Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Valparaiso - Stud Blue Mountain

Like It Hot - Stud Verde

Núcleo Terrestre - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Night Street - Stud Dona Cecília

Tenuta Poggione - Haras do Morro

Off the Curve - Stud H & R

Sonho Bom - Stud H & R

Online - Stud Verde

Olympic Maurren - Stud H & R

Oteque - Stud H & R

Kempes Love - Stud Verde

The Lord - Stud H & R

Submarino - Haras Figueira do Lago

Ronigol - Stud Verde

Sargent Pepper - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

No More Trick - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Ronigol - Stud Verde

Maryland - Stud Verde

Jeep do Jaguarete - Coudelaria Jéssica

Meu Amor Maior - Stud 13 de Recife

Le Gonfalon - Stud Verde

Minuxa - Haras Depiguá

Olympic Orkut - Stud H & R

Só Te Peço Amor - Stud Verde

Ronigol - Stud Verde

Papa-Léguas - Stud H & R








Agosto | 2014

HISTÓRIAS E ESTÓRIAS, por Cesar Bolonha
13/08/2014 - 18h00min

Bons tempos (*)

Antigamente, os ambulantes andavam pelas tribunas com seus tabuleiros vendendo pules de 10 mil réis. Os turfistas, que estavam sentados nas cadeiras da pelouse (havia muitas), nem precisavam se levantar.

“As apostas serão encerradas dentro de cinco minutos. Ambulantes, prestar contas!” E lá iam eles. Vez por outra, um se atrasava e já vinha era chamado: “Alô, ambulante B, prestar contas!”

O grande atrativo da época era o Betting Simples, que às vezes ficava acumulado durante duas ou três semanas. Depois, o Betting Duplo, também acumulando muitas vezes. Dificilmente os turfistas faziam inversões, como hoje. Nem havia bilhete para combinados. Tudo era escrito na caneta. Uma vez, veio de São Paulo uma égua chamada Europa, blusa verde e boné vermelho, e furou pela segunda vez o Betting Duplo da rapaziada. Ficou famoso o rateio elevado de Europa. Na semana seguinte, ela repetiu o triunfo.

Havia um restaurante magnífico na Tribuna Especial, cujo dono, Sr. Dalmiro, era também proprietário do Restaurante das Paineiras. Comida a baixo preço e de primeira categoria. Ele tinha uma égua chamada Fuerza Bruta, que corria muito. Depois, remodelaram o local e o entregaram ao Carlos Machado. Não deu certo. Bons tempos.

Todo mundo ainda trabalhava aos sábados, até o meio dia. Depois, poderiam seguir para a Gávea, onde se tinha a certeza de encontrar um excelente cardápio. E bem barato mesmo.

Saíam ônibus da Light, do Clube Naval e do Palace Hotel, número 52, cobrando 600 réis, e lotações a 2 cruzeiros. Quem quisesse gastar menos apanhava, na Galeria Cruzeiro, o bonde Gávea ou o Jardim Leblon. Por 330 réis, vinham até a praça. Ninguém tinha carro. Havia muito menos corrupção. Os homens eram mais sérios.

Quem vinha de Copacabana apanhava o Ipanema–Túnel Novo até o Bar 20 e ali o Jardim Leblon até o Prado. Pagava 1 tostão cada. E esse preço foi mantido por quase 10 anos. Não havia inflação. Ou melhor, era menos de 1%.

O Jardim Leblon andava longo trecho dentro da areia e demorava menos de dez minutos para chegar ao hipódromo.

Os “tijucanos” mais pobres apanhavam na Rua Conde de Bonfim ou na Haddock Lobo, o Tijuca ou o Muda, dois bondes de muito cartaz. Saltavam na esquina da Rua da Assembleia e iam até a Galeria Cruzeiro ou ao Clube Naval. Alguns que vinham do subúrbio andaram perdidos pela Gávea, sem poder voltar.

O Salfate, o Sepúlveda, o Molina, o Canales, o Leighton, o Alfonso Silva e o Ulloa, todos chilenos, davam as cartas. Dos brasileiros, Reduzino de Freitas era o melhor. Depois veio o Rigoni e novos chilenos como Irigoyen, Diniz e Castillo. Plantel infinitamente superior ao atual.

Quando se começa a escrever tanto sobre coisas antigas, é sinal evidente de velhice. Mas juramos que, mesmo com todas as dificuldades, era tudo muito melhor do que hoje.

(*) Texto publicado originalmente na Revista JCB, na década de 1980, por Heitor de Lima e Silva, o Bolonha.

Apoio:

Stud Azul e Branco



<< Anterior Próxima >>








13.382

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês