Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Valparaiso - Stud Blue Mountain

Like It Hot - Stud Verde

Núcleo Terrestre - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Night Street - Stud Dona Cecília

Tenuta Poggione - Haras do Morro

Off the Curve - Stud H & R

Sonho Bom - Stud H & R

Online - Stud Verde

Olympic Maurren - Stud H & R

Oteque - Stud H & R

Kempes Love - Stud Verde

The Lord - Stud H & R

Submarino - Haras Figueira do Lago

Ronigol - Stud Verde

Sargent Pepper - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

No More Trick - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Ronigol - Stud Verde

Maryland - Stud Verde

Jeep do Jaguarete - Coudelaria Jéssica

Meu Amor Maior - Stud 13 de Recife

Le Gonfalon - Stud Verde

Minuxa - Haras Depiguá

Olympic Orkut - Stud H & R

Só Te Peço Amor - Stud Verde

Ronigol - Stud Verde

Papa-Léguas - Stud H & R







Dezembro | 2012

RETROSPECTIVA DO TURFE PERNAMBUCANO
30/12/2012 - 11h11min

Janeiro

– A primeira corrida de 2012 foi realizada no dia 8 de janeiro. Seis páreos, sendo cinco de produtos da raça PSI e um para produtos da raça pônei.

– O primeiro páreo do ano foi vencido pela potranca Cheers, do Stud 13, com direção do aprendiz V. S. Paiva.

– Aos 7 anos, Diego Soares Guigui estreou nas corridas de pônei montando Stilo, que terminou na quinta colocação.

– Os destaques da programação foram os aprendizes V. S. Paiva e A. Maciel, com duas vitórias, cada. Jacson Lima obteve a 8ª vitória em corridas de pônei, com a alazã Carla Perez.

– No dia 22 de janeiro, o Jockey Club de Pernambuco viveu uma tarde de muitas emoções. Mesmo com as fortes chuvas que caíam em Recife, o público compareceu em grande número para prestigiar a programação que teve empate, disputas acirradas e a linda vitória do menor e mais novo jóquei do Brasil, Diego Soares, o Guigui, que deu um show no páreo dos pôneis, vencendo de bandeira a bandeira com Chankar.

– No primeiro páreo, o castanho No American do Stud Silver Blue Star, conduzido por J. Júlio, venceu por vários corpos. No segundo páreo, a égua Trick Six tomou a dianteira e deu a impressão de que venceria, mas nos metros finais o potro Hurrican Jonh igualou sua linha e chegou à meta empatado com Trick Six. No terceiro páreo, Untal, com o aprendiz W. Gomes esperou a reta de chegada para arrancar por dentro e garantir a foto da vitória. No quarto páreo, a maior surpresa da tarde: o estreante Gran Gest, do Stud Big Boss, derrotou o alazão Afilhado do Sissi que virou a reta de chegada com vantagem de mais de dez corpos. No quinto páreo, o favorito Starman confirmou o favoritismo, mas só dominou os adversários nos 50 metros finais. No sexto páreo, para pôneis, vitória de Chankar, com Diego Soares, de 7 anos, o menor e mais novo jóquei do Brasil.

Fevereiro

– A programação apresentou o primeiro clássico do ano e começou tumultuada, com o cancelamento do 1º páreo devido à retirada dos animais Zone Rouge e Afilhado do Sissi. No segundo páreo, o castanho Tettore, com M. Aurelio, venceu de ponta a ponta. No páreo em 1.700 metros, No American com J. Júlio no dorso, venceu disparado deixando Udaloi da Faxina em segundo e os favoritos Thignon Gold (terceiro) e Key Board (quarto lugar).

– No dia 10 de fevereiro, o aprendiz Anderson Paiva estreou com vitória no Hipódromo da Gávea.

– Em chegada espetacular, o castanho Charmant levantou o quarto páreo na tocada de R. D. Lima. No 5º páreo, o alazão Xipão, mesmo largando com mais de dez corpos de atraso, teve forças para vencer e com a mesma diferença da largada. Gran Gest, com W. Gomes, formou a dupla com o maior rateio da programação: R$ 57,40 por real apostado. No 6º páreo o Clássico Tanara Tecfil, Brentley, do turfe cearense, fez corrida impecável sob o comando do experiente J. Júlio, em 119s2 os 1.800 metros.

– Em clima de carnaval, a 16ª reunião da temporada, na sexta–feira gorda, Cinco páreos (um de pôneis), homenageando os tradicionais blocos que desfilam no maior carnaval do mundo. A tarde foi marcada por disputas acirradas e desclassificações. As desclassificações aconteceram: no 4º páreo, em que Senhor Kirov foi desclassificado em favor de Campus Drive; e no 5º páreo, de animais da raça pônei, em que Chankar ganhou, mas não levou o Prêmio Carnaval 2012.

– No 1º páreo, o potro Best Joice (Haras Depiguá), montaria de J. Júlio foi o vencedor do Prêmio Blocos Líricos. No 2º, a égua Tem Virtude surpreendeu os favoritos Hurrican Jonh e Untal no Prêmio Bacalhau do Batata. No 3º, No American, correndo cada dia mais, confirmou o favoritismo. Key Board formou a dupla com Udaloi da Faxina em terceiro. No 4º, Senhor Kirov venceu, mas não levou o Prêmio 80 anos do Bloco O Homem da Meia Noite. O filho de Spring Halo foi desclassificado em favor de Campus Drive. Com a desclassificação, o titular do Stud Big Boss, Joaquim Moreira, demonstrando insatisfação, disse que mandaria Senhor Kirov para cumprir campanha no turfe paulistano. No páreo seguinte, nova desclassificação: o pônei, Chankar, conduzido por Danilo Oliveira, foi desclassificado por ter prejudicado o pônei Brutus. Como terminou em segundo, o maior beneficiado com a desclassificação de Chankar foi Soberano.

Março

– Mais uma vez com público numeroso, seis páreos para PSI e um para pôneis. No 1º páreo, o potro Historion Secret (Stud Big Boss) brilhou com a feliz condução de W. Gomes. No 2º, nova vitória emocionante do aprendiz Wesley Gomes, dessa vez com Udaloi do Faxina (Stud CML). O 3º páreo foi da égua Zone Rouge (Stud Remar) resistiu a Skaramuska. Na chegada dos animais ao padock, o treinador de Hurricane Jons, Elias Santos, que já cumpria suspensão, agrediu o jóquei F. Davidson e foi suspenso por mais um ano. No 4º páreo, o potro Dayoflight, com boa condução de M. Aurelio conseguiu a primeira vitória. O 5º páreo foi do castanho Tettore, que passou a defender a farda do Stud Remar. Mais um êxito do jóquei M. Aurelio. No 6º, M. Aurelio foi substituído por F. Davidson no dorso de Under Atlantic e derrotou Onegin nos metros finais depois de uma luta de 150 metros. No 7º, para pônei, o potro Stylus dividiu a raia, voltando a fazer a alegria do Stud FM.
 
– No dia 25 de março, o Jockey Club de Pernambuco viveu mais uma tarde de muitas emoções e arquibancadas lotadas. Os destaques ficaram por conta da excelente performance do jóquei J. Júlio, que venceu quatro dos nove páreos disputados (o 1º, com Hurricane John; o 4º, com Onegin; o 5º, com Sentimento; o 8º, com o estreante Zamulá; e o 9º, dando um show na condução do castanho No American). R. D. Lima venceu o 2º páreo com Eagle Vision, A. Maciel levou Zone Rouge à vitória de bandeira a bandeira. O dia marcou o retorno vitorioso do jóquei José Ribamar da Silva (Babá), de 61 anos. Ele deu um show ao levantar o 7º páreo com o alazão Afilhado do Sissi. O público aplaudiu de pé o mestre das rédeas, que proporcionou a foto mais concorrida da tarde festiva.

Abril

– Apenas uma reunião foi realizada no mês de abril. Foram oito páreos (um deles, da raça pôneis), com destaque para o XVI Clássico Mário Ferman. Entre os pôneis, prova em homenagem ao vice–presidente do Jockey, Romero Pontual, vitória da égua Maçã (Haras Pernambuco) com Wilkler Xavier.

–A equipe do Sport TV, passou dois dias no Jockey produzindo matéria sobre a garimpagem de novos talentos para o turfe brasileiro.

– Montado por M. Aurelio, Amigo Gaúcho, do turfe cearense, venceu o Clássico Mario Ferman.

Maio

– Mesmo com a forte concorrência do primeiro clássico da decisão do campeonato pernambucano entre Santa Cruz e Sport, o Jockey Club de Pernambuco realizou a tradicional reunião quinzenal com programação de seis páreos, sendo um da raça pôneis, prova Especial Eronides de Andrade Moura. Os vencedores foram; 1º páreo, Lúnula (W. Gomes); 2º páreo. By Brasil (W. Gomes); 3º páreo, Charmat (F. Benone); 4º páreo, Olympic Grey (M. Silva); 5º páreo, Porto Castelo (M.Silva). 6º páreo, para pôneis, mais uma vitória de Wilkler Xavier com a égua Maçã.

– A segunda corrida de maio foi realizada tendo com principal atração o IV Clássico Adelmar da Costa Carvalho, na distância de 2.000 metros. Vitória de Porto Castelo, com M. Silva no dorso. No 1º páreo, vitória fácil de Lúnula (W. Gomes). Nunca Nesse País, com F. Davidson venceu o 2º páreo, após acirrada disputa com Dupla Sorte. No 3º páreo, Valdovino reaparece e não teve dificuldades para levantar o Prêmio Sport Club do Recife. No 4º páreo, três animais chegaram brigando pela primeira colocação: Best Prime, Linda Mocinha e Best of Depiguá, com os dois primeiros empatados na primeira colocação. No 5º, com apenas três competidores, Abmael venceu a Prova Especial Casa Navio.

Junho

– Apenas uma corrida foi realizada no mês de junho, o Grande Prêmio Prefeitura do Recife. Com condução impecável do aprendiz de 1ª categoria Fábio Silva (Bambino), o castanho Urso Polar (Stud Irmãos Pereira) venceu o GP Prefeitura do Recife, principal prova da ótima programação. Parado desde o Bentão 2011, Cabo de Aço reapareceu em grande estilo e venceu o 3º páreo.

– Seis animais estrearam na programação do GP Prefeitura do Recife, com destaque para o castanho Quanto Mais, ganhador do GP Bento Gonçalves, prova máxima do turfe gaúcho, em 2011. Quanto Mais foi trazido para o Recife pelo Stud Sampaio, do Ceará, mas foi negociado com o Stud 3 Irmãos.

Julho

– Diferentemente dos meses anteriores, a Comissão de Corridas conseguiu formar três programas no mês. A primeira, foi realizada no dia 1 de julho, com quatro páreos, todos homenageando vencedores das estatísticas da temporada 201/2012.  No American (animal), J. Júlio (jóquei), I. Ferreira (treinador) e o Stud Silver Blue Star (proprietário) foram os homenageados da programação. No páreo de encerramento, o castanho Nunca Nesse País (Haras Bongy) venceu de poste a poste com boa condução de F. Davidson.

– No dia 15 julho, foi disputado o GP Governador do Estado de Pernambuco, que teve como ganhador Brentley (Stud Magi), montado por J. Carvalho, que venceu o primeiro GP da carreira. Cabo de Aço deu mais um show ao levantar, com extrema facilidade, o 5º páreo, Prêmio Secretaria da Casa Civil. Rio Miranda (Stud Sampaio) estreou com vitória espetacular no 6º páreo. Em mais uma corrida de pônei, Brutos venceu a Prova Especial José Henrique de Lima Campos, com Leandro Henrique no dorso.

– No Haras Depiguá, nasceu o primeiro potro filho de Recompensado.

– No dia 23 de Julho, foi realizada a 3ª corrida da temporada, com cinco páreos. O jóquei F. Sales reclamou de ter sofrido prejuízos de Senhor Kirov, mas a Comissão de Corridas manteve o resultado da pista. No páreo de encerramento, o cavalo Untal, que vinha de duas fracas apresentações, atropelou para vencer, deixando Allot Depiguá em segundo e proporcionando o maior rateio de dupla da programação: R$ 103,20 por real apostado.

– Starman teve encerrada a campanha e foi servir na reprodução no Haras Depiguá.

Agosto

– No mês de agosto, apenas uma programação, com destaque para o XV Clássico Roberto Sá. Rio Miranda, com F. H. Costa deu mais um passeio na pista pernambucana, vencendo por mais de 12 corpos o favorito Urso Polar. No 6º páreo, Onegin foi desclassificado em favor de Campus Drive. Cabo de Aço ganhou mais uma linda corrida, mas teve a lesão dos tendões agravada e teve encerrada a sua promissora campanha.

– A teatróloga Geninha da Rosa Borges foi homenageada na 53ª corrida de pôneis, que teve mais uma vitória de Maçã em nova precisa condução de Wilkler Xavier.

– Com forte lesão no sesamóideo, o alazão Tatamovicht foi operado no Recife.

Setembro

– No dia 16 de setembro, foi disputado o XI GP Manoel Medeiros. Charmant, em grande estilo, derrotou os favoritos Super Purse e Urso Polar. M. Silva fez corrida impecável no dorso de Charmant. Após oito anos afastados das atividades, o treinador Francisco Alberto de Melo Viana (F. A. Viana) voltou a exercer suas funções no turfe e teve reestreia vitoriosa com Investment Grade no 8º páreo, Clássico Newton Vieira de Vasconcelos. A pônei Maçã foi bicampeã da Prova Especial Ana Maria Conceição Valença.

– Na corrida do dia 30 de setembro, seis páreos (um deles para a raça pôneis), com destaque para o I Clássico APCCPE – Schincariol.

–  O Stud Savigor estreou na Madalena com os animais Speed War e John The Doctor, ambos vencedores. Speed War venceu o 4º páreo, Prêmio Nox Heights, e John The Doctor venceu o Clássico com F. H. Costa no dorso.

Outubro

– Vuole Soldi estreou na Madalena e venceu o VIII Clássico Marco Sire Cortez.

– Ed American também estreou com vitória no clássico Waldemir Miranda Filho.

– Correndo em turma fraca, Quanto Mais venceu na Madalena.

– Tank Boy, com Alan Maciel no dorso, foi outro que estreou vitoriosamente na programação.

– F. H. Costa, M. Oliveira e o aprendiz Alan Maciel foram os destaques da programação.

– O castanho El Lamein, do Stud Guarani & Pierre, do turfe cearense, foi sacrificado após sofrer fratura exposta no anterior direito.

Novembro

– No dia 4 de novembro, o XXII GP Edisio Pereira.

– Freedom Forever (Stud Sampaio & Parente) retornou à Madalena com fácil vitória no Clássico Carlos Martins de Medeiros.

– Alan Maciel deu um show no dorso de Vivano (Stud Irmãos Pereira) no 3º páreo, Prêmio Djalma Gomes.

– O Clássico Severino Ferreira Maia, que sempre fora disputado na distância de 2.000 metros, foi corrido pela primeira vez como Prêmio Severino Ferreira Maia e na distância de 1.700 metros.

– Ed American manteve a invencibilidade e venceu o Clássico Edisio Pereira Filho, em 1.300 metros.

– Roberto Alberto (Stud Primos & Amigos) venceu o clássico Antonio Alves Pereira.

– Super Purse, com Z. M. Rosa no comando, venceu o GP Edisio Pereira.

– O jóquei mirim Emerson Anderson ganhou a primeira corrida de pôneis montando Chankar.

– Chegam à Madalena os potros da geração 2010 do Haras Depiguá.

– O titular do Haras Depiguá, Carlos Baltar, desistiu da candidatura à presidência do Jockey Club de Pernambuco.

Dezembro

– O mês começou com a realização do festival do 44º GP Bento Magalhães, prova máxima do turfe pernambucano. As corridas foram desdobradas entre o sábado (dia 1) e o domingo (dia 2).

– Belíssima Lá Rubia (Stud Asa Branca) venceu o páreo de abertura, em final dramático, derrotando Caixa Preta no fotochart.

– A imprensa do turfe é homenageada na programação do dia 1 de dezembro.

– Jobi, com Z. M. Rosa faturou o GP Manoel Medeiros, mesmo tendo o jóquei J. Júlio reclamado de prejuízos causados pelo vencedor a Onegin.

– No primeiro “Bentinho” com animais da raça pônei, na distância de 600 metros, a poucos metros do vencedor o pônei Stylus (Stud FM) derrubou o jóquei Emerson Anderson e a vitória acabou com Chankar, pilotado por Diego Soares, que substituiu Roberto Lima, à última hora.

– O aprendiz pernambucano Anderson Paiva foi uma das atrações da programação e venceu duas carreiras: Burilado, no sábado; e Phyllipus, no domingo. Ambos de propriedade do Stud F & C.

– Tettore conquistou a quinta vitória consecutiva na Madalena, após fraca apresentação no Hipódromo da Gávea.

– John The Doctor, adquirido pelo Stud São Nicolau, venceu o GP Pedro Allain Teixeira.

– Chegada polêmica: Ed American (A. Queiroz) derrotou Freedom Forever (N. Cunha) por cabeça.

– Super Purse e Vuoli Soldi repetem a dupla do GP Edisio Pereira, mas por pouco Vuoli Soldi não surpreendeu.

– No dia em que completou 15 anos, o aprendiz Alan Maciel disputou, pela primeira vez, o “Bentão” chegando terceiro, com Tank Boy.

– No dia 16, o último GP do ano. Tatamovitch, que vinha de um bom quarto lugar no Bentão, fez corrida irretocável sob a condução de F. H. Costa.

– Onegin quebrou a invencibilidade de Ed American no 6º páreo, Prêmio Comissão de Corridas do JCP.

– Vindo de recuperação, Decreto venceu, sem dificuldade, o 4º páreo.

– Com exame pronto para embarcar para Cidade Jardim, Gambetero fez a festa para os titulares do Haras Bongy, marcando a despedida do presidente Luiz Roberto Medeiros, que passou o bastão para Paulo Paiva, titular do Stud São José dos Bastiões.

– Novo Jockey do Ceará teve data de inauguração transferida para o dia 13 de abril de 2013.

por Francisco Mendonça



<< Anterior Próxima >>








13.357

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês