Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Neville - Haras Figueira do Lago

New Prada - Stud Everest

Palavra Cantada - Haras do Morro

Nerd - Haras Figueira do Lago

Ile Nue - Haras do Morro

New Prada - Stud Everest

Heintz - Jorge Olympio Teixeira dos Santos

Madame Indy - Haras do Morro

Omega Tres - Haras Iposeiras

Danish Ship - Stud Rotterdam

Mstraubarry - Stud Verde

Rei do Caviar - Coudelaria Atafona

Melhor Maneira - Stud Verde

Hispaniola Time - Haras Iposeiras

Gene Pool - Stud Best Friends

Tenacious - Stud Ilse

Manancial - Stud Everest

Antigua - Coudelaria Atafona

La Gorda - Stud H & R

Joka Tango - Haras do Morro

I Saw Everything - Stud H & R

Quero Bis - Haras Clark Leite

Nebula - Jorge Olympio Texeira dos Santos

Hispaniola Time - Haras Iposeiras

Sulina - Jorge Olympio Teixeira dos Santos

Rita Di Cascia - Haras Clark Leite

Mais Que Bonita - Stud Eternamente Rio

It Came From - Stud H & R

Nergy Of Tiger - Stud Cajuli

Manancial - Stud Everest








Novembro | 2020

Luís Esteves e os segredos do Vale do Marmelo
19/11/2020 - 09h33min

Sylvio Rondinelli

Num ano de pandemia, com redução de páreos disputados, número de puros–sangues disponíveis para formar programas, e disputa assídua por espaço, o cearense Luís Esteves, nascido em Cascavel, alguns quilômetros distantes de Fortaleza, mantém ritmo alucinante de triunfos. Destaque absoluto para o número de taças faturadas, semana após semana, no hipódromo carioca. Na estatística clássica, da última semana, ele lidera, com 62 pontos e, dificilmente será alcançado até o final do ano hípico, em junho de 2021. São três provas de Grupo 1 conquistadas, cinco de Grupo II, quatro de Grupo III, e uma Listed Race. Com 46 vitórias, e 22% de aproveitamento das inscrições, Esteves também lidera a estatística da Gávea, com um ponto de vantagem sobre Leonardo José Reis, o campeão da temporada passada.

Ontem, terça–feira, pegamos uma carona com o incansável, Jorge Ricardo, e demos um pulo em Teresópolis, no Centro de Treinamento, Vale do Marmelo, para tentar desvendar os segredos do sucesso deste extraordinário profissional. Ao chegarmos lá, nos deparamos com vários carros estacionados perto do grupo de cocheiras. Todos os veículos eram de jóqueis bastante vitoriosos no turfe carioca. Lá estavam o líder da estatística, Bruno Queiroz, o experiente Valdinei Gil, o jovem Will Xavier, e os dois pilotos de confiança no dia a dia de Luís Esteves, Henderson Fernandes e Marcelo Gonçalves. Estes dois últimos, não por coincidência, também lideram a estatística clássica, Fernandes, com 43 pontos, e Gonçalves, com 32.

O que se vê em seguida, nos exercícios matinais, é um desfile de potros de dois anos, fazendo partidas de 200 metros, a maioria com redeadores, e treinos espetaculares do poderoso plantel de Luís Esteves. Cavalos de propriedade do Stud Eternamente Rio, Stud Verde, Stud Happy Again, Stud H%R, Haras Santa Rita da Serra, Haras Clark Leite, entre tantos outros. A mesma franqueza do treinador nas entrevistas em que fala das chances de seus pensionistas, acontece na casinhola em que ele aperta freneticamente os cronômetros nos trabalhos de distâncias dos cavalos. Após cada exercício, o cearense mostra o relógio, comenta os parciais e comemora o tempo assinalado nos últimos 200 metros dos exercícios. Quase todos eles, em pouco mais de 11s. Um luxo! Um show! 

"O principal fator para a boa fase de um treinador e de um jóquei é ter bons cavalos a sua disposição para treinar e para montar. Sem material de qualidade ninguém consegue resultados expressivos. Além disso, é preciso montar uma boa equipe. O treinador precisa respeitar os seus funcionários, e tem de se fazer respeitar também. Todos possuem papel importante na engrenagem. Nenhum treinador consegue sucesso se os cavalariços, redeadores e segundos–gerentes não fizerem bem o seu papel. Ninguém é nada no turfe sem uma boa equipe. Eu sou um cara exigente com os profissionais que trabalham comigo. Por outro lado, sempre dou retorno imediato para aqueles que demonstram dedicação", ensina.

