Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Valparaiso - Stud Blue Mountain

Like It Hot - Stud Verde

Núcleo Terrestre - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Night Street - Stud Dona Cecília

Tenuta Poggione - Haras do Morro

Off the Curve - Stud H & R

Sonho Bom - Stud H & R

Online - Stud Verde

Olympic Maurren - Stud H & R

Oteque - Stud H & R

Kempes Love - Stud Verde

The Lord - Stud H & R

Submarino - Haras Figueira do Lago

Ronigol - Stud Verde

Sargent Pepper - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

No More Trick - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Ronigol - Stud Verde

Maryland - Stud Verde

Jeep do Jaguarete - Coudelaria Jéssica

Meu Amor Maior - Stud 13 de Recife

Le Gonfalon - Stud Verde

Minuxa - Haras Depiguá

Olympic Orkut - Stud H & R

Só Te Peço Amor - Stud Verde

Ronigol - Stud Verde

Papa-Léguas - Stud H & R







Novembro | 2010

A vida de um campeão Puro–Sangue Inglês – Parte 1
30/11/2010 - 18h18min

Em toda a história do turfe, estão presentes nomes de cavalos de corridas que encantaram por sua beleza, docilidade, porte físico e especialmente as grandes vitórias e alegrias que deram aos amantes do esporte. E o Raia Leve não poderia deixar de levar aos seus leitores, os detalhes da vida de um Puro–Sangue Inglês. Desde o planejamento de seu nascimento, passando cuidadosamente por todos os estágios da vida de um cavalo de corrida. Curtam a primeira parte desta matéria.


A trajetória de um cavalo PSI é quase sempre planejada antes do nascimento. Com alguns cuidados na escolha dos animais envolvidos na reprodução, os garanhões e as éguas. Dentro do cálculo das probabilidades, o criador poderá produzir um bom cavalo corredor  de 1.000 ou 2.400 metros. O cavalo pode ser veloz na largada, boa velocidade final ou ter a excelente capacidade de largar e de ter uma boa retomada de velocidade na chegada. Alguns criadores têm predileções por pelagem, pois entendem que o cavalo tordilho ou alazão tem sucesso garantido nas pistas de corridas.

A raça Puro–Sangue Inglês foi exclusivamente selecionada para disputar corridas de grandes velocidades.  Além desta sua função principal, é utilizado para outros esportes, como salto de obstáculos e “steeple–chases”.

O PSI já nasce sujeito à uma seleção muito rigorosa. Ele é submetido a uma sequência de exercícios e à uma rica alimentação, que o tornará um animal rápido, ágil e bem desenvolvido acompanhado de excelente saúde , fazendo dele um grande corredor.

Fatores a serem considerados na escolha do corredor perfeito

Na escolha dos pais do futuro vencedor, deve ser levado em consideração: Pedigree, campanha nas pistas e fenótipo. No pedigree é feita uma verificação na linhagem dos pais, se já produziram anteriormente animais que vieram a se destacar, com um considerável desenvolvimento nas pistas, claro que existam exceções, mas chances de acerto são bem maiores quando pai e a mãe sejam também ótimos corredores. E finalmente o fenótipo (tipo físico), que na ordem de importância, está classificado e último lugar, mas não pode ser desprezado no cavalo de corrida: Porte físico, aprumos perfeitos e seu desenvolvimento.

Como a gestação é acompanhada em seu início?

No dia 15 de agosto à 15 de janeiro é oficialmente declarada a cobertura do Puro–Sangue Inglês, sendo a melhor época do ano para a cobertura, da primavera ao início do verão. 20 dias após a cobertura é iniciado o acompanhamento da gestação, sendo feito o primeiro exame para o diagnóstico de gestação. E em torno de 50 dias após o último salto com um acompanhamento constante, vem o diagnóstico definitivo. Assim constatado gestação as éguas prenhas são divididas por grupos homogêneos e por época de gestação, sendo determinados os melhores pastos medido à estas matrizes.

 

Complementos na alimentação e Forrageamento

Geralmente é aplicado à alimentação do animal : Milho, aveia ou ração balanceada e feno de alfafa, sempre duas vezes ao dia, evitando que seja aplicada uma quantidade muito além do necessário ao animal. Existe uma variedade muito grande com relação ao suplemento de ração, sendo possível ser mais fácil selecioná–lo. O ideal à ser selecionado é o que tenha riqueza em proteínas para especialmente os últimos quatro meses de gestação. Nesta fase ocorre em torno de 70% do desenvolvimento do feto.

As primeiras horas do recém–nascido

Sendo observada dia e noite, a gestante passa a ser mantida nas proximidades do Box–maternidade, que é todo desenvolvido para este tipo de situação. O Box tem dimensões especiais para que seja melhor a ação do parteiro, e também cama limpa e abundante.
 
Ocorrido o parto sem nenhum contratempo ou complicações, a mãe é medicada com antibióticos, e assim é imposta à ela uma dieta à base de feno de alfafa e pasto verde. Depois dos cuidados profiláticos do recém–nascido, não é aconselhável ao potro mamar o colostro da mãe, por um período de 72 horas. Pois é retirado o úbere durante este tempo. O potro é alimentado com o colostro retirado de outra égua e mantido no freezer. Após este período o potro pode mamar em sua mamãe, assim que suas taxas de anticorpos baixam na medida considerável pelos profissionais.


A mãe e o potro, durante seus primeiros dias de vida ficam num piquete pequeno para que o recém–nascido possa ir se firmando melhor. Aproximadamente no quarto dia, quando o mesmo estiver forme, e a mãe mais acostumada com seu novo potrinho, eles são soltos com outras éguas também com crias. Não é recomendável que fiquem junto às éguas solteiras.

Após em média os seis meses de idade ocorre o desmame. Existem uma vasta variedade de métodos de desmame, dependendo de haras para haras. O mais usado e com menor estresse para a mãe e filho é a retirada parcial. São colocados em cocheiras separadas, mas lado a lado. Após uma semana, são deixados com outros potros da mesma idade e com outras éguas que não foram separadas. O momento ideal para a separação definitiva é à noite, quando podem ser colocados em locais distantes.

Continua... (Na segunda parte da matéria: Período de distrofias, idade hípica, treinamentos e cuidados e o cavalo nas pistas.)

por Eluan Turino



<< Anterior Próxima >>








13.357

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês