Tem início, esta tarde, no turfe argentino, uma jornada de grandes emoções que irá até segunda–feira. Com uma excelente programação de 13 provas, o Hipódromo de San Isidro será o palco das carreiras da tarde/noite de hoje. A principal atração é o Gran Premio Eliseo Ramírez, em 1.400 metros, grama, para potrancas de 2 anos. No campo de 10 competidoras, Stormy Vil, do Haras La Biznaga, montaria do veterano Jorge Valdivieso. Invicta em duas apresentações na areia de Palermo, a filha de Bernstein faz sua estréia no gramado e defende a liderança da geração, uma vez que vem de fácil vitória no GP Saturnino J.Unzué. Suas principais adversárias são Que Piensa Cat (Talaverano) e Linda May (Falero). Segundo o programa oficial, Jorge Ricardo tem oito montarias na reunião.
UM VAREIO – A potranca Fotográfica, de 2 anos, dirigida por Walter Aguirre, venceu por sete corpos o Clásico Amilcar Mercader, em 1.300 metros, principal atração do programa realizado, ontem, no Hipódromo de La Plata. Favorita do público, a corredora não tomou conhecimento das adversárias e marcou o excelente tempo de 78s70, em pista pesada. A ganhadora, por Lucky Roberto e Saetinha, criação do Haras Santa Victoria e propriedade do Stud El Asturiano, foi apresentada pelo treinador Rodolfo Cariaga.
COMEÇOU NO SUL – O proprietário argentino Osvaldo Pinto, radicado em La Plata, foi o primeiro proprietário do craque Asiatic Boy, que no último sábado venceu com facilidade o UAE Derby, em Dubai, saindo invicto do Racing Festival, com três vitórias consagradoras. Lembra o proprietário que comprou o cavalo Asiatic Man em leilão de treinamento e com ele venceu quatro corridas. Observando o catálago do Haras Arroyo de Luna, viu um irmão materno do cavalo, exatamente Asiatic Boy e conseguiu comprá–lo. Após a doma, os primeiros exercícios foram animadores e, no primeiro treino em 1.000 metros, passou a distância em 62s. Na época, o jóquei Jorge Arana, que o trabalhou, sugeriu a Osvaldo Pinto que o mandasse para o treinador Roberto Pellegatta, pois o potro seria clássico. Na estréia, uma derrota incrível, após uma má largada. Depois do segundo para Husson, no Gran Criterium, veio a proposta irrecusável da Arábia Saudita. Pinto não se arrepende e diz que é preciso vender para continuar investindo no turfe.
por Marco Aurélio Ribeiro