Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Valparaiso - Stud Blue Mountain

Like It Hot - Stud Verde

Núcleo Terrestre - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Night Street - Stud Dona Cecília

Tenuta Poggione - Haras do Morro

Off the Curve - Stud H & R

Sonho Bom - Stud H & R

Online - Stud Verde

Olympic Maurren - Stud H & R

Oteque - Stud H & R

Kempes Love - Stud Verde

The Lord - Stud H & R

Submarino - Haras Figueira do Lago

Ronigol - Stud Verde

Sargent Pepper - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

No More Trick - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Ronigol - Stud Verde

Maryland - Stud Verde

Jeep do Jaguarete - Coudelaria Jéssica

Meu Amor Maior - Stud 13 de Recife

Le Gonfalon - Stud Verde

Minuxa - Haras Depiguá

Olympic Orkut - Stud H & R

Só Te Peço Amor - Stud Verde

Ronigol - Stud Verde

Papa-Léguas - Stud H & R










Junho | 2007

In Memoriam
05/06/2007 - 18h54min

Gerson Martins

Arno Hodecker vai deixar saudades

A família do turfe, mais precisamente o carioca, sofreu duas perdas no último fim de semana. O ex–jóquei e treinador Arno Hodecker, aos 64 anos, e o General Meton Borges Gadelha, perto dos 90.

O primeiro, que veio do Paraná, teve boa carreira na Gávea e ganhou o apelido de “Jóquei da Rainha”. Parou de montar e deu início à carreira de treinador, caminho seguido pelo filho, Arninho. Fez bons amigos e um deles, o saudoso Vespasiano Lírio da Luz, o “Vespa”, o tinha como braço direito no famoso programa de rádio “O Jantar das Barbadas”.

O segundo, homem sério, e apaixonado pelo turfe, teve participação ativa na política e era amigo de Castello Branco. Foi titular do Haras Ojigo, da inesquecível farda azul celeste. Deixa o filho, Rogerinho, um apaixonado por turfe, que acompanha o dia–a–dia das corridas e é muito querido entre todos do universo da atividade.

Vamos homenageá–los e a outros turfistas que nos deixaram recentemente.

Arno era alegre, extrovertido e para ele, não havia tempo ruim.

Arno Hodecker estava sempre de bom humor. Tinha na manga sempre uma história para contar e era um bom papo. Estatura pequena, veio do Paraná tentar a sorte e venceu suas carreiras. Exerceu a profissão por um quarto de século. Ganhou o apelido de Jóquei da Rainha quando montava os cavalos do Haras Dom Cardoso, cujo titular era Duljaci do Espírito Santo Cardoso. Amigo de Vespasiano Lírio da Luiz, participava todas às sextas–feiras do programa de rádio O Jantar das Barbadas e, diziam, que sua presença cativa era para ratificar as indicações do Vespa. Orientou o filho, Arninho, a não seguir a carreira de jóquei e o apoiou quando decidiu ingressar na Escola de Treinadores. Figura querida por todos, Arno deixará saudade, principalmente daquelas manhãs alegres no Hipódromo da Gávea, que já não existem mais.

A farda azul celeste do General Meton

Há muitos anos ligado ao turfe carioca, o General Meton Borges Gadelha teve cavalos por muito tempo e num bom período com o treinador Oracy Cardoso. Particularmente lembro de Querebel, um alazão de cara branca, montado por Paulo Cardoso e que, ao formar uma dobradinha 33 com Daru, do Haras Santa Ana, me proporcionou uma troca de carro, nos idos de 70 e pouco. Homem sério, mas extremamente simpático, teve ligação forte com a política e foi amigo de Castello Branco, que segundo ele nunca foi usurpador, torturador e nem concordou com qualquer tipo de violência. Rogerinho, seu filho, figura carismática, seguiu seus passos e é um apaixonado por estatísticas. Conhece detalhes de cada hipódromo e sempre vibrou muito com os cavalos do pai. É, sem dúvida, mais uma perda significativa entre aqueles turfistas de elite, que fazem muita falta no turfe brasileiro.

Fontoura, um apaixonado por números e estatísticas.

Filho de Daniel Fontoura, um dos decanos da crônica especializada do Rio de janeiro, Fernando Fontoura nos deixou em maio passado. Abnegado por números e estatísticas, deixou um importante arquivo contendo dados estatísticos precisos sobre profissionais que atuaram e continuam em atividade no turfe carioca. Poucos se dedicaram tanto a acompanhar o dia–a–dia das corridas, anotando tudo. Num turfe sem memória como o nosso, que há tempos não publica seu anuário, a lacuna deixada por Fernando Fontoura é praticamente impossível de ser preenchida.
 
Pipo, sem dúvida, deixou o turfe mais triste.

Outro grande turfista que nos deixou recentemente foi Aluízio Eugênio Cavalcante Marques, ou simplesmente Pipo, amigo de todos e um apaixonado pelo mundo das corridas. Viajava pelo país e pelo mundo, tendo testemunhado grandes façanhas de nossos corredores. Acompanhava pencas, leilões e tinha grandes amigos entre criadores, proprietários e profissionais. Sua falta é sentida a cada reunião turfística, seja na Gávea ou em qualquer ponto do país.

As perdas ao longo do tempo

Com propriedade, o poeta Vinicius de Morais escreveu que “a gente mal nasce e já começa a morrer”. O mundo do turfe, ao longo dos anos, sofreu perdas que até hoje deixam saudades. As recentes deixam marcas mais fortes, mas na memória ficam gravadas as lembranças daqueles que participaram do nosso dia–a–dia. Repetindo Getúlio Vargas, posso afirmar: Eles saíram da vida para entrar na História.

por Marco Aurélio Ribeiro



<< Anterior Próxima >>








13.377

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês