Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Valparaiso - Stud Blue Mountain

Like It Hot - Stud Verde

Núcleo Terrestre - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Night Street - Stud Dona Cecília

Tenuta Poggione - Haras do Morro

Off the Curve - Stud H & R

Sonho Bom - Stud H & R

Online - Stud Verde

Olympic Maurren - Stud H & R

Oteque - Stud H & R

Kempes Love - Stud Verde

The Lord - Stud H & R

Submarino - Haras Figueira do Lago

Ronigol - Stud Verde

Sargent Pepper - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

No More Trick - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Ronigol - Stud Verde

Maryland - Stud Verde

Jeep do Jaguarete - Coudelaria Jéssica

Meu Amor Maior - Stud 13 de Recife

Le Gonfalon - Stud Verde

Minuxa - Haras Depiguá

Olympic Orkut - Stud H & R

Só Te Peço Amor - Stud Verde

Ronigol - Stud Verde

Papa-Léguas - Stud H & R









Agosto | 2012

A classe de Timeo, a serviço dos criadores brasileiros
05/08/2012 - 07h35min

arquivo RL

Timeo está alojado em Tijucas do Sul, Paraná

Muito mais do que objeto de desejo de proprietários e treinadores, as provas do calendário clássico nacional operam, ano a ano, como verdadeiros exames – qualitativamente falando – dos animais em ação, no turfe brasileiro. Logo, é com base nelas que líderes de geração e cavalos acima da média, são apontados. E quando acontece de um mesmo animal vencer mais uma destas importantes provas – neste caso, de grupo I – é um sinal inequívoco de que estava ali um elemento superior aos seus semelhantes, à época de sua campanha, e que, não por menos, precisa ser levado em consideração na tarefa de reprodutor. Timeo ingressa na função de garanhão com esta credencial, e tudo leva a crer que os seus feitos seguirão a acontecer, agora durante a sua nova jornada.

Depois de estrear – aos 2 anos – com uma segunda colocação, Timeo venceu, logo em sua apresentação seguinte, por larga margem, uma eliminatória disputada em 1.600 metros na areia, no Hipódromo da Gávea. Depois de escoltar Taxi Aéreo na seletiva da Taça de Prata, Timeo foi à forra contra este mesmo adversário, no importante Grande Prêmio J.Adhemar de Almeida Prado – Taça de Prata (gr.I), páreo no qual também chegara à frente do ganhador do GP Brasil (gr.I), Moryba. Na sua primeira apresentação aos 3 anos, Timeo viajou até Cidade Jardim, a fim de encarar o Grande Prêmio Ipiranga (gr.I), na abertura da Quádrupla Coroa de São Paulo. O páreo acabou vencido pelo tordilho Real Secret, sendo que Timeo, em boa apresentação, argolou o quarto posto na prova.

De volta à Gávea, Timeo foi colocado à prova, pela primeira vez, na distância dos 2.000 metros (grama). O embate em questão foi o Grande Criterium do Grande Prêmio Linneo de Paula Machado (gr.I), e, numa nova demonstração de muita classe, Timeo conquistou o seu segundo êxito de graduação máxima. O segundo colocado foi Hong Kong, que também produziria atuações de realce nos Grandes Prêmios Brasil (gr.I) e São Paulo (gr.I), do ano seguinte. Credenciado pela boa adptação ao aumento de percurso, Timeo voltou a rumar a São Paulo, onde participou do Grande Prêmio Derby Paulista (gr.I). Àquele dia, somente o alazão Tenarin, assinalando o melhor tempo da história do páreo, foi capaz de superar Timeo, que finalizou num chamativo segundo lugar.

Enfrentando uma queda abrupta, dos 2.400 para os 1.600 metros, Timeo foi inscrito no GP Estado do Rio de Janeiro (gr.I), a 1ª Prova da Tríplice Coroa do RJ, onde finalizou na quarta colocação – chegando atrás, apenas, dos excelentes Sal Grosso, Too Friendly e Vupt Vapt. No GP Francisco Eduardo de Paula Machado (gr.I), Timeo amargou a primeira “descolocação” de sua campanha, corrida esta que, no entanto, foi “apagada” depois do seu ótimo segundo lugar, para Lewis, no GP Cruzeiro do Sul (gr.I), o Derby Carioca. Tendo falhado no GP São Paulo (gr.I), Timeo retornou – já aos 4 anos – diretamente no GP Brasil (gr.I), onde ficara com a quinta colocação.

Ficando 6 meses distante das competições, Timeo retomou seu turf record com um segundo lugar na Prova Especial Falcon Jet, corrida na Gávea em fevereiro de 2011. No mesmo hipódromo, pista e distância (2.000 metros na grama), o castanho obteve tranquila vitória no Grande Prêmio Pres. Arthur da Costa e Silva (gr.III), páreo este preparatório para o embate máximo do turfe paulista. E na sua segunda tentativa nos 2.400 metros na grama do Grande Prêmio São Paulo (gr.I), Timeo, numa estupenda atropelada, alcançou o qualificado Jéca a poucos metros da meta, naquela que seria a mais importante – e derradeira – conquista de sua campanha. Ali Timeo também produzira a sua última exibição, sendo que os seus números finais computam 15 atuações, das quais 5 foram convertidas em vitória – e 3 destas, em provas de grupo I.

Filho de First American e In The Sand (Atticus), Timeo tem, como sua segunda mãe, a ganhadora de grupo III na Gávea, Sandhill. Esta, por sua vez, é uma irmã própria de, ningué mais, ninguém menos, que o fantástico Sandpit. Timeo é, ainda, irmão materno do ganhador de grupo II, e clássico de grupo I, Anakin.

Timeo ingressou na reprodução em 2012, e seu alojamento é respondido pelo Haras São José da Serra, localizado em Tijucas do Sul, no estado do Paraná.



<< Anterior Próxima >>








13.383

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês