GÁVEA TEM OS ÚLTIMOS CLÁSSICOS DO PRIMEIRO SEMESTRE
Vamos esperar que o tempo colabore, as chuvas diminuam e a pista de grama esteja em boas condições domingo próximo, no Hipódromo da Gávea. Três provas clássicas, de indiscutível qualidade, serão disputadas no prado carioca. No Grande Prêmio Almirante Tamandaré, em 2.400 metros, na grama, dois dos melhores puros–sangues da atualidade, George Washington, do Stud Happy Again, e Olympic Impact, do Stud Habeas Corpus, estão inscritos. Na raia pesada, George Washington corre o máximo, e comprovou isso, recentemente, no triunfo obtido no Grande Prêmio São Paulo. Olympic Impact não escolhe raia e será o maior rival em qualquer circunstância. Há outros bons nomes, porém, por enquanto, estes são os protagonistas.
As outras duas provas nobres a serem corridas são o Grande Prêmio Mariano Procópio, com campo seleto de sete candidatas, e o Grande Prêmio Frederico Lundgren, com potros de classe já confirmada, e outros convidados, prontos para tentar surpreender os prováveis favoritos. Vale registrar o reaparecimento nas pistas de Nepal, do Haras Figueira do Lago, que já liderou a geração. Entre as potrancas, a forte parelha do Haras Santa Maria de Araras, If Looks Like e I Believe In Magic, terá pela frente cinco rivais em fase de franca evolução. Programa de luxo para qualquer turfista mais exigente estes três páreos na mesma reunião.
GÁVEA
TEXPORT CORRE DEMAIS
Texport, defensor do Stud Cariri Pe/Stud Sampaio, criado por Roberto Belina, deu outro show na raia carioca por ocasião da disputa do Grande Prêmio Cordeiro da Graça, na distância de 1.000 metros, na pista de grama pesada. Apresentação soberba de Adélcio Menegolo e direção confiante de Leandro Henrique no dorso do filho de Tiger Heart e Discreet Fun, por Discreet Cat. I Believe That, Melhor Maneira, New Emperor e Gata Y Flor, escoltaram o vencedor, sem jamais lhe oferecer ameaça.
PURO–SANGUE MELHOR APRESENTADO
Saint Paul D’Vence, de criação do Stud Eternamente Rio, e propriedade do Stud Chreem, fez galope de apresentação vistoso. O seu treinador, Luís Esteves, após o apronto final, na quarta–feira, no CT Vale do Marmelo, havia sentenciado de olho no cronômetro. "Ele evoluiu muito. Vai ganhar de novo", afirmou. O páreo, mais forte, poderia ser uma barreira para o filho de Mutsallil. Nada disso. Conduzido com absoluta confiança por Jorge Ricardo, o neto de Public Purse deu um vareio, e deve ser figura carimbada na tríplice–coroa de potros. Menção honrosa para Jaime Moniz Aragão na apresentação de Namíbia Lover, do Stud Los Álamos, no último páreo de domingo.
JOQUEADA DA SEMANA
No dorso de Perigosa, de propriedade do Stud Casablanca, e criada no Haras Capela de Santana, Carlos Geovane Lavor, deu uma daquelas joqueadas que desequilibram qualquer corrida. Ao perceber o ritmo alucinante das mais ligeiras, o consagrado piloto deixou ficar mais afastada a sua pilotada, que na corrida anterior havia atuado na frente. Nos 400 metros finais, quando as rivais começaram a diminuir, ele fez partida curta e seca, na pensionista de Leopoldo Cury. A filha de Tokay saiu do fundo do lote e dominou a carreira como se as demais estivessem paralisadas. Trata–se de um craque no dorso de um puro–sangue de corrida.
PERSONAGENS
José Ferreira dos Reis completou 700 vitórias em sua brilhante carreira de treinador. Eternizado na história do turfe nacional como o jóquei do fenomenal Itajara, um dos melhores corredores de todos os tempos, Reizinho só podia dar bom treinador. Nos tempos de jóquei era disputado pelos treinadores nos exercícios matinais. Sabia a importância de trabalhar bem um cavalo de corrida. Tinha aptidão na raia para saber as particularidades de cada animal. Quem precisava de um treino forte, e também o contrário, o corredor que preferia ser levado mais devagar. Abraçou com amor a nova profissão. E hoje, devido a dedicação, colhe os frutos plantados.
Antônio Oldoni se despede do turfe carioca com a cabeça erguida. Discreto, trabalhador e competente obteve bons resultados para o modelar Haras Rio Iguassu. No seu trabalho com o pequeno reduto de puros–sangues da coudelaria, alojado no CT Vale do Itajara, provou ser pau para toda obra. O triunfo por 100 metros de Investigation na corrida de ontem à noite simboliza a passagem rápida, porém das mais eficientes, deste ótimo profissional. A bola agora fica para o talentoso Venâncio Nahid, um craque consagrado. Boa sorte A. Oldoni na sequência da caminhada.
SÃO PAULO
É sensacional ver um cavalo conquistar a 26ª vitória de sua campanha na raia de Cidade Jardim. Consul American possui 24 triunfos no hipódromo paulistano e dois, aqui na Gávea em seu extraordinário currículo. O filho de First American e Inselberg, de criação do Stud Pousada Alegre, e propriedade do Stud El Gibbor, mostrou a mesma valentia sempre, e, o brio que norteou toda a sua trajetória. Nascido em 2011, para quem ama o turfe é emocionante ainda o ver em ação a plenos pulmões. Espetacular!
