Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Valparaiso - Stud Blue Mountain

Like It Hot - Stud Verde

Núcleo Terrestre - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Night Street - Stud Dona Cecília

Tenuta Poggione - Haras do Morro

Off the Curve - Stud H & R

Sonho Bom - Stud H & R

Online - Stud Verde

Olympic Maurren - Stud H & R

Oteque - Stud H & R

Kempes Love - Stud Verde

The Lord - Stud H & R

Submarino - Haras Figueira do Lago

Ronigol - Stud Verde

Sargent Pepper - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

No More Trick - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Ronigol - Stud Verde

Maryland - Stud Verde

Jeep do Jaguarete - Coudelaria Jéssica

Meu Amor Maior - Stud 13 de Recife

Le Gonfalon - Stud Verde

Minuxa - Haras Depiguá

Olympic Orkut - Stud H & R

Só Te Peço Amor - Stud Verde

Ronigol - Stud Verde

Papa-Léguas - Stud H & R











Colunista:

OS MELHORES PSI BRASILEIROS – 10ª Parte
08/06/2012 - 15h04min

OS MELHORES PSI BRASILEIROS – 10ª Parte

II – A LISTA (Continuação)

41ª – CORAY – 1997 – F.C.


CORAY

• (HL) – KNOW HEIGHTS: PHALARIS / NASRULLAH / NEVER BEND

• (ML) – ITAJARA: St. SIMON / SICAMBRE / FELICIO

• (BL) – FAMÍLIA MATERNA: 1–x: LA TROIENNE (F.C. – 1926 – por TEDDY)

• Campanha: 7 Apresentações / 5 Vitórias / 1 Colocação
1 Apresentação – nos USA
1º GP Diana – 2001 – G 1 – 2000 m – GB – Gávea
1º GP Mariano Aguiar Moreira – 2001 – G 1 – 2400 m – GM – Gávea
1º GP Cruzeiro do Sul – Derby – 2001 – G 1 – 2400 m – GB – Gávea

Sua Campanha nas pistas brasileiras foi muito curta mas de alta qualidade.

Ao vencer os principais Produtos de sua Geração (Machos e Fêmeas), na mais importante Prova (3ª Prova da Tríplice Coroa dos Produtos de 3 Anos) de sua Geração, o fez batendo o recorde para a distância, feito dos mais relevantes, sobretudo quando realizado por uma Fêmea, derrotando os principais destaques, inclusive os Machos, de sua Geração, anotando nos cronômetros o tempo de 2’23’’7/10.

No modelo de Turfe europeu, a distância da milha e meia (2400 m, grama) é considerada como a distância clássica por excelência, ou seja, a distância que mais exige da Velocidade e da Stamina, os dois predicados primordiais para o PSI.

Seu Criador, Lineu de Paula Machado, considera CORAY como um dos melhores, senão o melhor, PSI até então criado no fundamental e tradicional Haras São José & Expedictus, sem dúvida, um dos mais importantes da história da Criação do PSI brasileiro.

Sua Família Materna (1–x) é pontuada por uma das mais importantes “racemares” e Matrizes da história do Turfe, a fenomenal LATROIENNE (1901) e, até hoje, vários animais que se distinguem nas pistas e na Reprodução pertencem a esta prodigiosa Família Materna.

A simples observação de sua Mecânica de Movimentos era uma demonstração inequívoca de Harmonia, Potência e Classe, predicados reservados apenas aos animais de soberba Categoria e não muito frequentes num PSI.

Como a grande maioria dos Filhos e Filhas do notável Reprodutor KNOW HEIGHTS, seu Fenótipo, certamente influenciado por seu Avô Paterno, MILL REEF, apresenta um Perfil Físico de Porte Médio, Peso Compatível, Tipo Médio e com flagrante equilíbrio de seus Conjuntos Físicos, sobretudo do Conjunto Cabeça / Pescoço, padrão Físico típico de notáveis Fundistas.

Um fato relevante desse notável Reprodutor é que, exatos 6 anos depois, seu Filho IVOIRE, irmão paterno de CORAY, ao vencer o mesmo GP Cruzeiro do Sul – Derby, veio bater o recorde da distância dos 2400 m, ao marcar 2’23’’53, devendo–se ressaltar o importante detalhe que foi obtido em pista de grama  macia.

A se lamentar, como vem ocorrendo com várias Linhagens e “Bloodlines”, que esta fabulosa “Bloodline” de NASRULLAH, também começa a declinar através de uma drástica redução de seus descendentes pelo Alinhamento Masculino Paterno (“high line” dos pedigrees) em Atividade na Criação brasileira e internacional do PSI.

CORAY foi enviada para os USA para cumprir Campanha nas pistas, onde, praticamente, não chegou a correr, ingressando na Reprodução.

42º – GORYLLA – 1997 – M.CE.


GORYLLA

•    (HL) – NEW COLONY: St. SIMON / RIBOT / TOM ROLFE

•    (ML) – AHMAD: PHALARIS / NASRULLAH /  GOOD MANNERS

•    (BL) – FAMÍLIA MATERNA: 9–f: TOXOPHILITE MARE (F.C. – 1861 – por TOXOPHILITE)

•    Campanha: 34 Apresentações / 7 Vitórias / 21 Colocações – no Brasil
1 Apresentação / 1 Vitória – na Argentina
5 Apresentações / Sem Registro de Campanha – nos USA

1º Cl. Alberto Marchione – 2001 – LR – 2400 m – GRP – C. Jardim
1º GP Antonio Silva Prado – 2003 – G 2 – 2400 m – GRP – C.Jardim
1º GP Carlos Pellegrini – 2003 – G 1 – 2400 m – Grama – San Isidro – ARG

Sua Campanha mereceu o devido destaque, não só pelo fato de ter vencido a Prova mais importante da Argentina em pista de grama, mas também e sobretudo por uma Campanha de alto nível de Classicismo (14 Colocações em Provas de G 1, G 2, e G 3) e um nível de Consistência e Resistência (Vigor Híbrido) incomuns para um PSI com alto padrão de qualidade (40 apresentações em 3 países diferentes).

Suas colocações ( 2º e 3º) nos GP’s Brasil de 2002 e 2003, assim como seu 3º lugar no GP São Paulo de 2003, foram inacreditáveis, diante dos prejuízos sofridos, quase sempre, já próximo ao Disco de Chegada.

Até hoje, não presenciei um poder de reaceleração como o de GORYLLA, sobretudo na recuperação de um “sprint” final, quase impossível, por conta de sérios prejuízos próximos ao final dessas Provas.

Sua Consistência e Resistência, os dois predicados que compõem o Vigor Híbrido do PSI, estão presentes e ressaltados em GORYLLA, por ser descendente da Linhagem de St. SIMON, através da “Bloodline” do PSI considerado como o melhor de todos os tempos, o magnífico e fabuloso RIBOT, cujas virtudes, pelo menos em boa parte, parecem ter sido transmitidas para GORYLLA, conforme ficou demonstrado ao longo de sua proveitosa e qualificada Campanha nas pistas de corrida.

Apesar de todos esses predicados, GORYLLA foi literalmente abandonado pelos Criadores brasileiros, tendo em vista que sua Linhagem não é Comercial e, recentemente, nos deixou, sem poder provar seu potencial como Reprodutor, que provavelmente seria de ótima qualidade, tendo em vista as performances de sua única Filha em corrida, BE MOVIE, Potranca da esfera clássica.

Continua......

Orlando Lima – omlimapsi@gmail.com
Blog: www.goldblendconsultoria.blogspot.com
Acesso pelo RAIA LEVE: Links / Brasil / Consultoria GOLDBLEND



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.370

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês