal. Um craque!

PREDOMÍNIO

Na reunião de ontem, terça–feira, no Hipódromo da Gávea, ficou evidente o predomínio do treinador, Luiz Esteves, nos páreos de potros e potrancas. Depois de perder carreira incrível com a potranca High Wire, do Stud Mendonça, no fotochart, para Sugar Daddy, do Haras Doce Vale, o treinador ganhou os três últimos páreos através de Crimson Gold, do Stud Famílias L & M, La Louviere, do Rio Dois Irmãos e Kicker Rock, Stud Habeas Corpus.



<< Anterior Próxima >>








13.294

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês