Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 27/02/2007 - 18h30min
Taverne surpreende entre as éguas
No sábado, em Cidade Jardim, São Paulo, foi corrido o GP Presidente Hernani Azevedo Silva, em 1.600 metros, grama, para éguas de 3 anos e mais idade. Para justificar sua importante classificação como Grupo II, seria interessante que fosse disputado cinco ou seis semanas antes da Milha Internacional paulista, pois assim as melhores milheiras seriam testadas com vistas àquela grande prova. Fica a sugestão. Em fevereiro, nunca terá importância e, tecnicamente, muitas vezes, se confundirá com uma simples Listed Race.
Vitória, de ponta a ponta, de TAVERNE (Torrential e Tatushka, por SunnyÂ’s Halo), que deixou a quase três corpos, lutando pela dupla, as ganhadoras de grupo ELFISHNESS (Blush Rambler), de 5 anos, e HECKIE (Know Heights), de 4, favorável à primeira. Em quarto, ETERNIDADE (Romarin), de 4 anos, e em quinto, longe, LEGGERA (Vettori), como a primeira colocada, potranca de 3 anos. Com campanha pequena e em evolução, a ganhadora é nome a ser observado, e a torcida é para que confirme esta ótima exibição.
Taverne, criação e propriedade de Carlos dos Santos, teve a condução de Nelson Alexandre dos Santos, em sua primeira vitória clássica, e é treinada por Wanildo Garcia Tosta. Tempo muito bom: 1Â’33”903, na pista seca.
Top Hat volta ao melhor da forma
Também no sábado, no Hipódromo Paulistano, foi realizado o GP Linneo de Paula Machado (GIII), em 2.000 metros, grama, para produtos de 3 anos e mais idade.
Depois de um fracasso alarmante, quem sabe resultado de uma campanha desnecessariamente desgastante, onde foi apresentado em páreos de segunda categoria, TOP HAT (Royal Academy e Tavira, por Effervescing), de 4 anos, reconquistou a posição de melhor cavalo treinado em São Paulo. Fazendo valer sua conhecida velocidade, foi para a ponta, entrou na reta com vários corpos de vantagem e não tomou conhecimento da atropelada do 3 anos COLD CAIÇADO (Pleasant Variety), que cumpriu sua melhor atuação. Resultado corretíssimo com o predomínio dos únicos ganhadores de Grupo I. Em atuação surpreendente, embora longe, CHESS CHAMP (Know Heights), de 6 anos, foi o terceiro. DESEJADO MÁXIMO (Clackson), da mesma idade do vencedor, e MONEY BOX (Minstrel Glory), de 6 anos, completaram o marcador.
Top Hat, criação do Haras São José da Serra e propriedade do Stud J C M, foi pilotado por Nelito Cunha, e é treinado por João Macedo. Tempo excepcional: 1Â’57”831, na pista seca. Ele é irmão materno da clássica Tale e Quale.
Dama da Arte confirma na grama
Já no domingo, também em Cidade Jardim, foi realizado o Clássico Erasmo Teixeira de Assumpção (L), em 1.000 metros, para éguas de 3 anos e mais idade.
Confirmando atravessar a melhor fase de sua campanha, DAMA DA ARTE (Mensageiro Alado e Queen Arte, por Exclusive One) voltou a vencer com autoridade, agora na grama. Derrotou TOMORROW MORNING (First American) por aproximadamente três corpos. Nos terceiro e quarto lugares, perto da segunda, NEVERLAND (Royal Academy) e DESCORONHADA (Notation). MARBELLA STAR (Odysseus) completou o marcador. Das cinco, a vencedora é a mais velha, contando 5 anos. Descoronhada é potranca de 3, e as outras estão com 4 anos.
Dama da Arte, criação do Haras Simpatia e propriedade de Gelso Luiz Cima, foi dirigida por Marcelo Gonçalves, é treinada, no Paraná, por Ricardo Bueno Colombo e assinalou 58”549, na pista pesada, tempo fraco.
Confederada supera Es Mia Lady no final
Domingo, no Hipódromo da Gávea, foi a vez das potrancas de 2 anos disputarem os 1.100 metros do Clássico Ministério da Agricultura (L). Mais uma prova do calendário nobre na areia, vazia, atendendo tão–somente a quatro proprietários.
Como acontecera uma semana antes, no clássico de potros, duas perdedoras prevaleceram. CONFEDERADA (Impression e Other Question, por Roi Normand) atropelou para dominar ES MIA LADY (Spring Halo) em cima do disco. A mais de três corpos, em terceiro, BABY PRINCESS (Crimson Tide), e muito longe, TÃO DESEJADA (Midnight Tiger) chegou em último, mas ganhando status clássico.
Confederada, criação do Haras Xará e propriedade do Stud Palura, foi pilotada por Alex Mota e é treinada por André Mion. Tempo apenas razoável: 1Â’07”09, na pista leve.
Experimenta ganha, confirmando grande fase
Domingo, também no Hipódromo da Gávea, foi realizado em 2.000 metros, o Clássico Tude Neiva de Lima Rocha (L), para éguas de 4 anos e mais idade.
O triunfo pertenceu a EXPERIMENTA (Nedawi e Hot Fudge, por Tokatee), que atropelou forte no meio da reta, deixando NORTHERN SNOW (Royal Academy) a mais de seis corpos. Em terceiro, perto, CHEZ DAUPHINE (Round Hill). Completaram o marcador SCANDAL (Special Nash) e EMMA BOVARY (Suspicious Mind). As cinco têm 4 anos.
Experimenta, criação da Fazenda Mondesir e propriedade do Stud Azul e Branco, foi pilotada por Marcello Cardoso e é treinada por Dulcino Guignoni. Apesar da cerca móvel, o tempo deve ser considerado apenas regular: 2Â’00”53, na pista leve. Pela primeira vez na esfera clássica, Experimenta, que conquistou a quarta vitória, é irmã materna da clássica Frairie e neta de Viuva, também clássica.
Fado vence e convence
No Hipódromo da Gávea, sábado, foi realizada a Prova Especial Reynato Sodré Borges, para produtos de 3 anos e mais idade, que embora não esteja entre as provas reconhecidas internacionalmente, contou com bons corredores em seu campo, o que é raro nessa enturmação.
Em sua terceira incursão na areia, o 3 anos FADO (Nedawi e Syntax, por Pleasant Variety) confirmou ser corredor incomum nessa pista, onde está invicto. Ganhou por aproximadamente cinco corpos e como está em evolução, talvez pudesse até ir à Argentina enfrentar os fortíssimos concorrentes do Latinoamericano. CERUTTI (Ghadeer) ficou com a dupla, meio corpo à frente de PANTALEON (New Colony). Completaram o marcador STARMAN (Trempolino) e OVO FRITO (Vettori), este cumprindo boa atuação, considerando–se que largou por fora dos nove, fato que é quase fatal no partidor dos 1.900 metros, na areia da Gávea, pela reta grande.
Fado, criação da Fazenda Mondesir e propriedade do Stud Eternamente Rio, foi pilotado por Bruno Reis e é treinado por Luiz Esteves. Tempo excelente: 1Â’57”37, na pista leve.
Avaliação das provas clássicas
O GP Presidente Hernani Azevedo Silva, estando um pouco afastado dos GPs OSAF e Presidente da República, a serem corridos na semana do GP São Paulo, não atrai o nome das melhores éguas paulistas, o que deveria acontecer, se considerarmos ser prova do Grupo II. Mais uma vez, não fez jus à sua classificação. Entre as 13 inscritas, nenhuma ganhadora de Grupo I, apenas uma de Grupo II e duas de Grupo III. Tecnicamente, se assemelhou a um páreo de Grupo III.
Já o GP Linneo de Paula Machado, ao contrário, teve campo excelente, digno de uma prova do Grupo II, embora seja do Grupo III, principalmente pelas presenças de Top Hat e Cold Caiçado, ganhadores de Grupo I. Tinha, ainda, um ganhador de Grupo II e III, e dois do Grupo III.
O Clássico Erasmo Teixeira de Assumpção (L) não foi carreira das mais expressivas, mas pode–se dizer que correspondeu à sua classificação, pois tinha em seu campo uma ganhadora de Grupo III e uma ganhadora de duas Listed Races.
Como acontecera, uma semana antes com os potros de 2 anos, também o Clássico Ministério da Agricultura (L) foi carreira fraca qualitativa e quantitativamente. É difícil fazer uma avaliação correta a esta altura do ano, mas este nada foi diferente de uma Prova Especial, parecendo não estar cumprindo sua função.
O Clássico Tude Neiva de Lima Rocha (L) existe para que as éguas de 4 anos e mais idade tenham oportunidade de correr prova nobre, em distância acima da milha e na grama, o que não acontecia desde novembro. O campo em 2007, porém, deixou muito a desejar. Nenhuma ganhadora de grupo ou listed foi inscrita, apenas duas de provas especiais. E três, nem colocação clássica tinham. Este ano, foi apenas um páreo de pesos especiais com título.
Próximas atrações
Rio de Janeiro
Domingo, no Hipódromo da Gávea, será corrido o GP Presidente Arthur da Costa e Silva (GIII), para produtos de 3 anos e mais idade, 2.000 metros, grama, que recebeu inscrições de corredores muito fracos.
São Paulo
Domingo, no Hipódromo de Cidade Jardim, será realizada a Prova Especial Viziane, para produtos de 3 anos e mais idade, 2.800 metros, grama, simpática, por dar oportunidade aos cavalos com aptidões para correr distâncias alentadas. E no sábado será realizada a Prova Especial Presidente Antônio Grisi Filho, para produtos de 2 anos, em 1.300 metros, grama.
[ Escolher outro colunista ]
|