Segunda etapa da Tríplice Coroa americana oferece bolsa de 1,5mi de dólares
O mês de maio começa recheado de atrações no turfe nacional. São os últimos páreos antes do Grande Prêmio Brasil que acontece em 10 de junho no Hipódromo da Gávea, no Rio de Janeiro. No sábado, dia 12 de maio, dois páreos de grupo 2 serão disputados nas raias cariocas: GP Doutor Frontin e GP Henrique de Toledo Lara, ambos na grama, além do GP Hipódromo da Gávea, de grupo 3, na distância de 1000m. No sábado (26), acontece, no Hipódromo do Cristal, a 2ª Etapa da Tríplice Coroa Juvenil (Clássico Eolo Antonio Arioli) e a 2ª Prova da Tríplice Coroa Juvenil de potrancas (Clássico João Matas Soles). Neste mesmo dia, o GP Diana, para éguas de três anos ou mais, movimenta a raia gaúcha.
Nos Estados Unidos, provas importantes fazem parte da programação. No sábado (5), no Hipódromo Belmont Park serão realizados os páreos Fort Marcy e Westchester, de grupo 3 e Sheepshead Bay, de grupo 2, somando meio milhão de dólares em prêmios. Ainda em Belmont, a prova Man o’ War, de grupo 1, para produtos de 4 anos ou mais promete grandes emoções no sábado (12). Além disso, o mês de maio traz a abertura da temporada de Pimlico, a partir de sexta–feira, 18. Um dos destaques será a famosa prova Black–Eyed Susan, de grupo 2, destinada a éguas de três anos. No sábado (19), também em Pimlico, será a vez da Preakness Stakes, segunda etapa da Tríplice Coroa americana para produtos de três anos. A bolsa chega a 1,5 milhão de dólares. O vencedor da última edição foi Cloud Computing, montado por J. Castellano. Na segunda (28), serão apresentados, excepcionalmente, páreos de Belmont, Santa Anita, Golden Gate e Pimlico.
O Canadá também estará representado neste mês com as corridas de Woodbine. O hipódromo começa sua programação no domingo (13) com a prova Marine, de grupo 3, na distância de 1700m, para produtos de três anos. No domingo (27), é a vez do páreo Nassau, de grupo 2, disputado na milha.
No Reino Unido, a temporada para produtos de três anos começa no sábado (5) com o Festival QIPCO Guineas, no hipódromo de Newmarket. Disputadas na milha, as provas QIPCO 1000, para éguas e a QIPCO 2000, para produtos vão agitar as pistas na Inglaterra. As preparatórias para este Festival ocorrem em meados de abril, porém, para participar do Guineas, não é necessário ganhar estas corridas. O último vencedor do páreo principal foi o cavalo irlandês, Churchill.
Na França, maio será o mês do galope. O Prix d’Hedouville inicia os trabalhos no domingo (6), em Parislongchamp. No domingo (13), o hipódromo conhece os melhores potros e potrancas de três anos na milha no Poule d’Essai des Poulains et des Pouliches. Em Auteuil, os destaques são duas provas de grupo 1: no sábado (19), o Prix Alain du Breil, e no domingo (20), o famoso Grand Steeple – Chase de Paris, disputado em 6000m.
O Hipódromo de Curragh, na Irlanda, recebe nos dias 26 e 27 o festival Tattersalls Irish Guineas, com direito a presença do craque Bold Eagle. A programação da PMU Brasil conta ainda com 24 hipódromos europeus, sem contar os páreos da França. Destaque para a Alemanha, com Dusseldorf, Dortmund e Gelsenkirchen e nas tardes de domingo, corridas de trote em Yonkers.
No Chile, as competições mais importantes ocorrem em diferentes datas. No sábado (5), será realizado o Gran Premio Hipódromo Chile, prova de grupo 1, em 2200 metros. Na sexta (25) é a vez do Gran Criterium G1, páreo de grupo 1, para potrancas em San Isidro. O mês termina com o Clássico Gran Prêmio Gonzalo Bofill de Caso, páreo de grupo 2 realizado em Valparaíso (30).
PMU Brasil