Muriel Silva Machado, que assina como M.S. Machado de apenas 17 anos, veio da cidade de Esteio, que fica no Rio Grande do Sul, para tentar a vida como jóquei no Hipódromo da Gávea. Como muitos, ele veio de uma família de jóqueis, seu pai é conhecido como Ronaldo S Machado e já aposentado. E seu irmão Luan Silva Machado já passou pelo Rio de Janeiro, e está atualmente montando no Cristal, em Porto Alegre. Vindo de uma família de quatro irmãos, este promissor aluno da Escola do Jockey Club Brasileiro passou a maior parte da infância em Canoas, também no Rio Grande do Sul.
No início Muriel não queria seguir a carreira, mas tendo seu irmão como exemplo, assistia atentamente a todas as corridas. Após a estréia de seu irmão, cinco semanas depois, veio a primeira vitória e bastou para isso que Muriel se rendese de vez ao turfe.
Muriel que é um talento promissor é o 5º colocado na tabela de jóqueis da temporada 2013/2014. E mesmo sendo aluno, é o 3º jóquei com mais montarias no Rio de Janeiro.

O adolescente que vem de uma família de quatro irmãos veio para o Rio de Janeiro com apenas 16 anos de idade para poder entrar na escolhinha, ficou na casa de um treinador, amigo de seu pai, até o seu ingresso.
Muriel lembra com alegria nos olhos da sua primeira vitória: “ganhei com a potranca Desejada Ape, do Stud Alvarenga. Meu pai, que estava assistindo a corrida pela TV em Porto Alegre, ligou logo após a vitória para comemorar e me parabenizar.” Ele conta emocionado à equipe, e acrescenta: “tudo que aprendi, foi com o meu pai, e ele é o maior incentivador da minha carreira”.
O gaúcho que já conhece a Praia de Copacabana e o Pão de Açúcar ficou duas semanas, no picadeiro da escola do JCB e logo depois já passou para galopar cavalos na raia, pouco tempo depois já foi para aprendiz de quarta categoria, começando assim a participar das corridas de cavalos.
Quando perguntado pela nossa equipe de reportagem o que ele pensa para daqui a cinco anos ele disse respondeu quase que instantaneamente: “quero me tornar um atleta profissional, continuar cuidando do meu peso, chegando ainda de madrugada na raia e ter a minha boa convivência com todos, como eu tenho.”
M. S Machado disse ainda que sua dieta é equilibrada e só come na Escola do Jockey. “Como muitas frutas, verduras e legumes, tudo que o nutricionista nos passa”.
O menino despediu–se da equipe na cocheira com olhos cheios de lágrimas de saudades do pai e dos irmãos que um dia pretende trazer para morar com eles no Rio de Janeiro.
por Cristiane Pepe