Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Valparaiso - Stud Blue Mountain

Like It Hot - Stud Verde

Núcleo Terrestre - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Night Street - Stud Dona Cecília

Tenuta Poggione - Haras do Morro

Off the Curve - Stud H & R

Sonho Bom - Stud H & R

Online - Stud Verde

Olympic Maurren - Stud H & R

Oteque - Stud H & R

Kempes Love - Stud Verde

The Lord - Stud H & R

Submarino - Haras Figueira do Lago

Ronigol - Stud Verde

Sargent Pepper - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

No More Trick - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Ronigol - Stud Verde

Maryland - Stud Verde

Jeep do Jaguarete - Coudelaria Jéssica

Meu Amor Maior - Stud 13 de Recife

Le Gonfalon - Stud Verde

Minuxa - Haras Depiguá

Olympic Orkut - Stud H & R

Só Te Peço Amor - Stud Verde

Ronigol - Stud Verde

Papa-Léguas - Stud H & R







Janeiro | 2019

O anti–doping do futuro, por José Carlos Fragoso Pires Junior
31/01/2019 - 09h40min

Depois de ouvir falar muito sobre este assunto ano passado, fiquei pensando como será o anti–doping no futuro.

Cheguei a conclusão que não iremos tê–lo da maneira como é feito hoje.

Explico: Nunca fiz previsões do futuro, mas na minha opinião o que irá ocorrer nos anos vindouros, é o seguinte:

Os cavalos, momentos antes das competições, teriam parte de sua crina, cola, ou corpo, encostados a uma máquina portátil e pequena, tipo daquelas que hoje passam cartões de crédito, e em questão de segundos, emitirão um laudo atestando que aquele animal está "limpo" e que poderá competir. Em outras palavras, o exame será pré–corrida e não pós–corrida como é feito hoje.

Isso trará vários benefícios ao esporte, tais como:

1) Quem vencer ou se colocar, será julgado apenas pelo resultado de pista e não precisará aguardar o exame anti–doping pós–corrida, para ter a sua vitória ou colocação, confirmados.

2) Quem não passar no exame anti–doping pré–corrida, será retirado da competição antes mesmo que ela aconteça, portanto, toda aquela expectativa de prova, contra–prova, até o resultado final da competição, não mais ocorreria.

3) Aos Hipódromos promotores de corridas, não haveria mais os constrangimentos de ter que fazer uma prova, contra–prova, desclassificar o eventual animal, reclassificar o páreo e as Estatísticas, fazer novos troféus aos vencedores (aqui no Brasil, são poucos os casos em que o punido devolve os troféus as Entidades, que são obrigadas a encomendar novos troféus para presentear o real ganhador).

4) A mídia noticiar o vencedor e depois, o esporte ficar com a imagem manchada por um caso de desclassificação por doping. Isso nunca mais aconteceria.

5) Não haveria, jamais, o constrangimento do vencedor ter a sua vitória retirada e o real ganhador do páreo não ter a oportunidade de comemorar a sua vitória na mesma hora em que ela aconteceu. É sempre bom ganhar mas ganhar por desclassificação é uma vitória sem comemoração, ou seja, fria de emoção.

6) Acredito também, que estes exames pré–competição, deverão começar com as competições humanas e depois se estender as demais competições.

7) Será sempre menos oneroso e danoso para as Entidades promotoras de competições saberem momentos antes da realização das mesmas, que todos aqueles que irão competir, estão "limpos" de qualquer agente que altere a sua performance.

8) Os Hipódromos também não mais terão que pagar as poules de um animal que, posteriormente, teve a sua vitória ou colocação retirada pelo resultado do exame. Com isso, se evitará um eventual dolo com o intuito de se obter um ganho nas apostas.

9) As máquinas de detecção estarão cada vez mais sensíveis, rápidas, menores e mais baratas no diagnóstico pré–competição, que se tornará usual nas competições equinas e humanas.

Isso foi o que pensei nestes dias calmos de final do ano. Um autêntico "exercício de futurologia".

José C. F. Pires Júnior



<< Anterior Próxima >>








13.383

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês