Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Valparaiso - Stud Blue Mountain

Like It Hot - Stud Verde

Núcleo Terrestre - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Night Street - Stud Dona Cecília

Tenuta Poggione - Haras do Morro

Off the Curve - Stud H & R

Sonho Bom - Stud H & R

Online - Stud Verde

Olympic Maurren - Stud H & R

Oteque - Stud H & R

Kempes Love - Stud Verde

The Lord - Stud H & R

Submarino - Haras Figueira do Lago

Ronigol - Stud Verde

Sargent Pepper - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

No More Trick - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Ronigol - Stud Verde

Maryland - Stud Verde

Jeep do Jaguarete - Coudelaria Jéssica

Meu Amor Maior - Stud 13 de Recife

Le Gonfalon - Stud Verde

Minuxa - Haras Depiguá

Olympic Orkut - Stud H & R

Só Te Peço Amor - Stud Verde

Ronigol - Stud Verde

Papa-Léguas - Stud H & R















Maio | 2006

Alguns aspectos da criação nacional
31/05/2006 - 20h57min

Em primeiro lugar, esclareço que este breve escrito, sem qualquer outra intenção, limita–se, única e exclusivamente, em oferecer à comunidade turfística de modo geral, alguns dados estatísticos referentes aos garanhões em atividade no país.

Recentemente, o Stud Book Brasileiro tornou disponíveis as informações sobre a última temporada de monta, ano de 2005, relacionando todos os garanhões em atividade e suas respectivas quantidades de coberturas.
 
De posse destes elementos, foi possível verificarmos alguns dados estatísticos que julgamos curiosos e, por tal, interessantes de serem divulgados:

– No ano de 2005, estiveram em atividade, no Brasil, 304 (trezentos e quatro) reprodutores, que serviram a 4.272 (quatro mil duzentas e setenta e duas) éguas;
– Logo, se dividirmos o número de éguas pelo de garanhões em atividade, teremos a relação de 14,05 éguas para cada garanhão.
 
É óbvio que, por diversos motivos que entendemos não caberem neste curto texto o aprofundamento, esta simetria não existe, nem seria possível.
 
De fato, como veremos a seguir, tivemos proporções completamente heterogêneas:

– O ganharão que padreou a maior quantidade de matrizes foi o importante reprodutor Roi Normand (1983), tendo servido um total de 132 (cento e trinta e duas) éguas, o que equivale a 3,09% do total de reprodutoras padreadas;
 – Por curiosidade, o segundo ganharão com maior quantidade de coberturas foi justamente seu excepcional filho, Redattore (1995), que serviu um total de 105 (cento e cinco) éguas;
– Na referida temporada, apenas estes dois garanhões serviram uma quantidade superior a 100 (cem) éguas, pelo que, juntos, foram responsáveis por 5,55% do total de éguas padreadas;
– De outro turno, tivemos o impressionante número de 51 (cinqüenta e um) reprodutores que serviram apenas uma égua, ou seja, 16,78% dos garanhões em atividade, quando muito, estarão nas pistas representados por apenas um produto;
– Se ampliarmos este número para o total de garanhões que serviram até 5 (cinco) éguas, encontraremos o total de 148, ou seja, impressionantes 48,68% dos garanhões em atividade cobriram entre 1 e 5 matrizes;
– Responsáveis pelo padreamento de um mínimo de 6 (seis) e o máximo de 28 (vinte e oito) matrizes, tivemos 109 (cento e nove) reprodutores, ou seja, 35,86% do total em atividade;
– Por fim, verificamos que 47 (quarenta e sete) sementais, o que equivale a 15,46% do universo total em atividade, cobriram quantidade igual ou superior a 30 (trinta) matrizes, tendo, em conjunto, sido responsáveis pelo padreamento de 2.712 (duas mil, setecentos e doze) éguas, ou seja, 63,48% do total de éguas padreadas.

Os dados mencionados no início deste rápido levantamento trazem à melancólica constatação de que, em mais de três décadas, o ano de 2005 foi aquele no qual tivemos o menor número de garanhões em atividade no país, assim como de reprodutoras.
 
Outra lamentável realidade: este período representa aquele em que tivemos a menor quantidade de criadores registrados, apenas 379 (trezentos e setenta e nove).
 
A verdade é que hoje somos muito poucos. Há exatos dez anos o número de criadores registrados era superior a 1.000 (mil), tendo, em 1991, encontrado seu ápice com a inscrição de 1.493 (mil quatrocentos e noventa e três) criadores.
 
À vista destas breves considerações, chegamos à conclusão de que, ao mesmo tempo em que a criação nacional teve expressiva valorização, “entrando” no cenário mundial, produzindo ganhadores de Grupo nos mais diversos e importantes centros turfísticos, o número de criadores está em evidente e perigoso declínio.
 
E mais, que apesar do decréscimo da quantidade de garanhões em atividade nesta última temporada, ainda existe um número bastante considerável de reprodutores com diminuta, ou porque não mesmo dizer nula, utilização.
 
Por fim, reafirmo, este arrazoado não tem nenhuma pretensão maior, além do seu aspecto informativo, que não seja conduzir à reflexão de toda comunidade turfística sobre estes fatos irrefutáveis.

por Armando Burlamaqui


<< Anterior Próxima >>








13.373

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês