Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

Provas de Grupo, por Ivamar
07/02/2007 - 00h24min

Bar Bar Bar vence por abandono

Sábado, no Hipódromo de Cidade Jardim, foi realizado o Clássico Presidente Herculano de Freitas (L), para produtos de 2 anos, em 1.000 metros, grama. Nenhuma potranca inscrita. 

A vitória, extraordinariamente fácil, pertenceu a BAR BAR BAR (Music Prospector e Bâtard, por Midnight Tiger), que se manteve invicto em duas atuações, ambas na grama. MR.STONE CROSS (Spring Halo) formou a dupla, deixando a mais de dois corpos, em terceiro e quarto, os estreantes BAIN DOUCHE (Know Heights) e POINT BLANK (Romarin). MARKET WATCH (Choctaw Ridge) completou o marcador, em quinto e último. 

Bar Bar Bar, criação da Fazenda e Haras Calunga Agro Pecuária Ltda., e propriedade de New Partners Stud, foi pilotado por João Moreira e é treinado, assim como o segundo, por Antônio Luiz Cintra. Tempo bom, considerando–se a inexperiência dos competidores: 56”341, na pista seca. 

New Bobcat: um milheiro em ebulição

No Hipódromo da Gávea, domingo, foi corrida a Prova Especial Itajara–o melhor de todos os tempos–Jornal O Globo, em 1.600 metros, grama, para produtos de 4 anos e mais idade.

Levou a melhor, por quatro corpos, o favorito NEW BOBCAT (Royal Academy), que tendo estreado tardiamente, quase aos 4 anos, tem apenas oito atuações. Nesta quinta vitória, recebeu o batismo clássico. Seu irmão paterno, ONWARD ROYAL, ficou com a formação da dupla, deixando STARVE RUNNER (Nindiano) e NICOLALAU (Royal Academy) em luta pelo terceiro lugar, favorável aquele, pouco mais de um corpo distante do segundo. LONDON EYE (Notation) completou o marcador, perto. Houve reclamações dos jóqueis dos segundo e quinto colocados, mas o resultado foi confirmado.

O convincente vencedor, criação e propriedade do Stud TNT, foi dirigido por Tiago Josué Pereira, é treinado por Venâncio Nahid e assinalou  1Â’33”30, na pista pesada, tempo excelente.

New Bobcat é irmão inteiro de Molengão, que ganhou prova de Grupo II nos Estados Unidos esta semana, e materno de Onefortheroad, vencedora do GP Diana (GI). Sua mãe, Court Lady (Locris e Redbrick, por Crepello), excelente corredora e melhor ainda reprodutora, é irmã inteira de Remember, que triunfou no GP Henrique Possollo (GI). A essa esplêndida linha materna pertencem ainda, entre outros, Double Trouble e Ay Caramba.

Avaliação das provas clássicas

No Clássico Presidente Herculano de Freitas (L), situação igual à da prova nobre de potrancas realizada uma semana antes. Potros muito verdes, onde até pode estar, quem sabe, o futuro líder da geração. Via de regra, entretanto, entre os mais precoces não está o melhor. Em fevereiro, só levianos ou néscios fazem avaliação de potros e potrancas de 2 anos.

Próximas atrações

Rio de Janeiro

Fim de semana importantíssimo no turfe brasileiro, com a realização no Hipódromo da Gávea, dos GPs Henrique Possollo e Estado do Rio de Janeiro, que dão início à Tríplice Coroa de potrancas e à de produtos. Ambos para a geração que está com 3 anos, na milha, grama e, como não podia deixar de ser, do Grupo I. São páreos que normalmente têm campos excelentes, o que acontece novamente este ano. Todos os que gostam de turfe, sabem que os dois GPs estão muito acima do comum.

A prova de potrancas recebeu  22 inscrições, presentes as melhores da geração aparecidas no Rio, com exceção de Belle Fleur e Double Trouble, e algumas boas paulistas, infelizmente sem Colina Verde.

O grande páreo para os produtos, também muito cheio, tem igualmente em seu campo os melhores cariocas e paulistas, com exceção de Yorokobi, Tudo Azul e Eu Também. E parabéns aos donos de Quick Road, já vencedor de três provas do Grupo I, que optaram por este grande páreo, do qual provavelmente será o favorito, antes de decidirem o seu futuro. Não há dúvida, porém, que o filho de Jules tem amplas possibilidades de ser tríplice coroado.   

São Paulo

No Hipódromo Paulistano, serão realizadas três provas especiais, dessas que existem abundantemente no Rio e em São Paulo, e que nada são além de páreos comuns com título, na maioria das vezes sem nenhum valor técnico. E que, para piorar, dão status clássico a puros–sangues sem expressão.

Uma delas, este ano, tem função nobre (que deveria caber a um páreo de grupo), a Prova Especial MajorÂ’s Dilemma, em 1.900 metros, areia. Ela poderá apontar o representante paulista ao Gran Premio Asociación Latinoamericana de Jockey Clubes, a ser corrido no dia 17 de março, no Hipódromo de La Plata, Argentina. Provavelmente por isso foi inscrito American Style, que já provou (em prova de grupo) ser o melhor corredor de areia em São Paulo, o que ninguém duvida. Aí, pergunta–se: e se, por uma fatalidade, perder? Com a palavra, os senhores técnicos.

Também para produtos de 3 anos e mais idade, são as outras duas, Provas Especiais Quari Bravo e Jorge Wallace Simonsen, em pistas distintas, grama e areia, respectivamente, mas em distâncias similares, 1.400 e 1.300 metros. Esta última tem o curioso subtítulo de preparatória, deixando a falsa impressão de que é lícito correr sem estar no melhor da forma.



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês