























Valparaiso - Stud Blue Mountain
|

Like It Hot - Stud Verde
|

Núcleo Terrestre - Stud H & R
|

Oviedo - Stud H & R
|

Night Street - Stud Dona Cecília
|

Tenuta Poggione - Haras do Morro
|

Off the Curve - Stud H & R
|

Sonho Bom - Stud H & R
|

Online - Stud Verde
|

Olympic Maurren - Stud H & R
|

Oteque - Stud H & R
|

Kempes Love - Stud Verde
|

The Lord - Stud H & R
|

Submarino - Haras Figueira do Lago
|

Ronigol - Stud Verde
|

Sargent Pepper - Stud H & R
|

Spartan Lius - Coudelaria Atafona
|

No More Trick - Stud H & R
|

Spartan Lius - Coudelaria Atafona
|

Dreamer Winner - Haras Iposeiras
|

Ronigol - Stud Verde
|

Maryland - Stud Verde
|

Jeep do Jaguarete - Coudelaria Jéssica
|

Meu Amor Maior - Stud 13 de Recife
|

Le Gonfalon - Stud Verde
|

Minuxa - Haras Depiguá
|

Olympic Orkut - Stud H & R
|

Só Te Peço Amor - Stud Verde
|

Ronigol - Stud Verde
|

Papa-Léguas - Stud H & R
|
|
|




Janeiro | 2011
RJ: No CT Vale do Cuiabá, uma madrugada de terror 12/01/2011 - 22h01min
Pesadelo. Esta é a única palavra capaz de resumir os momentos de pânico e desespero que passaram os treinadores e os cavalos de corrida alojados no Centro de Treinamento Vale da Boa Esperança, localizado em Itaipava, mais precisamente, no Vale do Cuiabá. A tempestade que castigou a região serrana do Rio de Janeiro, na madrugada de hoje, foi impiedosa e deixou um rastro de destruição. O local, que já abrigou craques consagrados como Much Better, Falcon Jet, Ramirito e Sandpit, entre outros, foi literalmente riscado do mapa pela violência da chuva.
O gigantesco volume de água tirou a vida de alguns empregados do haras, de vários puros-sangues, inundou algumas cocheiras, derrubou galpões e quartos de ração. Enfim, deixou famílias desabrigadas e cavalos soltos e machucados nas estradas. O treinador José Ferreira Reis, o Reisinho, perdeu a casa, dois carros e por muito pouco não perdeu a vida e a da sua família. Preso no segundo andar de sua casa, com a mulher e os dois filhos, foi resgatado alguns minutos antes de ver o seu lar ser arrastado pela forte correnteza.
Leopoldo Cury não conseguiu nem entrar no centro de treinamento na hora da chuva. Preso na estrada interditada passou horas de incerteza antes de saber notícias da mulher, a também treinadora, Cláudia Cury, e dos seus cavalos. Conformado pode constatar ter sofrido algumas dolorosas baixas no plantel. Marcos Ferreira foi um dos mais atingidos. O muro de sua principal cocheira desabou. Alguns cavalos morreram e outros correram desesperados para a estrada de acesso ao centro de treinamento. A potranca Minha Fla foi recuperada no meio da rua com várias escoriações.
Cláudia Cury teve sua cocheira toda alagada. Os cavalos tiveram que receber a ração pela janela dos boxes, pois estavam com água na altura do peito. Os mais atingidos, na cocheira perto do rio que transbordou, ficaram apenas com o pescoço de fora e foram levados para a cocheira principal, perto da raia. Restou o consolo de ser a única sem sofrer baixas. Juliana Dias sofreu momentos de aflição e angústia. Ficou ilhada no caminho de casa para o centro de treinamento e só foi possível ir de carro até 6 km antes do haras. Caminhou o resto do percurso na lama. E ao chegar lá só recebeu notícias ruins.
Os cavalariços Luiz, Felipe e Miguel foram arrastados pela enxurrada que destruiu a cocheira a beira da estrada. Luiz e Felipe conseguiram escapar, mas Miguel não teve a mesma sorte e morreu. Um dos empregados mais dedicados do Stud Cafelândia pagou por sua fidelidade a coudelaria. Miguel não quis abandonar os cavalos e quando finalmente foi convencido pelos colegas a fugir do aguaceiro já era tarde. O filho de sete anos do redeador Rogério foi outra vítima entre os empregados de Juliana Dias. Foi outro a ser arrastado pelas águas e não escapou.
Além das perdas humanas, Juliana teve alguns dos seus cavalos devastados pela chuva. Vittel, Zuarte e Tatame estão desaparecidos. Podem ter morrido na enxurrada ou estar vagando pelos arredores do Cuiabá. O potro Nego Faceiro está machucado, a potranca Zona Legal, encontrada no meio da estrada pela treinadora, também. Sofreu um corte atrás do joelho. O tordilho Companheiro Day sofreu várias escoriações e sua recuperação é duvidosa. É o mais machucado de todos. Apenas quatro pensionistas do Stud Cafelândia escaparam ilesos, Reação em Cadeia, Vickie Mor, Trompete e Thunder Boss.
A visão do centro de treinamento é desoladora, segundo Juliana. A raia desapareceu no meio do mundo de água. As cocheiras estão em estado precário e os puros-sangues como se tivessem chegado da guerra. E efetivamente foi exatamente o que parece ter acontecido ali. A solidariedade entre os colegas evitou danos maiores. Mas o sofrimento com as vidas perdidas e as casas destruídas vão deixar marcas para sempre nas pessoas que enfrentaram a tormenta do dia 12 de janeiro de 2.011. O dia mais triste vivido pelo glorioso centro de treinamento da família do lendário turfman, Júlio Cápua.
por Paulo Gama |

|
|




 13.380 |
 12.844 |













 Coudelaria Atafona
 Coudelaria FBL
 Coudelaria Intimate Friends
 Coudelaria Jessica
 Coudelaria Pelotense
 Haras Clark Leite
 Haras Iposeiras
 Haras Depigua
 Haras Figueira do Lago
 Haras do Morro
 Haras Old Friends
 Haras Planície (In memoriam)
 Haras Vale do Stucky (In memoriam)
 Jorge Olympio Teixeira dos Santos
 Ronaldo Cramer Moraes Veiga (In memoriam)
 Stud Brocoió
 Stud Cajuli
 Stud Capitão (In memoriam)
 Stud Cariri do Recife
 Stud Cezzane (In memoriam)
 Stud Elle Et Moi (In memoriam)
 Stud Embalagem
 Stud Everest (In memoriam)
 Stud Gold Black
 Stud H & R
 Stud Hulk
 Stud Ilse
 Stud La Nave Va
 Stud Palura
 Stud Quando Será?
 Stud Recanto do Derby
 Stud Rotterdam
 Stud Spumao
 Stud Terceira Margem
 Stud Turfe
 Stud Verde
 Stud Wall Street
 Oscar Colombo (In memoriam)
 Stud Novo Muriqui (In memoriam)
 Haras The Best (In memoriam)
|