























Valparaiso - Stud Blue Mountain
|

Like It Hot - Stud Verde
|

Núcleo Terrestre - Stud H & R
|

Oviedo - Stud H & R
|

Night Street - Stud Dona Cecília
|

Tenuta Poggione - Haras do Morro
|

Off the Curve - Stud H & R
|

Sonho Bom - Stud H & R
|

Online - Stud Verde
|

Olympic Maurren - Stud H & R
|

Oteque - Stud H & R
|

Kempes Love - Stud Verde
|

The Lord - Stud H & R
|

Submarino - Haras Figueira do Lago
|

Ronigol - Stud Verde
|

Sargent Pepper - Stud H & R
|

Spartan Lius - Coudelaria Atafona
|

No More Trick - Stud H & R
|

Spartan Lius - Coudelaria Atafona
|

Dreamer Winner - Haras Iposeiras
|

Ronigol - Stud Verde
|

Maryland - Stud Verde
|

Jeep do Jaguarete - Coudelaria Jéssica
|

Meu Amor Maior - Stud 13 de Recife
|

Le Gonfalon - Stud Verde
|

Minuxa - Haras Depiguá
|

Olympic Orkut - Stud H & R
|

Só Te Peço Amor - Stud Verde
|

Ronigol - Stud Verde
|

Papa-Léguas - Stud H & R
|
|
|





Julho | 2015
Rio–2016: Doença contagiosa deixa sob suspeita centenas de cavalos do Exército em Deodoro (RJ) 22/07/2015 - 13h28min
A duas semanas do evento–teste de hipismo no local, governo promove varredura para identificar mormo
A forte suspeita de uma proliferação de uma grave doença contagiosa entre cavalos do Exército no bairro de Deodoro, na Cidade do Rio de Janeiro tem levado apreensão aos meios militares e ao governo fe deral, além de preocupação ao comitê Rio 2016, que organiza daqui a duas semanas o evento–teste de hipismo para as Olimpíadas. Depois de dois casos positivos, está sendo feita uma varredura em todos os mais de 500 cavalos do Exército que ficam em Deodoro, que tiveram sangue coletado. O resultado dos exames nos próximos dias.
O mormo é uma doença causada pela bactéria Burkholderia Mallei, altamente contagiosa e letal para cavalos — quando um animal tem diganóstico positivo, o sacrifício é inevitável. A doença é uma zoonose tida como “silenciosa”, pela ausência de sintomas externos: a bactéria provoca secreções e nódulos em áreas como mucosas nasais, gânglios linfáticos e pulmões. O contágio se dá através de contato com material infectado, como urina, fezes, ou mesmo água compartilhada pelos cavalos. Embora seja mais raro, o mormo também pode ser contraído pelo homem.
As condições sanitárias do Centro Olímpico de Hispimo, em Deodoro, são um dos principais pontos a ser avaliados por observadores da Federação Equestre Internacional (FEI) no evento–teste que começa no dia 6 de agosto. A área de competição olímpica está isolada há seis meses, como manda o protocolo internacional, e os cavalos do Exército foram levados em fevereiro para pontos vizinhos, também em Deodoro.
GOVERNO QUER CERTIFICADO DA OMS
A possível constatação de que o mormo está espalhado em áreas vizinhas à competição olímpica de hipismo terá grande repercussão negativa com vistas aos Jogos Olímpicos. No evento–teste, só haverá cavalos nacionais competindo, e eles hoje estão também em condição de isolamento em Barretos (SP).
Entre proprietários de cavalos e militares, os rumores de sacrifício de dezenas de animais que ao cnteceria hoje levou preocupação. O Exército nega que já haja novos resultados positivos.
— Claro que preocupa. Mas posso garantir que não há nenhum sacrifício previsto, por enquanto. O resultado dos exames não está pronto, é preciso aguardar — garantiu o coronel Paulo Cezar Crocetti, comandante do Regimento Andrade Neves e interlocutor do exército para esta questão com o Ministério da Agricultura.
Nos últimos dias, o ministério e o exército montaram uma força–tarefa para uma varredura completa não só nos cavalos pertencentes à força, mas também de vários outros haras do Rio. Como muitos cavalos do Exército disputam competições de hipismo regularmente, há contato com centenas de outros animais. O objetivo do govenro federal é que Deodoro conquiste o status de “Risco Insignificante para Doença de Equídeos”, chancela concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal.
Em abril, houve o primeiro caso relacionado a Deodoro: um cavalo da PM do Espírito Santo que esteve no Rio até o fim de 2014 testou positivo, o que estendeu a investigação a outros animais com os quais teve contato. Dois cavalos do exército ficaram sob suspeita e um deles também deu positivo, mais recentemente. Estes dois cavalos estão isolados na Ilha de Cananeia, em São Paulo. A partir daí, ampliou–se a varredura para os demais cavalos.
DIAGNÓSTICO POLÊMICO
O mormo é uma doença que durante décadas pouco apareceu no Brasil, tendo ficado restrita a poucos casos no Nordeste. Nos últimos anos, porém, vem reaparecendo, trazendo consigo uma polêmica sobre seu diagnóstico.
Donos de cavalos afirmam que a tecnologia feita em laboratórios brasileiros é ultrapassada e ineficiente. A explicação é que os testes se baseiam na alta presença do anticorpo que combate a doença, e não diretamente na identificação da bactéria. E que anticorpo também é produzido para combater outras bactérias, o que fragilizar o diagnóstico do mormo.
O ministério da Agricultura não respondeu até a noite de ontem sobre os casos já identificados, as suspeitas e a deficiência do diagnóstico. O comitê Rio 2016 diz que confia no isolamento sanitário do Centro Olímpico e que não comentará antes de haver novos casos confirmados.
Fonte: Jornal O Globo
|

|
|




 13.376 |
 12.844 |













 Coudelaria Atafona
 Coudelaria FBL
 Coudelaria Intimate Friends
 Coudelaria Jessica
 Coudelaria Pelotense
 Haras Clark Leite
 Haras Iposeiras
 Haras Depigua
 Haras Figueira do Lago
 Haras do Morro
 Haras Old Friends
 Haras Planície (In memoriam)
 Haras Vale do Stucky (In memoriam)
 Jorge Olympio Teixeira dos Santos
 Ronaldo Cramer Moraes Veiga (In memoriam)
 Stud Brocoió
 Stud Cajuli
 Stud Capitão (In memoriam)
 Stud Cariri do Recife
 Stud Cezzane (In memoriam)
 Stud Elle Et Moi (In memoriam)
 Stud Embalagem
 Stud Everest (In memoriam)
 Stud Gold Black
 Stud H & R
 Stud Hulk
 Stud Ilse
 Stud La Nave Va
 Stud Palura
 Stud Quando Será?
 Stud Recanto do Derby
 Stud Rotterdam
 Stud Spumao
 Stud Terceira Margem
 Stud Turfe
 Stud Verde
 Stud Wall Street
 Oscar Colombo (In memoriam)
 Stud Novo Muriqui (In memoriam)
 Haras The Best (In memoriam)
|