Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Valparaiso - Stud Blue Mountain

Like It Hot - Stud Verde

Núcleo Terrestre - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Night Street - Stud Dona Cecília

Tenuta Poggione - Haras do Morro

Off the Curve - Stud H & R

Sonho Bom - Stud H & R

Online - Stud Verde

Olympic Maurren - Stud H & R

Oteque - Stud H & R

Kempes Love - Stud Verde

The Lord - Stud H & R

Submarino - Haras Figueira do Lago

Ronigol - Stud Verde

Sargent Pepper - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

No More Trick - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Ronigol - Stud Verde

Maryland - Stud Verde

Jeep do Jaguarete - Coudelaria Jéssica

Meu Amor Maior - Stud 13 de Recife

Le Gonfalon - Stud Verde

Minuxa - Haras Depiguá

Olympic Orkut - Stud H & R

Só Te Peço Amor - Stud Verde

Ronigol - Stud Verde

Papa-Léguas - Stud H & R







Abril | 2014

O ‘bolão do diabo’, como nos tempos de João Saldanha
11/04/2014 - 10h41min

Durante 19 anos, dividi o espaço da redação do Jornal do Brasil com figuras lendárias do jornalismo nacional. Às vezes, ficava até um pouco inibido com a presença de tantas estrelas e renomados escribas. Na editoria de Esportes havia Sandro Moreira, Oldemário Touguinhó, João Máximo, Vicente Sena, João Areosa, Sérgio Rodrigues, Mair Pena Neto, Eloir Maciel, Paulo César Vasconcelos e tantos outros. João Saldanha, entretanto, era o mais carismático, polêmico e desconcertante. O convívio com ele foi espetacular. Em primeiro lugar, porque ele adorava o turfe. Fazia questão de repetir sempre a mesma história de que a única Copa do Mundo em que não esteve presente foi por causa de uma corrida de cancha reta, no interior do Rio Grande do Sul. Até hoje sinto saudade dos casos curiosos contados por ele. Alguns mais pareciam piadas, outros eram histórias exageradas com mentiras absurdas e deslavadas. Todas elas tinham em comum o fato de serem absolutamente impagáveis.

O Pick7 da última segunda–feira me fez lembrar uma das histórias preferidas do João Saldanha. E apesar de tê–la ouvido dezenas de vezes, sempre que ele me perguntava se já tinha contado o encontro do turfista com o Diabo, eu dizia que não. Era delicioso poder ouvir tudo de novo e dar boas gargalhadas. A história era essa: “Um turfista estava sentado num banco da praça e lamentava, em voz alta, a sua má sorte na vida por causa das corridas de cavalo. Eu sou um infeliz, um desgraçado! Perdi todo o dinheiro do aluguel e também o das compras do mercado. Não consigo acertar um páreo sequer”, blasfemava. O diabo, então passou perto dele e sussurrou–lhe ao pé do ouvido. “Se você me vender a sua alma, eu lhe dou o jornal do dia seguinte com o resultado completo das corridas de hoje”, disparou com sua voz suave e sedutora. O turfista não pensou duas vezes. “Está feito o pacto. Você me dá o jornal e depois de eu morrer, minha alma é sua. Afinal, eu não vou precisar dela para nada mesmo”, ponderou. O trato foi feito e o turfista foi para o hipódromo com o jornal na mão.

No dia seguinte, no mesmo banco da praça lá estava o turfista, aos prantos e com a mesma lamúria e lamentação. “Não adianta. Eu não nasci para esse jogo. Levei uma tremenda bola no último páreo”, dizia amargurado. O diabo, que passava por ali novamente, ficou surpreso com aquele cenário. “Mas como é que você pode ter errado se eu lhe dei o jornal com o resultado completo e até com os rateios?” perguntou intrigado, ao que o turfista respondeu: “Apostei em todos os resultados publicados pelo jornal, mas o cavalo do último páreo vinha de dois últimos e eu achei que você estava me derrubando. Então, decidi apostar todo o meu lucro no favorito”, revelou, diante de um diabo estupefato.

O apostador do agente credenciado da Rua Raimundo Correa, em Copacabana, na última segunda–feira, foi mais precavido. Depois de ter vendido sua alma ao diabo e, provavelmente, por já ter lido a crônica do João Saldanha ou ouvido falar dela, colocou todos os concorrentes ao último páreo. E nem precisava, pois ganhou o favorito, como estava escrito no jornal do dia seguinte.

Afinal, o diabo leva muito a sério esse negócio de pacto.

por Paulo Gama



<< Anterior Próxima >>








13.383

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês