Paranaense pouco conhecido no Brasil é uma verdadeira estrela em Hong Kong
Ao olharmos a foto que estampa a matéria – um brasileiro dando autógrafos para asiáticos – poderíamos pensar diversas coisas: um jogador de futebol sendo apresentado a um clube chinês, um atleta olímpico indo passar seu conhecimento ao Oriente ou até que se trata de um ciclista – esporte muito valorizado fora do Brasil – em um workshop. Mas para o grande público é praticamente impossível "adivinhar" que se trata de um "curitibano" que ganhou o mundo e que por onde passa se torna um ídolo do esporte.
Estamos falando de João Moreira, um dos maiores jóqueis em atividade no mundo. Considerado por muitos o "maior vencedor em um só dia" (montou oito cavalos e venceu as oito provas em 2013, em Cingapura), Moreira tem uma história de superação digna de um ídolo. Nascido em Pinhais em uma família de 12 irmãos, perdeu o pai aos sete anos e tinha tudo para "dar errado", mas com muito trabalho e talento hoje é conhecido na Ásia como "Magic Man".
"A gente morava de favor na casa de um tio. Minha mãe não é alfabetizada, criou os filhos sozinha", contou João Moreira em 2015 para o repórter Thales Soares. "Fui trabalhar em uma fábrica e aí começou a mudança de um menino que aprontava para um que trabalhava. O gerente de lá sabia que eu amava cavalos e me disse essa história de ser jóquei. Acendeu uma luz e fui atrás dos meus sonhos".
E que luz! Começou no Jockey Club do Paraná como auxiliar de cavalariço, uma vez que não havia vaga para aprendiz de jóquei na época. Graças a Emerson Gonsalves Cruz, jóquei que morava em São Paulo, surgiu a oportunidade de fazer a escola de aprendizes de jóquei lá, um sonho que começava a se tornar realidade.
Mas nada foi fácil, e assim como em toda a jornada de um herói, chega o momento das dúvidas, se realmente nasceu para isso. João Moreira era o pior aprendiz de sua classe, e graças a um ex–jóquei e que atuava como treinador. Moreira começou a aprender como realmente se portar em cima de um cavalo.
Ele conta que certa vez recebeu a montaria de um cavalo favorito, porém, por ineficácia perdeu a corrida. O treinador do animal, Ivan Quintana (que foi um dos maiores jóqueis do Brasil em sua época), ficou tão nervoso que fez o então menino chorar. Mas depois decidiu ensinar Moreira, e, após muito trabalho e alguns anos "ralando" em cima dos cavalos foi considerado o melhor jóquei em atividade no Brasil, isto em 2007.
Chegou 2009 e Moreira recebeu uma proposta para ir montar em Cingapura, onde recebeu a alcunha de "Magic Man", por sua capacidade de fazer "mágica" e vencer páreos com animais sem muita chance de vitória. Dali em diante sua carreira foi um sucesso absoluto, vencendo provas classicas locais.
Mas foi em Hong Kong que o "Homem Mágico" se consolidou como um dos maiores jóqueis do mundo, ganhando diversas provas não só lá, mas em Dubai e até na Austrália. De quebra, bateu o récorde de vitórias em uma única temporada em Hong Kong.
Agora João Moreira está se despedindo de Hong Kong. Depois de grandes conquistas o brasileiro deve montar no Japão na próxima temporada. Ele considera o novo desafio o maior de sua carreira, uma vez que apenas dois estrangeiros montam lá e para conseguir a licensa definitiva ele passará por dois testes (escrito e verbal).
João está animado. Em visita na tarde da última quarta–feira (18) ao Jockey Club do Paraná, onde tudo começou, Moreira se mostrou grato e animado com as perspectivas do turfe em sua terra natal. Recebido pela diretoria, capitaneada pelo presidente Paulo Pelanda ele posou par fotos e conheceu as novas estruturas do Jockey, que conta com a construção do Jockey Plaza Shopping Center, que promete ser o maior da cidade.
E sobre a "fama" de Moreira no Brasil? Isso ainda deve demorar, mas o que se pode afirmar categoricamente é que logo os japoneses terão a oportunidade de se encantar com os "truques mágicos" do menino da família de 12 irmãos que saiu de Pinhais para conquistar o mundo.
Leopoldo Scremin/Bem Paraná