A cada parelha de potro que passa, antes de se exercitar, Esteves fala com propriedade da filiação, detalhes sobre o reprodutor, a matriz, os avós maternos e da sua expectativa pessoal com relação a cada um deles. Na hora do treino de parelha de duas estrelas do Vale do Marmelo, George Washington, ganhador do GP São Paulo deste ano, e do GP Brasil, do ano passado, e de Olympic Impact, brilhante vencedor do GP Doutor Frontin e do GP Antônio Joaquim Peixoto de Castro, ele interrompe o discurso e acompanha com atenção o floreio suave, sem grandes preocupações de tempo. Os olhos brilham. Ele parece gostar do que vê. "O cavalo de categoria tem um jeito diferenciado. É como se ele tivesse plena consciência de que é bom", filosofa animado.

Os treinos iniciados pouco depois da 6h da manhã são interrompidos às 7h45 para que o trator passe na raia. A pista se encontra em evidentes boas condições. Não há poças de água apesar da forte chuva do dia anterior e do início da madrugada. A drenagem é perfeita. Luís Esteves faz elogios a infra=estrutura do CT e abre um largo sorriso com a chegada de sua mulher, a veterinária Adriana Lioi, segundo ele faz questão de afirmar, que "é quem manda lá em casa". Adriana elogia o café da manhã, com café, pão, biscoitos e panetone, e passa a mão na prancheta, com a lista de todos os puros–sangues que vão trabalhar na segunda turma. Observa e comenta os treinos dos que já trabalharam. Não há dúvida de que eles formam uma bela dupla.

"Nosso traço em comum é o amor aos cavalos. Eu tenho este temperamento difícil, meio xucro, ignorante. Mas, a Adriana consegue compensar isso tudo. Ela é gentil, doce e contorna os meus problemas no trato com os empregados. Eu tenho uma boa turma, caras de confiança. Mas se eu não chegar junto e exigir o serviço impecável, os caras fogem do meu controle e aprontam. Por isso, eles preferem resolver as coisas com ela. No final dá certo", ele dá de ombros com uma risada.

Esteves vive intensamente a particularidade de cada cavalo sob a sua responsabilidade. Segundo um dos cavalariços, que pede para não ser identificado, ele chega bem cedo na cocheira. E, antes de começar o trabalho na raia, olha um por um todos os cavalos nos boxes. Se encontrar algum desleixo, o treinador da logo uma bronca antes mesmo do dia clarear. "O cara é obstinado. Muito chato. Outro dia um dos cavalos se feriu no boxe, coisa comum, que acontece durante a noite. O pobre do cavalariço não viu. E, ele, na escuridão, notou um pequeno corte. Deu um esculacho no pobre e disse que uma bactéria poderia entrar na ferida e trazer problema para um potro que vai ser craque. Quem somos nós para duvidar? O cara ganha provas clássicas quase todos os finais de semana lá no Rio de Janeiro? ", ponderou.

Depois dos treinos, quase 10h da manhã, Luís Esteves se despede dos jóqueis, mas convida Jorge Ricardo para olhar os potros de dois anos na cocheira. O recordista mundial, tão apaixonado por cavalos quanto ele, se encanta com tantos animais bonitos, de filiação régia e bem tratados. Esteves, um grande cozinheiro, nos convida para voltar na outra quarta–feira. Diz que vai preparara um almoço. De bem com a vida, e dizendo–se feliz com a vida profissional, ele lembra emocionado do saudoso treinador, João Luiz Maciel, grande amigo de Jorge Ricardo, e treinador do incrível Much Better. "Ele era diferenciado. O melhor treinador que conheci. Aprendi muito com ele, na raia, na cocheira e na hora de fazer inscrições. Uma pena ter morrido tão cedo. Semana que vem conto com vocês aqui. Vou caprichar na comida depois dos treinos matinais e da gente dá uma olhada na tropa", se despediu animado, o ilustre fenômeno do Vale do Marmelo. 

por Paulo Gama



<< Anterior Próxima >>








13.025

12.844



















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície

Haras Vale do Stucky

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane

Stud Embalagem

Stud Everest

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês