Henrique Márquez, jovem diretor da TBS, acaba de ser diplomado pelo Irish National Stud, ao concluir o curso de turfe mais respeitado da Europa, na cidade–símbolo do turfe irlandês, Kildare, e está no Brasil para passar as férias de julho.
Nos últimos 4 anos Henrique vem se dedicando à sua preparação profissional, pois é ele que justamente encabeça a parte internacional da TBS. Inicialmente formou–se pelo mais importante curso de turfe dos Estados Unidos, o KEMI (Kentucky Equine Management Internship), oportunidade em que trabalhou na Stone Farm, haras de propriedade de Arthur Hancock, icônico criador americano, e onde nasceram e foram criados, entre outros, Sunday Silence e Fusaichi Pegasus.
Na sequência, ele permaneceu por um ano na Austrália, desta vez trabalhando para a Arrowfield Stud, maior criatório do país, pertencente ao famoso ‘turfman’ local, John Messara.
Aprovado para o Irish National Stud, Henrique teve agora a oportunidade de conhecer o turfe europeu, inclusive assistindo este ano aos 3 Derbies: o de Epsom, o Francês e o Irlandês.
"Estas experiencias internacionais são muito enriquecedoras. Pude conhecer alguns dos maiores haras e garanhões do mundo, nomes de proa do turfe internacional, e ainda conviver com pessoas da minha idade e que possuem os mesmos objetivos. De quebra vivenciei a criação, o turfe e o mercado, tanto nos USA, quanto na Europa e na Austrália. As pessoas que conheci e que hoje tem a minha faixa etária deverão ser, num futuro próximo, ‘players’ importantes no cenário turfístico mundial, então espero também estar participando dele e assim colaborando no fomento às exportações e importações que desde o início foi o objetivo da TBS internacional", declarou.
Henrique retorna à Austrália em agosto, contratado por outro destacado criatório local, a Newgate Farm. Nesta nova fase, ele vai atuar diretamente com os garanhões do haras, que atualmente são 17, após ter trabalhado com reprodutoras e com potros na Austrália e nos USA. Inclusive, foi Henrique que levou e apresentou em leilão em Saratoga o hoje garanhão no Brasil First Captain, vendido então por preço record entre os ‘yearlings’ daquela temporada novaiorquina.
Divulgação: TBS.