Disputado em San Isidro, na Argentina, o Gran Premio Felix Alzaga de Unzué (gr.I), em 1.000 metros na grama, para produtos de 3 e mais anos, marcou o primeiro embate de graduação máxima do meeting do “Pellegrini 2011”. Vitória de Doña Ley, 3 anos, filha de Orpen e Doña Polenta (Candy Stripes), de criação e propriedade da Caballeriza San Benito.
Conduzida por Julio Cesar Mendez, Doña Ley acompanhou de perto o ritmo dos ponteiros, para tomar conta da prova a partir dos 500 metros finais. Porém, quando se teve a impressão de que a potranca começaria a “livrar” para o vencedor, alguns competidores trataram de desenrolar fortes atropeladas, vindos de trás. E dentre os que acionavam com mais força, estavam In The Shot e o brasileiro Armas e Flores.
E tanto In The Shot quanto Armas e Flores deram bastante fila de vitória, principalmente quando os ponteiros alcançaram os derradeiros 150 metros. No entanto, Doña Ley, em atuação vibrante, resistiu na dianteira, conquistando bonita vitória. A pescoço da ganhadora finalizou, na formação de dupla, In The Shot, enquanto Armas e Flores – por Gilded Time, do Stud Farda Vencedora – numa exibição de luxo, ficou com o terceiro, a ¼ de corpo do segundo. The New Yorker, superado em diferença escassa pelo brasileiro, foi o quarto, enquanto coube ao favorito Charles King (montaria de Jorge Ricardo) o complemento do marcador, a 1 corpo e ½.
O outro brasileiro anotado no lote, Confrontante, finalizou na 16ª e última posição.
Treinada por Carlos Etchechoury, Doña Ley obteve a sua 6ª vitória em 10 apresentações. Tempo de 54.98.
por Victor Corrêa