Vagner Borges, líder da estatística carioca de jóqueis, voltou muito otimista do Centro de Treinamento do Haras Vale da Boa Esperança, em Itaipava, depois do treino de distância do tríplice coroado Bal a Bali, do Stud Alvarenga, provável favorito do Grande Prêmio Brasil deste ano. O filho de Put It Back fez exercício com parciais moderados, mas impressionou pelas reservas no arremate. Borges não quis revelar o tempo assinalado pelo pensionista de Dulcino Guignoni, mas assegurou que o ganhador do Derby está mais aguerrido e bem mais manso para correr, agora que tem maior experiência no percurso de fundo.
“Não foi um trabalho visando a marcas, mas um floreio dos melhores. Ele evoluiu bem depois da última corrida e finalizou com muito mais desembaraço do que no treino para reaparecer nas pistas. É um cavalo de altíssima categoria e, se Deus quiser, vai me proporcionar a primeira vitória no Grande Prêmio Brasil. Já bati na trave duas vezes, com um segundo e um terceiro lugar nas duas únicas vezes em que montei”, afirmou o jóquei, guardando a sete chaves a marca do exercício.
Vagner Borges também esteve em Teresópolis e exercitou o velocista Desejado Magee, treinado por Julio Cezar Sampaio, e sua carta no Grande Prêmio Major Suckow. Ficou encantado com o estado atlético do ganhador da Copa Velocidade e do Grande Prêmio Cordeiro da Graça. “É claro que o Haras Santa Maria de Araras tem uma trinca poderosa na prova. Tanto Bottega, quanto Blind Ambition e Ballad Moon são adversárias poderosas, mas vamos dar muito trabalho para elas”, assegurou.
Com relação à Bicycling, representante do Stud Alvarenga na milha internacional do GP Presidente da República, e Maison Du Caviar, outra inscrição da coudelaria de Álvaro Novis, no Grande Prêmio Roberto e Nelson Grimaldi Seabra, considera ambas as provas muito equilibradas e de resultado imprevisível. Entretanto, não descarta a possibilidade de triunfo dos dois pensionistas de Christiano Oliveira.
“A corrida de Bicycling não valeu, pois ele disparou na primeira parte do percurso. Maison Du Caviar é uma égua bem regular e vai estar entre as primeiras no final”, analisou.
Com relação à disputa acirrada pela estatística, com Dalto Duarte, Borges mostrou–se cauteloso, apesar de o rival ter sido suspenso por duas reuniões na próxima semana e da vantagem de 12 vitórias que tem sobre o segundo colocado. “A parada vai ser dura até o final. Ele se aproximou muito e tenho de tentar aproveitar melhor as oportunidades. Nesta temporada, tenho tirado muitos segundos lugares. Nunca vi coisa assim. Tenho sido o “Rei do Placê””, falou com o bom humor habitual.
por Paulo Gama