DAQUI A 12 DIAS TÊM INÍCIO AS PROVAS DA TRÍPLICE–COROA
No próximo dia 17 de fevereiro, domingo, portanto, daqui a 12 dias, no Hipódromo da Gávea, os turfistas brasileiros viverão as fortes emoções do início da caminhada para às tríplices–coroas. O Grande Prêmio Estado do Rio de Janeiro, em 1.600 metros, na pista de grama, será o pontapé inicial do confronto dos potros. E, o Grande Prêmio Henrique Possolo, no mesmo percurso, reunirá as melhores potrancas. Entre os machos, evidentemente, existe destaque para dois potros treinados por Luís Esteves, Leviatan, do Stud Eternamente Rio, e Garbo Talks, defensor do Haras do Morro. Entretanto, vale lembrar, que o turfe se inspira na própria vida, onde surpresas acontecem. O páreo das potrancas terá campo totalmente em aberto. Existem várias concorrentes com retrospecto promissor. Porém, o triunfo de uma ou de outra, não poderá ser considerado surpreendente. Até então, existe nítido equilíbrio de forças.
O Jockey Club Brasileiro precisa se organizar para este grande evento. Será um domingo de gala. Além das duas provas anteriormente citadas, na mesma tarde serão disputados o Clássico Antônio Carlos Amorim, a Prova Especial João Vieira e a Prova Especial Criolan. Vale um aparato promocional com Food Trucks, brinquedos para as crianças, música ao vivo, etc. e tal. Os banheiros merecem um cuidado especial, a limpeza das tribunas, devem ter também aquela faxina de verdade. E, acima de tudo, será conveniente estender um tapete vermelho para os visitantes ocasionais. Que os alienígenas venham, se divirtam e queiram voltar com as suas tribos. Um flerte com a mídia também seria bem–vindo. Contar a história da tríplice–coroa e dos seus heróis, potros e potrancas que entraram para a seleta galeria dos tríplices–coroados. Nem mesmo alguns turfistas tem a exata noção do grau de dificuldade para um puro–sangue atingir este feito. Mãos à obra!
PURO–SANGUE MELHOR APRESENTADO
Nada parecido nas raias do prado carioca esta semana do que a atuação exuberante da potranca Happy Bryan, de criação do Haras Anderson, e propriedade do Stud Pedudu, na Prova Especial No Regrets. Ronaldo Marins Lima nasceu para o ofício. Apresentou a sua pupila em estado atlético fantástico e ela encantou público turfista com exibição de gala. Largou em ritmo alucinante e apenas acariciada por Vagner Borges, a filha de Wired Bryan galopou como se fosse a bailarina Ana Botafogo numa de suas maravilhosas performances extraordinárias. Corre de verdade!
Na Prova Especial Bal A Bali, em homenagem a um dos melhores cavalos do turfe brasileiro de todos os tempos, brilhou um estreante Papito, por coincidência, também defensor da farda do Stud Alvarenga, do inesquecível campeão. Apresentação de luxo de Júlio César Sampaio, assíduo ganhador das provas da nova geração através de sua vitoriosa carreira. Papito demonstrou velocidade e consistência em sua primeira atuação nas pistas Direção tranquila de Leandro Henrique, o “Braço de Mola”.
JOQUEADA DA SEMANA
No dorso de Salva Guarda, do Stud Tapense, e preparo do treinador M.Chaves, Alexandre Correia, o popular “Tampinha”, deu autêntica aula de como se deve montar num páreo de tiro curto. Correu sua conduzida engrossada, para uma partida curta, e para tirar proveito do ritmo forte das concorrentes. Nos 300 metros finais fez correr e as rivais pareciam estar paralisadas. Menção honrosa para Wesley Silva Cardoso no dorso de Pop Grua, do Haras Regina, e apresentação do craque Roberto Solanês. Num páreo de adversários fortes, Cardosinho foi lúcido e preciso para decidir a carreira a seu favor na última volta do cronômetro, em cima do disco de chegada.
PERSONAGEM DA SEMANA
Belo trabalho do agente de montarias Rodrigo Lopes com o aprendiz Maikon Mesquita. O aprendiz parece estar mais focado, maduro e confiante. E confiança é a mola mestra para o sucesso de qualquer atleta. Semana de atuações dignas de nota. É o aprendiz que tem aproveitado melhor a descarga de apenas um quilo do líder da estatística, Bruno Queiroz. Arrojado, bom largador e com uma batida de canhota de gente grande, o menino só depende de disciplina para vencer na profissão. Destaco o seu desempenho com Iris Taris, do Stud Mary Son, com treinamento de César Gustavo Neto, e Frozen, de Caros Alberto Piovesan, e preparo de Jairo Borges.