O Hipódromo de San Isidro, um dos mais belos da América do Sul, viverá hoje, com certeza, uma tarde inesquecível de turfe. A entrada de público está parcialmente liberada, os prêmios dos páreos foram aumentados e, na raia, três provas tradicionais, de Grupo 1, em distâncias diferentes, irão proporcionar um grande espetáculo. Foram organizados 15 páreos, e, a ansiedade será enorme entre os burreros, como são conhecidos os fanáticos turfistas argentinos. As três carreiras principais serão descarregadas em sequência, no 10º, 11º e 12º páreos, com o aumento gradativo das distâncias. Haja coração! E paciência, para esperar o desenrolar dos 9 primeiros páreos.
O tradicional Grande Prêmio Suipacha, no tiro curto de 1000 metros, desaguará na raia os velocistas, entre eles, Queen Liz, Yuto Bataraz Key, Kênio Joy e Agiosto. Logo a seguir, o Grande Prêmio San Isidro, em 1600 metros, com especialistas do percurso, tais como, Hole In One, Don Palco, Holly Rimout e Codringer. Para concluir o desfile de craques, o Grande Prêmio Jockey Club, em 2000 metros, com a presença dos melhores potros de três anos, Irwin, candidato a tríplice–coroa, e rivais encardidos, como Kodiak Boy, Mr. Aidan, Crazy Hurricane, Santo Dios, Il Divo e Fiel Amigo, entre outros.
PRESENÇA BRASILEIRA
Tricampeão da estatística portenha, Francisco Leandro é a maior estrela das rédeas do turfe argentino na atualidade. Ele é o cara. Eleito mais uma vez, o melhor jóquei do país, recebeu o troféu, Carlos Pellegrini, recentemente. Em 2021, o brasileiro teve temporada bastante conturbada. Sofreu dois acidentes, com lesões graves, e consequentes fraturas. A primeira, foi na clavícula esquerda, e, depois, no tornozelo direito. Apesar disso, recuperou–se a tempo de manter a hegemonia no ranking portenho, que engloba o circuito dos três principais hipódromos da Argentina, Palermo e San Isidro, na capital, Buenos Aires, e La Plata.
Leandro entra na raia hoje, nesta tarda festiva, com montarias em 10 páreos, e 291 triunfos, na estatística. Ficou fora das raias, por mais de 3 meses, devido aos acidentes, num país em que são disputados páreos todo santo dia. Com certeza, sem estes infortúnios, ele teria batido dois recordes importantes do compatriota, Jorge Ricardo, que fez história em sua passagem por lá. O sul–americano de vitórias no mesmo ano, 477, alcançado na Gávea, e o argentino, de 467, pelo mesmo motivo. O turfista interessado em acompanhar a saga de F. Leandro no país vizinho pode ver as corridas na internet, no site oficial do Hipódromo de San Isidro, ou no site www.turfpremium.com.ar.
Por Paulo Gama