Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

Provas de Grupo, por Ivamar
30/01/2007 - 17h09min

Surpresa total no 25 de Janeiro

No feriado de quinta–feira, aniversário da Cidade de São Paulo, foi realizado, no Hipódromo de Cidade Jardim, o GP 25 de Janeiro (GII), para éguas de 3 anos e mais idade, em 2.000 metros. 

A carreira foi marcada mais pelo fracasso de Giz Dal e Nayara Gold, as que apresentavam maiores credenciadas, do que pelas boas atuações das primeira e segunda colocadas. Estreante na pista de areia, venceu IMMORTELLE (Vettori e Baby Rafaela, por Beau Genius), que até então correra quatro vezes para obter uma vitória comum e três descolocações. Dada a partida, KNIGHTSBRIDGE (Yagli), muito ligeira, foi para a ponta e no meio da reta parecia estar com a vitória assegurada quando surgiu a ganhadora para suplantá–la por meio corpo. Muito longe, completando o marcador, CRAZY JET (Notation), SPARKLING GOLD (First American) e CHAÇA (Siphon). Que Victoria, que vinha de fácil e promissor triunfo sobre Crazy Jet, também decepcionou. A vencedora tem 3 anos, e as demais, 4.

Immortelle, criação do Haras Fronteira P.A.P. e propriedade do Stud CED, foi pilotada por Tiago Josué Pereira e é treinada por Eduardo Garcia. Pode–se dizer que foi uma grata revelação na areia. Tempo fraco, mesmo considerando–se que a pista estava molhada: 2Â’05”019. 

Mais um show de American Style

Também no Hipódromo Paulistano e no feriado do dia 25, foi corrido o GP Presidente do Jockey Club (GIII), em 1.600 metros, areia, para produtos de 3 anos e mais.

Levou a melhor, com grande facilidade, o franco favorito AMERICAN STYLE  (First American e Viva–Vida, por Exile King). Dirigido poupado por João Moreira, pois iria continuar correndo além da milha, provavelmente se preparando para o Latino–Americano, a ser corrido em março, em La Plata, Argentina, custou um pouco a tomar a ponta, mas quando o fez disparou para o vencedor, o qual alcançou com aproximadamente cinco corpos sobre  SOUTHAMPTON (Midnight Tiger). A dois corpos do segundo colocado, ONZE ERRECÊ (Punk), que liderou até os 500 metros. Completaram o marcador É HONESTO (Midnight Tiger) e BOB TEEN (Dancer Man). Este vinha de vitória na milha clássica da semana do GP Paraná, mas ficou comprovado que em São Paulo o tropel é bem mais forte. À exceção do segundo, que tem 5 anos, os outros colocados têm 3.

American Style, criação do Haras Vale Verde e propriedade de Renê Eduardo Hotz, é treinado por Alexandre Garcia Saldanha Correa e assinalou  1Â’34”982, na pista molhada, tempo muito bom. Sua segunda mãe, a americana Blue Savanah, produziu Autoridade Máxima, ganhador do GP Presidente da República (GI), e além do brilhante American Style é avó de Felicidade–Bela (GIII).

Expressivo êxito de Many Thanks

Sábado, no Hipódromo Paulistano, foi disputado o Clássico Presidente Luiz Alves de Almeida (L), para potrancas de 2 anos, evidentemente pouco amadurecidas.

A favorita MANY THANKS (Vettori e Runner Mila, por Southern Halo), ganhadora na estréia, venceu por abandono, ficando CHENIN BLANC (Midnight Tiger) com a formação da dupla, em bom esforço, depois de ter sofrido prejuízos no meio da reta. ZIZI DIOR (Choctaw Ridge), sua irmã paterna, a estreante NUBENTE e BIBICOTA (Music Prospector) completaram o marcador. O jóquei da quinta colocada reclamou do da terceira, mas o resultado foi confirmado.

Many Thanks, criação e propriedade do Haras Old Friends Ltda., teve Nelito Cunha como piloto e é treinada, no Paraná, por Luiz Roberto Feltran. Os 1.000 metros, na grama pesada, foram  percorridos em 57”676.

Resultado inesperado no clássico de velocidade

No Rio, no Hipódromo da Gávea, a melhor prova da semana foi realizada domingo, o Clássico Jockey Club de Minas Gerais–Taça Presidente Tancredo Neves (L), para produtos de 3 anos e mais idade.

Em 1.200 metros e na areia, contou com um campo fraquíssimo, deixando a impressão de que não existem velocistas clássicos no Rio de Janeiro. Certamente, daqui a três semanas esses mesmos competidores estarão correndo páreo comum de pesos especiais. A vitória ficou com o 4 anos ESCULPIDO (Midnight Tiger e Espaçosa, por Ramirito), que derrotou por pouco mais de um corpo outro 4 anos, CHILAVERT, filho do argentino Ibero. LADY GAROTA (Spring Halo), mais nova um ano, terminou agarrada ao segundo, com QUENIAN KILLER (Dodge), da mesma idade da potranca, e HOMERITO (Fritz), de 4 anos, completando o marcador.

Esculpido, criação do Haras Morumbi e propriedade do Haras Deserto, foi dirigido por Dalto Duarte e é treinado por Anderson Figueiredo Santos. Na areia, que se encontrava macia, os 1.200 metros foram percorridos em 1Â’11”59. Foi a quarta vitória, primeira clássica, em 20 apresentações.

Avaliação das provas clássicas

Pode–se dizer que o GP 25 de Janeiro, carreira tradicional (mais importante seria, desde que realizada na grama, a mesma pista das provas da Tríplice Coroa e do GP OSAF), contou com bom campo. Entre as oito inscritas, seis ganhadoras clássicas, quatro de grupo. Ou seja, correspondeu plenamente à sua classificação.

Já o GP Presidente do Jockey Club teve campo de Listed Race, considerando–se que nele não havia nenhum ganhador de prova de grupo. Não fosse a inscrição de American Style, seria carreira totalmente inexpressiva. Se realizado na grama e uma semana antes, poderia servir de teste para os bons três anos paulistas visando à primeira prova da Tríplice Coroa carioca de produtos. Aí sim, teria maior importância.

O  clássico carioca Jockey Club de Minas Gerais (L) teve campo muito fraco, que pouco o diferenciava de um páreo comum de pesos especiais. Nenhum candidato credenciado, ao menos, por colocação em prova de grupo, e apenas um (que acabou não correndo, I Love Cheese Cake), com vitória em Listed Race aos 2 anos. 

Por ser destinado aos 2 anos, pouco pode ser dito do Clássico Presidente Luiz Alves de Almeida (L). Potrancas em início de campanha, com algumas apenas adiantadas, talvez precoces.

Próximas atrações

São Paulo

Produtos de 2 anos estarão em ação, sábado, no Clássico Presidente Herculano de Freitas (L). A prova, programada para a grama, no quilômetro, recebeu apenas cinco inscrições.

Rio de Janeiro

A Prova Especial Itajara – O Melhor de Todos os Tempos – Jornal O Globo, milha, grama, para 4 anos e mais idade, surpreendentemente recebeu poucas inscrições. E poderia ter melhor qualidade.



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês