Páreo Corrido, por Paulo Gama 02/10/2018 - 09h34min
GRANDE CRITERIUM É MAIOR ATRAÇÃO DA SEMANA
No próximo sábado, dia 6 de outubro, véspera das eleições, o Hipódromo da Gávea será o palco, mais uma vez, do Grande Prêmio Linneo de Paula Machado, Grande Criterium de Potros, Grupo I, em 2.000 metros, na pista de grama. Oito potros de indiscutível qualidade foram inscritos, Lamartine, Olympic Impact, Trem Bala, George Washington, Garbo Talks, Taksim, Danish Flyer e Príncipe da Paz. Os puros-sangues citados terão a responsabilidade de proporcionar um espetáculo a altura de uma das mais tradicionais provas do turfe nacional através dos tempos. O campo do páreo está reduzido se comparado com outras ocasiões. Porém, a categoria dos animais e a possibilidade de poucos embaraços no percurso, benefício que os páreos vazios quase sempre trazem, devem emocionar os verdadeiros turfistas, presentes ao belíssimo e encantador prado carioca.
Afinal, o Grande Criterium, em sua história, sempre apontou os futuros campeões das pistas nacionais. A tradicional carreira exerceu, através dos tempos, a função de fiel da balança, na fronteira encantadora do sonho com a realidade para criadores e proprietários. No próximo sábado, um novo campeão será consagrado. Os derrotados continuarão na fila. Naquela angustiante expectativa por parte dos seus responsáveis, de quando deixarão de ser apenas uma promessa para se transformar num fato consumado. E esta premissa é o ingrediente mais significativo e saboroso do espetáculo. A adrenalina de que na hora da verdade, os bons treinos sejam confirmados. E que a glória de receber a taça do Grande Criterium ilumine para sempre o nome do campeão na relação histórica da prova.
PURO-SANGUE MELHOR APRESENTADO
Muito bom o reaparecimento da potranca Guerra Santa, do Stud El Albatroz, no Hipódromo da Gávea. Apresentação de luxo de dupla de irmãos, Luiz Arthur Fernandes e Luiz Felipe Fernandes, representados no programa oficial pelo segundo-gerente, Carlos Alexandre Cunha. A filha de Public Purse e First Birth, por Storm Cat, criada no modelar Haras Anderson, não deu a menor chance as rivais, pulverizadas por sua impressionante velocidade inicial. Parabéns pelo preparo da potranca e mais cuidado Arturzinho na hora passar com o carro nas passagens da raia de grama.
JOQUEADA DA SEMANA
Wesley Silva Cardoso estava em estado de graça no último sábado quando ganhou cinco dos nove páreos disputados na Gávea. O profissional estava tão inspirado, que fica até difícil escolher em qual das provas teve o melhor desempenho. No dorso de Guethary, Leviatan, Pour Chris, Galdina e Lawcourt desfilou todas as boas qualidades de um piloto que atinge, aos poucos, a maturidade profissional. Deu gosto ver a sua vitalidade, técnica e motivação. A minha preferida foi com Lawcourt. Mas o nosso leitor pode pensar diferente e estará certo. Parabéns W.S.Cardoso.
ABAIXO ASSINADO
Na última semana, a comunidade turfística tem passado um abaixo assinado reivindicando mais um quilo de descarga para as joquetas, depois de passarem de aprendizes a categoria de jóquei. Por enquanto, apenas Victória Mota seria beneficiada, por ser a única em atividade no turfe carioca. Porém, existem alunas na escolinha de aprendizes e no futuro outras joquetas seriam favorecidas também. É sempre um assunto polêmico. Sou favorável aos dois quilos por que entendo que nos demais esportes, individuais ou coletivos, a mulheres sempre competem entre si, e jamais com os homens devido a diferença física. Com a palavra os treinadores, proprietários e criadores de puros-sangues, que estão sendo procurados para assinar o documento, que será encaminhado a reunião plenária da Comissão de Corridas.
RICARDINHO EM MAROÑAS
Jorge Ricardo e o uruguaio, Pablo Falero, participaram, no último domingo, de uma reunião festiva no Hipódromo de Maroñas, em Montevidéu. No dia do seu aniversário de 57 anos, o campeão mundial de vitórias comemorou nas pistas a data e conquistou, de ponta a ponta, a vitória de número 12.913 de sua carreira.
|