O convidado da semana é o encilhador e agente de montarias Danilo Aglio, de 45 anos, nascido e criado na Tijuca, famoso bairro carioca. Se pelo nome você não lembrou da pessoa, que tal Dadá? Lembrou? Com esse apelido ele é conhecido há muitos anos por todos no Hipódromo da Gávea.
Atualmente Danilo trabalha como encilhador de importantes treinadores e também como agente de montarias de dois grandes pilotos cariocas, o líder da estatística Leandro Henrique e Luan da Silva Machado. Mas você não vai imaginar como ele chegou até aqui... “Em 1987 eu entrei para a escola de aprendizes por influência de um grande amigo, o José Luiz Lourenço, que também foi jóquei e redeador. Mas quem me trouxe para a Gávea foi o jóquei Gilvan Guimarães. Na escolinha tive como professor Jorge Ricardo, que chegou a trabalhar pouco tempo nesta função. Montei por um tempo, mas cresci demais e acabava passando muito mal para tirar peso. Então resolvi parar de montar e passei a ser redeador e domador de potros. Como redeador, tive a oportunidade de galopar diariamente a craque Riboletta.”
“Pouco tempo depois comecei a encilhar alguns animais, graças a três professores que me ensinaram tudo sobre o encilhamento. Marquinhos Ferreira, Zezinho Pedrosa e Serginho Vianna me ajudaram muito e confiaram a mim o encilhamento de seus animais. Trabalho com eles há mais de 25 anos, embora hoje eu ajude muitos outros profissionais também.”

Sempre muito simpático e querido no Hipódromo da Gávea, em 1997 Danilo recebeu um convite do treinador Luiz Fernando Feijó para agenciar o jóquei Rodrigo Ferreira que vinha de São Paulo. “Rodrigo Ferreira foi o meu primeiro jóquei. Depois, graças a Deus, só trabalhei com jóqueis de ponta. O T.J.Pereira foi com quem conquistei mais vitórias importantes, como GP Major Suckow, GP de Cingapura e o tão sonhado Dubai Word Cup. Depois veio o GP Brasil com H.Fernandes. Com W.S.Cardoso comemoramos mais um GP Brasil e uma Tríplice Coroa. Leandro Henrique, além de vencer o Derby no ano passado, foi o campeão de uma estatística como aprendiz, feito inédito no JCB. Hoje sigo com Leandro e estou em um novo projeto com o L.S.Machado.”
Quando perguntado sobre seus sonhos e objetivos, Dadá com humildade, fala sobre a estatística deste ano. “Quero seguir trabalhando dá forma mais digna possível, sem passar por cima de ninguém para alcançar meus objetivos. Mas vamos lutar muito e tentar ganhar a estatística desta temporada com o Leandro Henrique. Não será algo fácil, pois os adversários, V.Borges e V.Gil, são duas feras! Teremos uma disputa linda até o final.”
Como de costume, para fechar a nossa conversa, pedimos ao Danilo para escolher quatro animais, um em cada dia de reunião na Gávea, e comentá–los para os leitores do Raia Leve.
Sábado:
1º páreo – 2. FUTURE TO DUBAI
“É um cavalo encabulado, que já devia ter ganho! Sempre arruma uma idéia para perder... Mas acho que agora chegou a hora dele.”
Domingo:
6º páreo – 6. ESPIRITUS
“Animal muito bom, que vem correndo GP e provas clássicas. Agora vai correr a turma e acho barbada.”
Segunda–feira:
2º páreo – 5. DUSTY
“Vem de correr o páreo misturado com os machos e agora vai só com fêmeas. Acho outra ótima montaria do Leandro na semana.”
Terça–feira:
7º páreo – 6. KYANO
“Kyano é muito bom cavalo. Teve um percurso atribulado na última, agora na distância maior, só tem o Itapeba como seu grande adversário. Acho ótima carreira.”
Por Maria Teresa Morgado
Fotos Divulgação JCB – Sylvio Rondinelli